15 de setembro de 2013

Braga vence Estoril (3-2) e João Capela precisa de ir à MultiOpticas

Braga 3 - 2 Estoril (Alan 32' 54', Custódio 74'; Evandro (pen.) 17', Sebá 85')

 -  - No jogo mais equilibrado da jornada, Braga e Estoril proporcionaram um bom espectáculo, manchado por várias decisões erradas de João Capela que foram pendendo a balança para cada um dos lados. Depois de perder o comboio europeu e em Barcelos, o Braga deu boa resposta.

Entre o 4.º e 5.º classificados da última edição da Liga ZON Sagres, começou melhor o Estoril. A equipa de Marco Silva ameaçou a baliza de Eduardo graças a várias iniciativas com Sebá em destaque, mas quem acabou por fazer a diferença foi João Capela. O árbitro expulsou correctamente Baiano num lance em que este derrubou Evandro quando este seguia para a baliza, mas marcou grande penalidade tendo a falta sido cometida fora da grande área. Evandro, chamado a converter, fez o 1-0 para os visitantes.
    Jesualdo reajustou a sua formação, adaptando Luís Silva a lateral e "obrigando" a dupla Luiz Carlos e Mauro a mapear mais terreno. E foi com 10 homens que o Braga chegou ao empate - brilhante jogada de Éder do lado esquerdo e após cruzamento do avançado português, Alan rematou forte num grande golo dos gverreiros. Até ao apito de Capela pouco mais houve, mas a segunda parte traria muitas mais incidências.
    Na segunda parte começou o Estoril com mais bola (decorrente da superioridade numérica), mas rapidamente o árbitro deixou os pratos da balança equilibrados. Grande abertura para Éder e o avançado fugiu a Yohan Tavares, sendo derrubado pelo mesmo. O derrube aconteceu fora da grande área, mas para o Capela os penaltys não têm limites, por isso mais um penalty e cartão vermelho (difícil interpretação a opção entre o amarelo e vermelho, pela proximidade de Éder em relação à baliza, mas também pela proximidade do outro defesa do Estoril). Alan pegou na bola e, calmamente, fez o 2-1 e colocou o Braga na frente.
    Marco Silva tentou mudar o rumo dos acontecimentos colocando João Pedro e Gerso em campo, e Gerso rapidamente tratou de deixar a sua marca no jogo. Pela negativa. Sete minutos depois de entrar o camisola 10 do Estoril foi expulso por agressão a Pardo, quando se tentava esquivar da pressão deste. Com dez para nove em campo, o Braga chegou ao 3.º já depois das entradas de Custódio e Rafa. Luiz Carlos cobrou exemplarmente um livre indirecto e Custódio surgiu completamente sozinho, cabeceando com toda a facilidade para o fundo das redes. O jogo parecia sentenciado, inclusive pelo facto de o Braga ter animado com a irreverência trazida por Rafa, mas a dúvida regressou. Luís Leal assistiu de forma primorosa Sebá e o extremo do Estoril reduziu.
    Até ao final o Estoril manteve-se na procura do empate, e ficou bem perto quando depois de um cabeceamento do central Bruno Miguel, Aderlan Santos cortou a bola fazendo-a bater na trave antes de seguir o seu caminho para longe da baliza de Eduardo. Providencial, o Aderlan. O último lance da partida pertenceu mesmo novamente ao Estoril, com Luís Leal a servir Evandro, mas este não soube dar a melhor sequência falhando o remate.

    O Braga soma assim 9 pontos, depois de um jogo com grande personalidade após os últimos desaires, tomando o último lugar do pódio atrás de Porto e Sporting. O facto de não marcar presença na Europa poderá ser positivo para os jogadores de Jesualdo, pela menor sobrecarga de jogos. Já o Estoril perdeu pela primeira vez neste campeonato, mantendo-se com 7 pontos tal como Benfica, Marítimo e Guimarães.
    Grande jogo de Alan, que com um grande golo e uma tranquila conversão de um penalty bisou, serviu de voz de revolta dos bracarenses em inferioridade e depois em igualdade numérica. Éder brilhou também, tendo desequilibrado nos 2 primeiros golos. O avançado já não era titular desde Fevereiro, é um dos melhores avançados a actuar em Portugal e um jogador que em condições normais marcará presença no Mundial 2014 ao serviço da nossa selecção. Luiz Carlos (mais uma vez), Evandro (que já tem mais golos que na época passada) e Sebá também estiveram em bom plano.

Barba Por Fazer do Jogo: Alan (Braga)
Outros Destaques: Luiz Carlos, Éder; Evandro, Sebá
Golos:
0-1 Evandro (pen.) 17'

1-1 Alan 32'
2-1 Alan 54'
3-1 Custódio 74'
3-2 Sebá 85'

0 comentários:

Enviar um comentário