10 de setembro de 2013

Que Clubes mais ganharam com o Verão? - Parte I

Terminada a janela de transferências (inclusive para os malandros turcos e russos que injustamente podem ficar quietinhos a guardar dinheiro no mealheiro e atacar os indefesos rivas da Champions depois do prazo destes de comprar jogadores já ter acabado), podemos finalmente fazer um balanço de quais os clubes que, por essa Europa fora, surgem mais fortes no início desta temporada 2013/14. Analisaremos primeiro os campeonatos espanhol, alemão e francês e guardamos a Premier League, a liga italiana e claro, os clubes portugueses, para mais logo.

  Liga BBVA
  Real Madrid - O Real perdeu José Mourinho, por mútuo acordo, iniciando com Ancelotti no leme um novo capítulo esta época. Embora se mantenha a questão Casillas, os merengues têm claramente um plantel com maior profundidade e qualidade esta temporada. A equipa que se dá ao luxo de ter 2 dos melhores laterais esquerdos do planeta (para mal de Fábio Coentrão e da carreira tanto dele como de Marcelo), aumentou  a sua quota de espanhóis, fazendo regressar Carvajal - que foi um dos melhores laterais a actuar na Europa na época passada -, contratando Illarramendi à Real Sociedad, depois deste se ter destacado nos sub-21, por um valor muitíssimo acima do seu valor e acreditando em jovens valores como Jesé e Morata. Claro está que o principal destaque espanhol dá pelo nome de Isco. O jovem ex-Málaga chegou e tornou-se o patrão criativo do Real Madrid na pré-época, começando inclusive a liga com 3 golos em 3 jogos. 
    Espera-se muito de Isco (sobretudo depois da saída de Özil, com a qual o Real e Ronaldo ficaram a perder, mas foi a melhor opção para o alemão) e ainda mais de Gareth Bale. O galês tornou-se o jogador mais caro da História do Futebol e cumpriu um sonho de criança. Não achando que Bale terá o peso do valor que custou (porque esse valor foi apenas consequente do Tottenham não o querer largar por nada, e nenhum jogador vale 100 Milhões), é provável que Bale chegue e, tal como Isco, triunfe. Messi e Tata Martino terão um Real diferente, com Ronaldo, Bale, Isco, Benzema, Di Maria e Modric, pela frente e Ancelotti no comando - um treinador que normalmente não complica e que, tal como Mourinho, é um treinador que consegue sempre resultados. Há ainda Casemiro, que se tem mantido a um nível alto.

  Atlético Madrid - O Atlético tem cimentado o seu lugar no pódio do futebol espanhol e, este Verão, bastante fez para manter esse estatuto. Saiu a estrela - Radamel Falcao - para o Mónaco, mas o encaixe financeiro foi magnificamente bem canalizado. O Atlético mantém Cortouis (um dos melhores guarda-redes do Mundo e ainda tão jovem) por empréstimo do Chelsea, conseguiu  melhorar o sector defensivo com Alderweireld, manteve a força nuclear do seu meio-campo com Koke, Gabi, Mario Suárez e Arda, acrescentando ainda o poderio físico de Guilavogui e mantendo as esperanças no talento do jovem Óliver Torres. Na frente de ataque, foi importante manter Diego Costa e as melhores aquisições de Simeone foram mesmo 2 avançados: David Villa chegou de Barcelona como uma autêntica pechincha, um dos mais baixos valores pagos neste Verão para a qualidade de um jogador; e Léo Baptistão, um dos maiores destaques do ano passado ao serviço do Rayo Vallecano foi magnificamente pescado. E com 21 anos ainda tem muito para evoluir ao mais alto nível. Num grupo da Champions com Porto e Zenit, a luta será interessante.

  Sevilha - Depois de tantos anos a vetar a saída das suas pérolas, eis que o Sevilha abriu a barragem de uma só vez e deixou sair Jesus Navas e Negredo, ambos para o Manchester City, e o mais que promissor Kondogbia para o Mónaco. No entanto, eis um caso de uma abordagem de mercado inteligente. Ao português Beto juntaram-se Diogo Figueiras e Carriço (destacamos o primeiro como boa compra), Nico Pareja chegou também por empréstimo para uma defesa que é o calcanhar de Aquiles deste Sevilha, com Fazio como patrão. 
    Daí para a frente, será interessante como é que Unai Emery vai trabalhar tanto valor bruto. A Perotti e Rakitic juntaram-se o jovem uruguaio Cristoforo, Mbia por empréstimo, Iborra (que tem realizado boas épocas no Levante) e uma dupla de jovens espanhóis que promete elevar o Sevilha para outro nível. Jairo (ex-Racing) e Vitolo (ex-Las Palmas) têm muito futebol nos pés e prometem animar o futebol espanhol e a Liga Europa. No ataque há agora muitas e boas soluções: Kevin Gameiro, Carlos Bacca, Raul Rusescu e o jovem Cheryshev (emprestado pelo Real) foram adquiridos juntando-se a Reyes. Por fim, o maior destaque foi o empréstimo de Marko Marin, vindo do Chelsea. O alemão tem tudo para se tornar a estrela da equipa e justificar que o clube espanhol o compre em definitivo no próximo Verão.

