20 de setembro de 2013

Liga Europa: Guimarães entra a golear, Paços e Estoril perdem, Swansea e Tottenham aplicam chapa 3

  Liga Europa - Na primeira noite da UEFA Europa League 2013/14, os clubes portugueses tiveram sortes diferentes. Paços de Ferreira e Estoril começaram a aventura europeia contra os favoritos dos seus grupos, perdendo ambos, enquanto que o Guimarães bateu na cidade-berço os croatas do Rijeka (que tinham eliminado o Estugarda na ronda anterior).

Vit. Guimarães 4 - 0 Rijeka: É um facto irrefutável, Rui Vitória continua a conseguir resultados com plantéis que no início de época aparentam sempre ser frágeis. Frente a um Rijeka que se tinha apresentado em excelente nível contra o Estugarda (com Benko e Kvrzic em bom plano, na altura) o Guimarães goleou. Podiam ter sido mais, não fosse o desacerto inicial com Maazou e Plange a falharem golos cantados, todos eles oferecidos pelos nervosos croatas. O golo acabou por surgir aos 37' quando depois de um canto André André assistiu de cabeça e Abdoulaye - emprestado pelo Porto - encostou. Na segunda parte, mais três golos. O primeiro, uma transição perfeita: Malonga fez um passe de 40 metros para a corrida de Maazou e este assistiu Plange que, vindo em excesso de velocidade, só teve que empurrar para o 2-0. O perdido Rijeka ainda cometeu uma grande penalidade sobre André, que Maazou converteu e depois foi o próprio André André a fechar o resultado em 4-0. Com vários portugueses e a potência africana a fazer a diferença, o Guimarães começa bem, sendo que nas 2 próximas jornadas visita Lyon e Bétis.
Barba Por Fazer do Jogo: André André (Vit. Guimarães)

Estoril 1 - 2 Sevilha: Com uma excelente casa no Estoril, a equipa de Marco Silva começou mal a fase de grupos da Liga Europa, embora acreditemos que será no duelo com o Friburgo que tudo se decidirá. O Sevilha dominou os primeiros 45 minutos, com Vitolo e Marin em destaque e Bacca a ficar muito perto do golo (salvo na linha). No segundo período os espanhóis chegaram mesmo ao golo com Marko Marin a assistir Vitolo. O Estoril respondeu imediatamente e o defesa Bruno Miguel empatou o jogo. Viria então a ser o luso-francês Kevin Gameiro a decidir a partida num remate cruzado, após ter sido deixado isolado.
Barba Por Fazer do Jogo: Vitolo (Sevilha)

Fiorentina 3 - 0 Paços: São 7 jogos oficiais e 7 derrotas oficiais para Costinha e o seu Paços. Mas convenhamos, que outro resultado seria expectável para os "castores" em Florença?! Veremos quanto tempo a Direcção acredita em Costinha e se a equipa continuará este mau momento (embora com jogos com Zenit, Benfica, Porto, Braga e agora Fiorentina) quando tiver numa série de jogos ao seu nível. Em Florença a equipa de roxo esteve sempre melhor no jogo. O chileno ex-Sporting Matías Fernández esteve em bom plano, mas foi Rossi a fazer a assistência para o 1.º - canto bem batido e Gonzalo Rodríguez marcou de cabeça. O Paços só beliscou a baliza de Neto numa incursão de Tony (quem diria...) e na resposta a Fiorentina matou as aspirações pacenses. Primeiro foi Borja Valero a assistir o recém-entrado Ryder e minutos depois foi o inevitável Giuseppe Rossi a fechar as contas, depois de um passe de Aquilani. Mesmo sem Mario Gómez, Ilicic ou Cuadrado, a Fiorentina apresentou sempre maiores argumentos e a época europeia do Paços decide-se nos próximos 2 jogos - em casa frente a Pandurii e Dnipro. Veremos se o Paços vinga o Braga.
Barba Por Fazer do Jogo: Giuseppe Rossi (Fiorentina)

Valência 0 - 3 Swansea: Era já de prever que o Swansea - um dos candidatos a ganhar esta Liga Europa, pelo menos até se verificar quem "cai" da Champions - tinha condições para ganhar em Valência. No entanto, quando Rami foi expulso aos 10 minutos tudo ficou mais fácil. Wilfried Bony ia fugir para a baliza, mas Rami não o deixou, vendo o vermelho. O Swansea inaugurou o marcador numa transição: Pozuelo deu para Michu e o espanhol serviu Bony que rematou de forma potente para o primeiro da tarde. Dyer e Bony quase aumentaram para 2-0, mas quem conseguiu foi mesmo Miguel Michu. Já na segunda parte o camisola 9 do Swansea, servido por Pozuelo, não desperdiçou. O melhor golo do jogo seria o 3-0 com Jonathan De Guzman a marcar um livre directo.
Barba Por Fazer do Jogo: Michu (Swansea)

Tottenham 3 - 0 Tromsø: Villas-Boas tem tudo para passear na fase de grupos da Liga Europa. Com Tromsø, Sheriff e um menos perigoso Anzhi o Tottenham poderá gerir e garantir cedo a sua passagem sem problemas. Hoje foi o que AVB fez, com Defoe no lugar de Soldado, Lamela a conseguir o seu primeiro jogo a titular e Holtby ou Naughton a serem primeiras escolhas. O Tottenham dominou e marcou os seus dois primeiros golos na primeira parte. Jermaine Defoe marcou ambos com a sua classe e experiência de tantos anos como avançado. No primeiro golo foi assistido por Lamela e no segundo por Holtby sempre a explorar as costas da defesa norueguesa. Christian Eriksen saltou do banco para marcar um verdadeiro golaço e estrear-se a marcar pela equipa de Londres.
Barba Por Fazer do Jogo: Jermaine Defoe (Tottenham)

Eintracht Frankfurt 3 - 0 Bordeaux: Regresso feliz do Eintracht Frankfurt à Europa. Mesmo sem Alexander Meier - ainda a recuperar de uma lesão - os alemães resolveram o jogo cedo e aos 16 minutos já ganhavam por 2-0. O checo Vaclav Kadlec inaugurou o marcador logo aos 4' (a continuar assim a estadia do jovem checo em Frankfurt só durará 1 temporada) e Russ fez o segundo. O terceiro golo chegou já na 2.ª parte com Djakpa a converter um livre directo. Uma equipa interessante este Eintracht Frankfurt com um bom guarda-redes (Kevin Trapp), vários valores que se destacaram na última Bundesliga (Sebastian Rode e Takashi Inui talvez os casos mais sérios), aos quais se acrescentou a irreverência e capacidade finalizadora do novo camisola 10 - Kadlec.
Barba Por Fazer do Jogo: Stefan Aigner (Eintracht Frankfurt)

Outros Destaques: o PSV foi surpreendido em casa pelo Ludogorets da Bulgária (0-2), tal como o Standard Liège que foi derrotado na Bélgica pelo Esbjerg (1-2). Bétis e Lyon - equipas do grupo do Guimarães - empataram a zeros, enquanto que a Lázio ganhou ao Legia com um golo solitário de Hernanes. O Genk venceu por 1-0 no terreno do Dínamo Kiev, o Rubin Kazan (presença regular e com performances positivas na Liga Europa) ganhou por 5-2 na Eslovénia ao Maribor e o Kuban Krasnodar de Melgarejo (só entrou no final do encontro) perdeu com o St. Gallen. Destaque ainda para Jonathan Soriano, o avançado do Salzburg fez um hat-trick na vitória da sua equipa contra o Elfsborg.

0 comentários:

Enviar um comentário