3 de setembro de 2013

Crónica: Manuel Almeida, candidato a V.N. de Gaia, e as mentes malignas

Da última vez, para quem leu, pude falar-vos de pessoas que urinavam artisticamente para cima de um pano coberto com folhas A4 de políticos e dinheiro. Pois bem, hoje não vou conseguir bater isso. No entanto, o discurso que poderão assistir agora (caso ainda não tenham visto) é basicamente idêntico a um candidato urinar para cima dele próprio durante toda a apresentação de candidatura. Talvez pior. Vejam que eu já volto ali mais abaixo.


    E cá estou eu. Manuel Almeida, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia pelo PTP nestas Autárquicas 2013: é dele que vos falo hoje. Manuel José de Jesus Almeida foi, como podem ter visto, o "candidato abandonado" pela comunicação social nestas Autárquicas. A Agência Lusa, a RTP1 e o Porto Canal, todos eles sabiam, eles sabiam perfeitamente que ele ia apresentar a candidatura dele naquele dia e mesmo assim, maus como as cobras, não compareceram. Vamos perceber porquê:
    - A ausência de órgãos capazes de cobrir o evento não foi a única. A coisa começa logo mal para o Manuel quando admite, desiludido, que alguns elementos da Lista também não compareceram, concluindo que os escolheu mal ou melhor, escolheu mal a sua "equipe". Neste raciocínio de Manuel não surge a hipótese da escolha errada ter sido deles ao escolherem integrar a lista dele..
    - E então, naquela mesa digna de uma Última Ceia quem é que nós vemos? O Manuel, com tanta gente a faltar vá lá que ele apareceu, a sua filha e... o Horácio. Porque toda a gente sabe quem é o Horácio e ele não precisa de apresentações ou contextualizações. Mas ainda há mais 3 elementos: um amigo de confiança, o genro.. e o neto, do qual não sabemos o nome, apenas sabemos que é um "carequinha lindo".

    E é então que o Manuel decide dizer quais são as suas perspectivas de candidatura. Podíamos pensar à partida que ele ia procurar incrementar os índices de emprego locais, conversa de político... Mas não, o Manuel tem objectivos muito ambiciosos e precisos:
    - "Defender a discriminação entre os pobres". Interpretado literalmente isto nem é descriminarmos os pobres, esta medida consiste em promover que os pobres se achincalhem entre si, uma espécie de "Tu és mais pobre que eu, tu és pobre infinitos".
    - "Eu sou a bóz desse maltrato". Qual maltrato? O maltrato dos idosos. O Manuel indigna-se com a forma como os idosos são tratados nos lares (e tem toda a razão) mas então acha que ele deve ser a voz, ou mais concretamente, a "bóz" desse maltrato. Maligno Manuel, muito maligno.

    De resto, importa retirar algumas conclusões. O Horácio queria claramente que a apresentação da candidatura não fosse naquele dia, mas o Manuel foi taxativo porque afinal de contas ele "confia na vitória" ao serviço do Partido Trabalhista Português. Se calhar devias ter ouvido o Horácio... Ah, e afinal o que faz o Manuel na vida? Percebemos por aqui que o Manuel emigrou, tirou o curso de polícia e dá aulas de artes marciais. O que eu vou dizer agora é verdade: costuma ser conhecido como o "ninja" entre os seus e no seu facebok o seu nickname é Noray. Mas torna-se intrigante quando ouvimos o Manel, acho que já o posso tratar de forma mais pessoal, dizer "dou aulas de artes marciais, na medicina". Portanto ele entra, todo ninja, pelo hospital adentro ou por clínicas deste país e ensina golpes e cenas.
    Depois percebemos que não. Ele, na medicina, "não especula com falcatruas e indivíduos que fazem do ser humano um palhaço". Vamos guardar o especular para a seguir.
    Pena que ele tenha anulado o debate que tinha na RTP1 no dia 18, porque acho que muita gente gostava de voltar a vê-lo. Numa altura em que o Ricardo Araújo Pereira não tem explorado as suas personagens de São Jorge da Morrunhanha, faz-nos falta disto. O Manel ainda nos brinda com a sua veemência a dizer que não vai dar entrevistas e que se os jornalistas as quiserem que vão "para a praia, para a piscina, para a China". Uma coisa é certa: a notoriedade do "matarruano" Manel já disparou nestes últimos dias.

Especular (in Dicionário Priberum) - estudar, observar com atenção. Meditar, contemplar.

    Ouvimos o Manel dizer que "não especula com a descriminação", "não especula com falcatruas" e por fim, na sua brilhante frase final da apresentação (aquela que ele praticou ao espelho, como no Sims) "não vai especular com mentes malignas". E o que é isso Manel? O Manel não vai estudar ou observar com atenção mentes malignas ou o Manel não vai meditar com/ contemplar mentes malignas? Eu por acaso não gosto nada de observar mentes malignas, causa-me sempre náuseas.
    Por fim, um obrigado da minha parte ao Teixeira, amigo do Manel, que tornou este momento possível ao filmá-lo. Ah, e Manuel Almeida, um dia havemos de ir os dois à Máquina da Verdade. Se ela existir...

                    Miguel Pontares







0 comentários:

Enviar um comentário