18 de setembro de 2013

Benfica cumpre (2-0) e mostra ao Anderlecht quem são os fracos

Benfica 2 - 0 Anderlecht (Djuricic 4', Luisão 30')
  Benfica - O Benfica venceu hoje na Luz o Anderlecht por 2-0, num jogo com duas partes bem diferentes. Jesus pode-se orgulhar dos melhores 45 minutos do Benfica desta época, num resultado 100% justo mas num jogo em que o Benfica esteve longe de apresentar a intensidade doutrora, tal como a sua normalmente esmagadora capacidade de ter bola.

    Para o jogo de hoje, JJ colocou André Almeida a lateral direito, a utilização de Fejsa a 6 permitiu "soltar" Nemanja Matic, e o trio Enzo, Djuricic e Markovic serviu de apoio a Óscar Cardozo. Em 6 jogadores (contabilizando meio-campo e avançado), quatro sérvios. E foi precisamente um sérvio o primeiro a criar perigo. Logo aos 2 minutos após um canto Matic acabou por falhar o remate. Foi também um sérvio o primeiro a abrir o marcador. Filip Djuricic, o camisola 10 encarnado, marcou o primeiro golo oficial desta Champions League aos 4 minutos - em ex aequo com o bávaro Alaba. O primeiro golo desta Champions é marcado na Luz, assim como será também certamente o último. Enzo Pérez tabelou com Cardozo a partir do flanco direito, rematou para defesa de Proto e na recarga lá estava Djuricic, a escrever o seu nome pela primeira vez na História da Champions.
    O Anderlecht procurava sistematicamente Mitrovic (até agora podíamos estar perfeitamente a comentar um Partizan-Estrela Vermelha), e do lado encarnado Cardozo foi surpreendendo os adeptos, sobretudo num lance em que tirou 2 adversários do caminho, driblando-os. Tacuara ficaria perto do golo aos 23' quando depois de uma boa jogada do colectivo benfiquista, Markovic deixou a bola à mercê de Cardozo, com este a rematar em jeito para Proto defender. Estava feito o aviso e minutos depois o Benfica voltou a facturar. Canto de Enzo Pérez, muita luta na grande área e André Almeida cabeceou a bola à entrada da área, assistindo Luisão. O capitão do Benfica dominou a bola com o peito e rematou no ar para o 2-0. Um golo "à Luisão". Até ao final do primeiro tempo destaque para a boa prestação dos 2 laterais - Siqueira e André Almeida, de mais umas jogadas de perigo com Djuricic e Cardozo envolvidos e, sobretudo, para a "carraça" Fejsa, impressionante do ponto de vista defensivo, atento e bem posicionado, a ler o jogo mais rápido que todos e a saber fechar no momento e no sítio certo, soltando Matic.

    Ao intervalo dava a ideia de que o Benfica podia avançar para uma exibição de encher o olho, um 3 ou 4-0, mas o segundo tempo foi bem diferente. O Anderlecht começou com muita bola e o Benfica ligeiramente apático, sem a conseguir ter e muito lento nos processos ofensivos quando a tinha. Fejsa foi continuando a mostrar todo o seu valor e a importância que terá para Jorge Jesus nesta época (é o típico jogador útil, operário e fiável em jogos de Champions e nos jogos complicados em solo nacional) e ia valendo Artur a negar o golo belga. Matías Suárez testou Artur tal como Kljestan, mas o guarda-redes brasileiro deu sempre boa resposta. Artur é, de resto, normalmente bastante melhor na Europa do que na Liga ZON Sagres. Pelo Anderlecht, destaque para as sistemáticas cavalgadas de N'Sakala pelo corredor esquerdo, com um pulmão e uma velocidade impressionantes. Até ao final da partida, Cardozo esteve perto do golo por duas vezes, primeiro falhando um cabeceamento por milímetros e depois após um brilhante cruzamento de Siqueira, no qual o paraguaio não acreditou a 100% e viu-se surpreendido e prejudicado na sua recepção antes de rematar. Markovic foi agitando o jogo, com destaque para dois lances nos quais brilhou em transição à sua velocidade típica, com dribles desconcertantes - num deles ficou perto de um golo de levantar o estádio. Do outro lado, Artur permitiu manter a clean sheet evitando que Matías Suárez marcasse.

    A fase de grupos da Champions faz-se de pontos e é também um bom sinal o facto do Benfica não ter sofrido golos. O clube da Luz tem mais do que obrigação de conseguir a qualificação e hoje o Anderlecht (que tem uma boa equipa com valores emergentes como Suárez, Mitrovic e Praet) até desiludiu um pouco. Obviamente será ideal que o Benfica se aproxime daquilo que foi nos primeiros 45 minutos e não nos segundos. Em todo o caso, várias boas notas - boas exibições de Siqueira (bem posicionado, bom a cruzar, não acusando o facto de ter a bola e sabendo quando e como dar profundidade no flanco) e André Almeida (cada vez mais confiante e seguro), Markovic e Cardozo tiveram os seus momentos, Enzo acusou claramente algum desgaste e Djuricic fez um golo e a teve a sua prestação mais esforçada desde que está no Benfica. Tem aliás ar de ser um jogador talhado para estes palcos. O prémio de homem do jogo podia ir para Djuricic ou Luisão, mas acabamos por dá-lo a Fejsa. Impressionante e gigante em todo o campo e a confirmar que o Benfica pode contar com ele para equilibrar a equipa, evitando que Matic acabe o jogo e se deite no relvado de cansaço.

Barba Por Fazer do Jogo: Ljubomir Fejsa (Benfica)
Outros Destaques: Artur, Siqueira, Luisão, André Almeida, Markovic, Djuricic; N'Sakala
Golos:
1-0 Djuricic 4' / 2-0 Luisão 30'

0 comentários:

Enviar um comentário