24 de setembro de 2013

Crítica: Behind the Candelabra

Realizador: Steven Soderbergh
Argumento: Richard LaGravenese, Scott Thorson, Alex Thorleifson
Elenco: Michael Douglas, Matt Damon, Dan Aykroyd, Rob Lowe, Scott Bakula
Classificação IMDb: 7.0 | RottenTomatoes: 95%
Classificação Barba Por Fazer: 64

    Estreou na passada quinta-feira em Portugal o filme de Steven Soderbergh que os cinemas norte-americanos rejeitaram, sendo emitido no grande ecrã na Europa e apenas passando nos EUA nos televisores graças à HBO.
    'Behind the Candelabra' é um biopic sobre Liberace - pianista, músico norte-americano - focado na sua relação com Scott Thorson, acompanhando precisamente o evoluir da mesma e a recta final da vida de Liberace. Michael Douglas dá vida a Liberace e Matt Damon a Scott Thorson. Num breve resumo, Scott (Matt Damon) é um homem bissexual que quer ser veterinário mas que acaba por tratar do Liberace. Pronto, está feito. Agora a sério.. Scott conhece Liberace depois de assistir ao brilhantismo musical deste num dos seus espectáculos ao piano, vestido de forma espampanante, e a relação dos 2 evolui, com Liberace a proporcionar a Scott - vários anos mais novo - um estilo de vida de luxo e vícios desconcertantes. Com o filme percebemos depois se Scott foi marcante ou apenas mais um dos meninos de Liberace (que morreu aos 67 anos vítima de complicações derivadas do vírus da SIDA).
    Estou longe de ser homófobo, mas é sempre estranho ver dois actores, principalmente de tão longa carreira já e com os quais estamos familiarizados, em momentos tão íntimos. 'Behind the Candelabra' fica longe de Brokeback Mountain (não faz sentido por isso ter sido rejeitado nos EUA, enquanto Brokeback Mountain até foi considerado pela Academia), até pela menor intensidade das performances motivada pela caricatura viva que Liberace era em certo modo, exagerado e espalhafatoso em diversos modos. Mas reparem, é como ver o Gordon Gekko (personagem de Michael Douglas em 'Wall Street') ir para a cama com o Bom Rebelde. Por exemplo, há um momento em que o Matt Damon acorda e o Michael Douglas está a sorrir e a olhar fixamente para ele e depois olha para baixo, digamos, e diz "olha quem está acordado.." e lá se dirige o Michael Douglas. Torna-se preconceito da minha parte se calhar, porque se fosse a Jennifer Lawrence reagiria de forma diferente. É tudo mais estranho na perspectiva de Damon porque enquanto que Douglas é Liberace do segundo 1 ao último segundo, completamente dentro da personagem, Matt Damon enquanto Scott Thorson tem uma evolução mental e comportamental, parecendo partir dele mesmo. Portanto é o Matt Damon e o Liberace juntos, de certa maneira. No entanto, boas interpretações, num filme que podia ter sido melhor.

    Soderbergh, um realizador que costuma filmar os seus filmes muito rápido, já realizou de facto filmes melhores e ultimamente tem baixado o nível. Honestamente, e considerando que foi um filme envolvido nos emmys e bem galardoado, 'Behind the Candelabra' é inclusive inferior à mini-série 'American Horror Story: Asylum'. Em todo o caso, assistimos a uma total transfiguração - física (mais no caso de Douglas e, sobretudo, Rob Lowe) e comportamental - dos principais actores, com bons papéis. Em jeito de curiosidade, era para ser Robin Williams a interpretar Liberace (embora Soderbergh já tivesse falado a Douglas sobre fazer de Liberace na altura em que gravaram 'Traffic') e, na realidade, a diferença de anos entre Liberace e Scott Thorson (o filme baseia-se num livro que ele publicou) era bastante maior do que a diferença entre Douglas e Damon. 
    Falando agora um pouco do futuro de Michael Douglas e de Matt Damon, devemos estar atentos aos 2 próximos trabalhos de Matt Damon. Em breve surgirá em 'The Monuments Men' de George Clooney e com um elenco bastante forte, mas as expectativas, para mim pelo menos, são bastante maiores relativamente ao próximo trabalho de Christopher Nolan: 'Interstellar'. Actualmente em filmagens e com estreia para 2014, o filme contará com Damon, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Matthew McConaughey, Casey Affleck, Wes Bentley, Ellen Burstyn e claro, porque é um filme de Nolan, Michael Caine. Já Michael Douglas - saudamos a saúde dele - terá alguns projectos em breve, embora o mais interessante seja 'Reykjavik' no qual interpretará Ronald Reagan e Christoph Waltz (que grande actor) fará de Mikhail Gorbachev. 
    Sinceramente, e no segmento poupança LIDL desta crítica, podem poupar o dinheiro do bilhete e guardá-lo para quando estrearem alguns filmes com bastante potencial em breve, tais como Rush, Gravity ou Don Jon.

0 comentários:

Enviar um comentário