14 de setembro de 2013

Everton vence Chelsea de Mourinho

  Premier League - Terminou há momentos o jogo do dia na liga inglesa. Roberto Martínez somou a sua primeira vitória no comando do Everton e logo frente ao Chelsea de José Mourinho.

    O jogo teve a intensidade que já vimos esta época em várias partidas (Liverpool-M.United, Arsenal-Tottenham, por exemplo) e vincou o estatuto que Goodison Park tem como palco onde os grandes caem. Na época passada assistimos às vitórias do Everton frente ao Manchester City por 2-0 e frente ao Manchester United por 1-0 (na altura, curiosamente, foi Fellaini a marcar) e esta época já tombou o primeiro favorito.
    Mourinho deu a titularidade a alguns elementos que não a vinham tendo até aqui - casos de David Luiz e Mata - e colocou Samuel Eto'o na frente. Martínez manteve a personalidade da sua equipa e viu a combatividade da mesma ser premiada perto do intervalo quando Naismith marcou depois de uma assistência de cabeça de Jelavic. Nessa mesma primeira parte foi destaque um corte providencial do estreante Gareth Barry (emprestado pelo City) a evitar o golo de Eto'o depois de uma falha de Tim Howard.
    O guarda-redes norte-americano esteve, de resto, a bom nível, tal como toda a linha defensiva. Jagielka e Distin assertivos e Baines e Coleman ao nível que é esperado que mantenham esta época, concorrendo para o estatuto de melhor dupla de laterais da Premier League. No meio-campo, exibição monstruosa de Ross Barkley, a provar que é jogador para grandes palcos e grandes momentos, bem como Mirallas que também jogou bem (David Luiz podia mesmo até ter sido expulso, num lance em que o belga lhe fugiu e ficaria com todo o meio-campo para correr isolado).
    
    Mourinho colocou Óscar, trocou Ashley Cole por Fernando Torres mas o resultado não se alterou, tendo inclusive o Everton conseguido equilibrar o jogo e criando perigo em algumas transições. A prova de que o Everton está a subir o seu nível enquanto equipa é o facto de no decorrer da segunda parte Martínez ter podido fazer entrar James McCarthy e Deulofeu, não tendo Lukaku disponível neste jogo.

    Quem agradece este resultado são outros dois clubes de Londres, Arsenal e Tottenham que se mantêm na liderança. O Liverpool de Brendan Rodgers e Daniel Sturridge (premiados há dias como melhor treinador e jogador do mês) poderá distanciar-se, embora tenha um jogo complicado na segunda-feira, em casa do Swansea.

0 comentários:

Enviar um comentário