1 de setembro de 2013

Jesus complicou, Montero não perdoou e Markovic salvou

Sporting 1 - 1 Benfica (Montero 10'; Markovic 65')

 -  Derby - Tudo empatado no primeiro derby do ano! Sporting e Benfica mediram forças no Estádio Alvalade XXI, numa altura em que o Sporting vinha de um grande momento e o Benfica da recuperação de um mau momento.
    O Sporting entrou a todo o gás e desde cedo a asfixiar os comandados de Jorge Jesus no seu meio campo, com muitos cantos cedidos pelos encarnados aos leões. O primeiro lance de grande perigo surgiu dum remate de William Carvalho para boa defesa de Artur. Carrillo trazia cada vez mais dificuldades para Cortez que esteve sempre muito perdido em campo. O golo surge logo aos 10 minutos numa recuperação de bola do Sporting, boa troca de bola, Carrillo passa para Montero que de primeira lança para a ala direita onde está André Martins. O jovem português recebe a bola e devolve rapidamente ao colombiano que, ao segundo poste, inaugurou o marcador para o delírio dos adeptos e do relatador da Sporttv. Estava-se a adivinhar perante o galvanismo leonino e apatia encarnada. O Benfica responde logo a seguir num lance que tem origem um lançamento lateral. Salvio a colocar a bola na área, Garay desvia de cabeça e, na cara do golo, Rodrigo atira à barra. O Benfica continuava sem fio de jogo e a perder imensas bolas quando tentava sair para o ataque. Destaque ainda para as lesões de Enzo (saiu combalido após um valente «charuto» de Jefferson) e de Salvio (saiu tocado no joelho após falta de Jefferson que protestou veemente dizendo que não tinha tocado no jogador encarnado) e ainda para um lance em que Gaitán faz um passe magistral isolando Cortez, o brasileiro centra rasteiro, a bola atravessa a defesa leonina e Rodrigo falha de novo na cara do golo. Falhanço incrível do espanhol.
    Na segunda metade houve um Benfica diferente. Já com Amorim e Markovic, não era um Benfica que agrade um benfiquista, mas era um Benfica melhor e que fazia frente a um Sporting coeso e com trabalho táctico. Markovic cria o primeiro grande lance de perigo passeando-se em velocidade pela defesa verde e branca (aquilo que agora os jornalistas gostam de denominar slalom para parecerem mais técnicos), rematando de seguida para boa defesa de Rui Patrício sobrando a bola ainda para Rodrigo que, pela milésima vez na cara do golo, demorou uma eternidade e permitiu que Patrício fizesse muito bem a mancha. O Sporting respondeu logo a seguir com um contra-ataque em que Wilson Eduardo centra para o segundo poste onde nem Montero, nem Carrillo conseguiram encostar. Gaitán também se lesionou ao fazer um cruzamento e deu o seu lugar a Oscar Cardozo que volta assim oficialmente aos grande jogos. Estava um jogo de loucos e o Benfica chegou mesmo ao golo! Falta a meio campo a beneficiar o Benfica, Amorim joga rápido para Luisão e o capitão serve sem demoras, com um passe longo rasteiro, a estrela sérvia. Markovic recebeu a bola, tirou um, tirou dois, tirou três e rematou por baixo das pernas de Rui Patrício. Enorme golo do sérvio que poderia ser muito bem de Messi. O Benfica pressionava ainda mais e depois um mau alívio, Matic rematou do meio da rua e quase fez a reviravolta no marcador. O Sporting não baixou os braços e de livre-directo, Adrien colocou à prova Artur e logo a seguir, Capel flectiu da direita para o centro rematando às malhas laterais. O jogo acaba com o Sporting por cima e com um livre de Montero que passou pelo buraco da agulha. Poderia ter sido fatal se Artur não estivesse atento e fizesse uma grande defesa.
    Foi um grande jogo como já se estava à espera. O Sporting continuou o seu bom futebol coeso e simples, mas não conseguiu ser regular após o golo do Benfica. Os jovens leões ressentiram-se bastante do golo encarnado e pouco mais fizeram. Já o Benfica continua sem trabalho táctico visível. Jesus fez um trabalho péssimo como tem vindo a fazer nesta temporada em que não se vêem jogadas simples, processos automáticos que já deviam ter sido assimilados. Jesus foi salvo pela qualidade individual dos seus jogadores, mais concretamente de Markovic. Não vale de nada ao treinador encarnado protestar a arbitragem que, tirando a grande penalidade sobre Cardozo (em que fica a dúvida se Maurício estava com saudades do "Tacuara"), não houve nenhum lance claro digno de polémica. O golo do Sporting surge de um fora-de-jogo milimétrico e na dúvida deve-se deixar jogar. Seria um erro grave se apitasse fora-de-jogo estando o jogador em jogo.
    De destacar ainda o ambiente nas bancadas em que imperou (em quase todo o jogo) o apoio aos clubes, o respeito que há entre os dois clubes lisboetas e o fairplay (lance de Enzo em que os médicos do Sporting dirigiram-se de imediato até ao jogador). Tivemos derby, temos Liga!

Barba Por Fazer do Jogo: Lazar Markovic (Benfica).
Outros Destaques: William Carvalho, Jefferson, André Martins, Adrien, Montero; Amorim, Gaitán, Luisão, Matic.
Golos:
1-0 Montero 10'
1-1 Markovic 65'

0 comentários:

Enviar um comentário