14 de setembro de 2013

Benfica 3 - 1 Paços Ferreira: Enzo e Garay dão ao Benfica uma vitória tranquila

Benfica 2 - 0 Paços Ferreira (Enzo Pérez 5', Garay 23' 52'; Rúben Ribeiro 50')

 -  - Num bom ambiente no Estádio da Luz, o Benfica conseguiu vencer o Paços de Ferreira sem contestação, passando a ter 7 pontos e deixando algumas boas indicações, passíveis de dar sequência na próxima terça-feira frente ao Anderlecht.

    Sem poder contar com Salvio, Gaitán e Sulejmani, Jorge Jesus montou bem a sua equipa, deixando Ruben Amorim próximo de Matic, e entregando os flancos a Enzo Pérez e Markovic. Na frente, o regresso à normalidade com Lima no apoio a Cardozo. Do lado do Paços, Costinha pôde apostar em Bebé e Rúben Ribeiro, dois elementos acima da média no actual plantel da capital do móvel.
    Entrou melhor o Benfica e cedo chegou ao golo. Depois de Lima ameaçar, foi nos pés de Amorim que começou o primeiro golo da tarde. O médio português combinou com Lima, permitindo ao brasileiro cruzar a partir da esquerda. Na área, Cardozo não chegou mas Enzo Pérez surgiu para emendar e fazer o seu primeiro golo desta temporada (já no ano passado tinha marcado ao Paços). Nota para a bonita dedicatória do golo a Eduardo Salvio, que só voltará a jogar em 2014.
    O Paços tentou responder num livre de Sérgio Oliveira, mas foi novamente o Benfica a testar Degra. Lima, depois de um excelente passe, rematou à entrada da área. Esteve bem o argentino, sucessor de Cássio. Aos 23 minutos, o Benfica ganhou um livre na "zona de Cardozo", mas em vez de tentar uma bomba em direcção à baliza, tacuara conseguiu finalmente um lance de laboratório bem feito do princípio até ao fim. Bola do paraguaio para Enzo com o argentino a servir Markovic e este a colocar a bola na pequena área à mercê do desvio certeiro de Ezequiel Garay. Até final da primeira parte houve mais um contratempo para Jesus, com a lesão de Ruben Amorim a obrigar à entrada do sérvio Fejsa, merecendo ainda destaque um lance em que Lima - bem servido por Cardozo - viu Degra negar-lhe o golo com uma enorme defesa, e minutos depois valeu Luisão a evitar que Bebé fizesse o gosto ao pé de ângulo apertado, depois de driblar Artur.

    A segunda parte iniciou-se calma e, tão calma que Rúben Ribeiro acabou por reduzir o marcador quase sem ninguém dar conta. Excelente passe de Sérgio Oliveira e o antigo jogador do Beira-Mar (que acompanhou Costinha nesta aventura) não perdoou, ficando Artur mal na figura ao desacelerar na sua saída dos postes, ficando a meio caminho.
    No entanto, praticamente no minuto seguinte, Ezequiel Garay conseguiu o seu primeiro bis com as cores do Benfica. Canto bem batido por Enzo Pérez - veremos se Jesus mantém o nº 35 a bater os cantos do lado direito - e Garay fez o 3-1 com um cabeceamento sem qualquer hipótese para Degra.
    O jogo caiu de produção até ao final, com o resultado já sentenciado e as equipas possivelmente a pensarem nos confrontos europeus (obrigações perfeitamente distintas, contra Anderlecht e Fiorentina na Champions e Liga Europa, respectivamente). Má notícia - a juntar à lesão de Amorim - foi ainda a do estreante Siqueira, prontamente substituído por André Almeida.

    Em suma, um bom ambiente na Luz e um Benfica que quando pôs o pé no acelerador e conseguiu maior dinâmica, entusiasmou os adeptos e conseguiu os seus golos. Ainda longe do melhor que a equipa de Jesus tem para dar - com maior entrosamento e uma circulação mais rápida com variação entre os flancos -, o Benfica venceu conseguindo a sua vitória mais consistente da temporada. Causa alguma preocupação o boletim clínico dos encarnados mas a profundidade do plantel vai permitindo subsistir. Hoje, destaque natural para Garay - central com 2 golos - mas sobretudo Enzo Pérez, a evidenciar que é um jogador incrível e polivalente, útil em qualquer zona do campo em que seja necessário. O argentino marcou e esteve envolvido directamente nos 2 golos de Garay. Cardozo e Lima não marcaram mas foram úteis e operários na construção de diversos lances. Fejsa evidenciou que será importante para este Benfica, não tendo a capacidade (também) ofensiva de Matic, mas cumprindo e muito bem e Siqueira deu finalmente segurança ao lado esquerdoa da defesa encarnada. O Paços de Costinha continua 100% derrotado, o próximo jogo é no terreno da Fiorentina, mas continuamos a dizer que - embora já tenhamos criticado muito este Paços e sobretudo Costinha - a equipa terá a sua palavra quando o seu calendário "acalmar".

Barba Por Fazer do Jogo: Enzo Pérez (Benfica)
Outros Destaques: Rúben Ribeiro; Garay, Fejsa, Lima, Óscar Cardozo
Golos:
1-0 Enzo Pérez 5'
 2-0 Garay 23'

  2-1 Rúben Ribeiro 50'
3-1 Garay 52'

0 comentários:

Enviar um comentário