Outros Destaques: Naturalmente, o Barcelona mantém o seu nível elevadíssimo como sempre. Neymar foi obviamente uma boa aquisição (sobretudo após provar o seu valor sob pressão na Taça das Confederações) e, perdendo Thiago - um erro blaugrana - a boa notícia parece ser o maior peso que está a ser dado a Fábregas na criação de jogo.

  Bundesliga

  Dortmund - Ok, saiu Mario Götze. Mas o vice-campeão europeu piorou? Não. Pelo contrário. A equipa de Klopp conseguiu algo que parecia difícil - melhorou o seu plantel do ano passado para este. O principal destaque foi mesmo a manutenção de vários activos: desde a dupla Subotic-Hummels (uma das melhores, senão a melhor, dupla de centrais do futebol europeu), a Gündogan, Marco Reus e, claro, Lewandowski - que irá abandonar tudo indica a equipa no final da época. A todo este futebol espectáculo, o Dortmund acrescentou Sokratis para a defesa, renovou o empréstimo de Nuri Sahin e parece ainda querer apostar no jovem Jonas Hofmann. E depois, as 2 grandes compras: Aubameyang dará velocidade e imprevisibilidade ao futebol do Dortmund, enquanto Mkhitaryan vai honrar a camisola 10 e dar largos passos na sua evolução como jogador. E o mais importante é que tanto Aubameyang como Mkhitaryan têm nomes esquisitos. Não, isso não é o mais importante, o mais importante é que trazem consigo uma capacidade elevada de conseguir números, muitos golos para a equipa que para já vai liderando a Bundesliga 100% vitoriosa.


  Schalke 04 - O Schalke é uma equipa imprevisível e irregular, mas fez algumas boas aquisições neste Verão. A equipa que na Champions provavelmente disputará com o Basel o lugar atrás do Chelsea, conseguiu (fruto do regresso de Kaká a Milão) Kevin-Prince Boateng. O ganês torna-se automaticamente um dos principais destaques da equipa, com um Draxler mais maduro e valores certos como Farfán, Huntelaar e Höwedes. A compra de Szalai foi também muitíssimo importante, conseguindo um goleador alternativo ao faro de golo do holandês Huntelaar e depois o destaque vai para a juventude alemã. Clemens e Goretzka chegam para crescer no clube e acompanhar a evolução de outro valor que mais cedo ou mais tarde escreverá o seu nome na história do Schalke: Max Meyer, novo camisola 7 e produto da formação.

Outros Destaques: o Bayern conseguiu Guardiola (será que foi uma melhoria relativamente ao trabalho sólido e perfeito de Heynckes?) e dois talentos de valor incalculável - Thiago e Götze. Bem também o Leverkusen, a apostar em Kruse e na ascensão do jovem Dominik Kohr, conseguindo Derdiyok emprestado e as compras de Emre Can e Song Heun-Min. O Eintracht Frankfurt arrancou mal a Liga mas a Inui, Meier e Kevin Trapp, juntou Vaclav Kadlec, aguentando ainda valores como Stendera e Rode.

  Ligue 1
  Mónaco - E assim, de um momento para o outro, uma equipa que sobe ao primeiro escalão é líder ao fim de 4 jornadas. Como? Com muito dinheiro. Ranieri teve muito dinheiro russo a melhorar o plantel do Principado e os alvos foram muitos nomes "portugueses". Dois deles foram mesmo jogadores nacionais - João Moutinho (achou que era a altura de arriscar num desafio estrangeiro) e Ricardo Carvalho (a custo zero). Depois, os 2 jogadores mais caros, os colombianos Radamel Falcao e James Rodríguez. Para além disto, há também a experiência dos franceses Abidal e Toulalan e o jovem Kondogbia. No entanto, é engraçado que 2 dos maiores destaques do início de época estejam a ser até dois jogadores que já constavam dos quadros: o jovem promissor Ocampos e o actual melhor marcador da Ligue 1 - Emmanuel Rivière.

  PSG - "Ai é Mónaco, estás a crescer? Então espera aí que já vês". E foi assim que o PSG respondeu ao Mónaco: soltou Sakho, Gameiro e Chantôme e não fez por menos nas aquisições - Marquinhos servirá a defesa parisiense nos próximos anos, evoluindo com Thiago Silva; e Lucas Digne tomará o lugar de Maxwell a seu tempo. Com um meio-campo que já continha demasiado talento (Lucas, Rabiot, Ménez. Verratti, Lavezzi, Matuidi e Pastore), o PSG conseguiu a contratação de um dos avançados mais pretendidos da actualidade. Edinson Cavani fará esta época dupla com Zlatan Ibrahimovic numa das parcerias com maior poder de fogo que algum clube europeu poderia ter neste momento.

0 comentários:

Enviar um comentário