18 de setembro de 2013

Champions League: Ronaldo brilha, Copenhaga surpreende Juve; Bayern, City e United cumprem

  Champions League - Em Portugal as atenções estiveram hoje viradas para o Benfica, mas jogaram-se ainda mais 7 jogos por toda a Europa, abrindo oficialmente a edição 2013/14 da prova. Cristiano Ronaldo foi o maior destaque da noite (é já o melhor marcador com 3 golos), numa noite em que Rooney chegou ao golo 200 pelo Manchester United e na qual Thiago Motta, do PSG, foi um herói improvável. Fica então aqui um breve resumo dos acontecimentos desta noite, e abaixo os melhores golos.

Grupo A

Manchester United 4 - 2 Leverkusen: A estreia de David Moyes ao leme do United na maior competição de clubes europeus correu bem. Nos últimos anos o clube de Old Trafford tem desiludido na Champions. Desde que perdeu a final em Wembley com o Barcelona, o Manchester United num ano foi relegado para a Liga Europa (num grupo que continha o Benfica) e no ano passado foi eliminado nos oitavos pelo Real Madrid, no tal jogo em que Nani foi injustamente expulso.

    Hoje o herói da noite foi Wayne Rooney. O United inaugurou o marcador graças a um golo do internacional inglês após cruzamento de Evra, mas deixou-se empatar - Rolfes rematou à entrada da área, deixando De Gea pregado a olhar para a bola. Surgiu então Robin van Persie (veremos se é esta época que o holandês surge em força também na Champions) que com um remate acrobático colocou a equipa de casa de novo na frente. O 3-1 e 4-1 tiveram Rooney novamente em destaque. No primeiro caso a defesa do Leverkusen ofereceu uma passadeira vermelha para Rooney, após um pontapé longo de De Gea, tendo o avançado que agora joga com uma headband finalizado sem espinhas. Por fim numa boa transição, Young deu para Rooney e este fez um passe de morte para Valencia marcar. Ömer Toprak fechou as contas, reduzindo para 4-2 na sequência de um canto confuso.

Real Sociedad 0 - 2 Shakthar Donetsk: Em Espanha, o resultado final foi bem enganador. A Real Sociedad dominou grande parte do jogo, tendo a equipa ucraniana (mais experiente nestas andanças) ganho por ter sido eficaz. Na primeira parte só deu Real Sociedad - Griezmann, Carlos Vela, Pardo e Prieto tudo fizeram para procurar o golo. Na segunda parte o jogo manteve-se no mesmo sentido, tendo os postes e Pyatov evitado que a equipa da casa chegasse à vantagem. O brasileiro Alex Teixeira acabou por decidir ao facturar aos 65 minutos e novamente perto do fim, aos 87.

Grupo B

Galatasay 1 - 6 Real Madrid: Havia melhor forma de iniciar a Champions? Não. O Real de Ancelotti deslocou-se à Turquia para um jogo no qual se esperava a vitória do Real, mas certamente não por estes números. Até começaram melhor os turcos - valeu primeiro Casillas a defender um remate de longe, e depois Diego López (substituiu Casillas depois deste se lesionar). Do outro lado, Di María lançou uma bola para a área, Isco soube ganhar a posição e finalizou com calma e classe. 
    Os segundos 45 foram devastadores, e com Cristiano Ronaldo em alta rotação. O segundo do Real foi novamente assistência de Di Maria, com Benzema a finalizar com frieza. Di Maria esteve também envolvido no terceiro ao cruzar uma bola que foi até Isco, tendo o espanhol assistido de cabeça Cristiano Ronaldo para o seu 1.º da noite, a fuzilar à boca da baliza. Ronaldo voltou a facturar 3 minutos depois na recarga de um cabeceamento de Sergio Ramos. Já com Bale em campo, o galês soltou a bola para CR7 e o capitão português assistiu Benzema para o bis do francês. Umut Bulut (que saiu do banco, tal como Bruma) ainda reduziu, mas o melhor de Ronaldo ainda estava para vir. No tempo de compensação, Cristiano Ronaldo tirou 2 adversários do caminho numa finta e finalizou sem hipóteses de pé esquerdo. Começa bem o Real Madrid, que jogará as duas próximas jornadas no seu Santiago Bernabéu.

Copenhaga 1 - 1 Juventus: Foi a surpresa da noite. A equipa de Antonio Conte foi surpreendida na Dinamarca por um Copenhaga que, sendo o elo mais fraco do grupo não terá pressão nenhuma em qualquer jogo e poderá até voltar a roubar pontos a alguém, quem sabe. Foram precisamente os dinamarqueses que se colocaram em vantagem, com um golo de Jorgensen na sequência de uma bola parada. Buffon foi batido e a Juve teve que ir atrás do resultado. Com Pirlo, Vidal, Pogba e Tevéz em campo esperava-se claramente mais mas valeu o golo de Quagliarella, um bom remate após centro de Peluso.

Grupo C 

Olympiacos 1 - 4 PSG: No outro jogo do grupo do Benfica, o PSG venceu como era esperado, mas teve mais dificuldades do que seria expectável. O marcador foi aberto por Cavani, mas o Olympiacos empatou no melhor golo da noite. Vladimir Weiss, lançado por Maniatis, fez uma "cueca" ou túnel a Marquinhos, tirou Thiago Silva do seu caminho deixando-o pregado no relvado e finalizou, num golaço autêntico. A resposta do PSG acabou por chegar em 2 lances fotocópia, com o improvável Thiago Motta a bisar. Dois cantos de Ezequiel Lavezzi em 5 minutos encontraram ambos a cabeça de Thiago Motta, com o PSG a voltar à liderança do marcador. Até ao fim, Marquinhos marcou também, deixando o PSG líder, sendo que na próxima jornada há um PSG-Benfica, o único jogo no qual o Benfica não partirá como favorito.

Grupo D


Bayern 3 - 0 CSKA Moscovo: Guardiola começou a Champions com uma vitória serena, num Bayern que não encantou mas cumpriu. Os detentores do título abriram as contas com um livre directo bem batido por David Alaba. Akinfeev talvez se pudesse ter feito ao lance com um melhor tempo de reacção, mas a verdade é que Alaba (1 dos melhores laterais esquerdos da actualidade, talvez a par de Leighton Baines) continua a apresentar-se a um nível incrível - dá a profundidade que sempre deu, defende bem, marca grandes penalidades e livres também. O Bayern manteve-se no controlo do jogo e conseguiu mais dois. Mandzukic marcou de cabeça depois de um livre indirecto e Robben fechou as contas fuzilando depois de um grande passe de Alaba.

Viktoria Plzen 0 - 3 Manchester City: Na República Checa, o Manchester City acabou por não vacilar. No primeiro tempo Agüero foi uma constante dor de cabeça para os checos, pondo em cheque (eis um trocadilho) a defesa e acabando mesmo por conseguir um remate ao poste. Ao intervalo o 0-0 deixava os checos a acreditar em pontos, mas o City acabou por tratar do jogo. Dzeko fez o primeiro, depois de assistência de Agüero e Yaya Touré fez um grande golo, num remate de longe, descaído no lado esquerdo, a fazer a bola descrever um arco, entrando no ângulo da baliza. Nasri, que já tinha assistido o costa-marfinense, voltou a dar um golo - o tão merecido golo para Kun Agüero.

A magia do futebol europeu volta amanhã. Mas para já, aqui ficam os 4 melhores golos da noite:

Vladimir Weiss (Olympiacos)
Yaya Touré (Manchester City)
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Robin van Persie (Manchester United)

0 comentários:

Enviar um comentário