21 de setembro de 2013

Premier League: Southampton derrota Liverpool, Lukaku dá vitória ao Everton

  Premier League - A jornada 5 do espectacular futebol inglês iniciou-se hoje e conta já com alguns resultados surpreendentes, muitos golos e o factor casa a cair por terra com 4 vitórias de visitantes nos cinco jogos jogados até este momento. Nenhum empate.

    O Liverpool pôs-se a jeito de ser ultrapassado amanhã por Arsenal e Tottenham, ao perder em casa com o Southampton. Brendan Rodgers colocou uma linha defensiva com 4 centrais (Kolo Touré, Skrtel, Agger e Sakho), hipotecando qualquer profundidade dada pelos corredores e "convidando" o Southampton a pressionar alto. É certo que Glen Johnson e Cissokho estão lesionados, mas José Enrique podia e devia ter sido opção de início e mesmo Wisdom podia ter sido utilizado na lateral oposta. Coutinho, também lesionado até final de Outubro, embora não tenha começado a época ao nível que se esperava, fez hoje bastante falta.
    A primeira parte foi pouco emocionante, com o Southampton bem organizado e seguro (como se apresentou todo o jogo) e o Liverpool a conseguir apenas beliscar o adversário com alguns rasgos de Moses ou Sturridge. Lovren acabou mesmo por cometer uma grande penalidade sobre o inglês, não assinalada pelo árbitro, e valeu Boruc a brilhar ao defender um livre de Gerrard e uma iniciativa individual de Victor Moses.
    No segundo período o Liverpool esteve realmente mal e o Southampton aproveitou. Num canto batido pelo capitão Adam Lallana, Lovren saltou (mesmo agarrado por Agger) e cabeceou para o golo que decidiria o jogo. A melhor ocasião até final até voltou a pertencer ao Southampton com Mignolet a fazer uma tripla defesa. O Southampton está a começar em grande nível o campeonato, a defesa melhorou imenso da temporada passada para esta (que diferença faz Lovren ao sector e a José Fonte!) e é de esperar um campeonato mais do que tranquilo da equipa de Pochettino. Já o Liverpool desiludiu hoje, considerando o mais difícil calendário dos oponentes nesta fase tinha que aproveitar este tipo de jogos (o empate em casa do Swansea admitia-se) e será importante o regresso de Luís Suárez.

    O dia de Premier League começou de resto com a vitória do Aston Villa no terreno do Norwich. O jogo podia ter começado da melhor maneira para os canários, mas Snodgrass viu Brad Guzan defender o seu penalty. Antes disso já Weimann tinha acertado no poste e cedo no jogo aconteceu a pior coisa que podia à equipa de Paul Lambert - uma lesão de Christian Benteke. O "abono de família" do Aston Villa saiu, entrou Kozak e o avançado checo estreou-se a marcar logo a seguir. Em toda a 2.ª parte houve mais Norwich mas o Aston Villa manteve-se coeso com Clark, Bacuna, Delph, Guzan e Vlaar em destaque.
    Grande jogo foi o West Ham-Everton, no qual os comandados de Roberto Martínez somaram a 2.ª vitória consecutiva (na jornada anterior tinham ganho ao Chelsea). O 0-0 durou até que o jovem Ravel Morrison conseguisse marcar, num remate desviado. Roberto Martínez mexeu na equipa ao intervalo e no início do segundo tempo e colocou Lukaku, McCarthy e Oviedo nos lugares de Jelavic, Naismith e Osman e a coisa resultou. Leighton Baines empatou o jogo num excelente livre directo, mas Noble colocou o West Ham de novo em vantagem através de uma grande penalidade. Acabou por ser a expulsão de Noble (2.º amarelo depois de falta sobre Ross Barkley) que "empurrou" o Everton para a reviravolta final, Baines empatou tudo novamente de livre (um livre daqueles que vale a pena ver e rever) e Romelu Lukaku deu a vitória perto do fim num cabeceamento após cruzamento do compatriota Mirallas. Um jogo "à Premier League" e Leighton Baines num nível impressionante! É impossível não gostar deste Everton.

    Impressionante foi também a vitória do Hull City em casa do Newcastle. Loïc Rémy pôs o Newcastle na frente do marcador depois de um cruzamento-remate de Papiss Cissé, mas Robbie Brady (jogador formado no Manchester United e que está a ter um bom início de Premier League) empatou. Foi então que surgiu novamente Rémy a marcar, mas o Hull conseguiu ainda dar a volta. Brady assistiu Elmohamady e aos 75 minutos Aluko marcou um golaço rematando a bola no ar, fazendo-a bater no poste antes de entrar. Fica sempre mais bonito assim.

    Por fim, o West Brom de Steve Clarke (outrora adjunto de Mourinho no Chelsea) recebeu e venceu de forma confortável o Sunderland por 3-0. Os golos foram marcados por Sessegnon (ex-Sunderland), Ridgewell e Amalfitano. Complicada a vida de Di Canio no Sunderland, com 1 ponto em 15 possíveis.

Aqui fica o resumo do espectacular WestHam-Everton. Destaque para os dois golos marcados de livre directo por Leighton Baines, sobretudo o 2.º.

0 comentários:

Enviar um comentário