20 de setembro de 2013

Crítica: Blue Jasmine

A CAMINHO DOS ÓSCARES 2014
Realizador: Woody Allen
Argumento: Woody Allen
Elenco: Cate Blanchett, Alec Baldwin, Sally Hawkins, Peter Sarsgaard, Bobby Cannavale, Michael Stuhlbarg 
Classificação IMDb: 7.3 | Metascore: 78 | RottenTomatoes: 91%
Classificação Barba Por Fazer: 82

    Woody, és um bom brinquedo. Sempre quis prestar a devida homenagem ao Woody do Toy Story e faço-a aqui e agora. Woody – Allen, neste caso - é um dos melhores realizadores da actualidade. Maduro cinefilamente e capaz de pensar um filme duma ponta à outra – sempre se caracterizou por escrever o argumento dos seus filmes – Woody Allen volta em grande com ‘Blue Jasmine’. Diferente mas ao nível de Midnight in Paris, mais sério e menos leve neste caso, Allen recupera depois de um ‘To Rome with Love’ que não deslumbrou.
    Desse filme repete-se a presença de Alec Baldwin, mas é Cate Blanchett que enche o ecrã do primeiro minuto ao último. Interpretando Jasmine, Blanchett começa o filme como uma mulher que regressa a casa da sua irmã (Sally Hawkins) falida e debilitada mentalmente. Todo o filme é então feito em flashbacks que nos levam a compreender os seus últimos anos, a sua mente, a sua vida.
    Um dos pormenores mais interessantes é a viagem temporal não ser linear mas sim feita à medida que determinadas conversas desbloqueiam lembranças na mente de Jasmine. Desde os tempos em que vivia desafogada com Hal (Alec Baldwin), ao período em que acumulava emprego e estudos para recuperar a sua vida, até outros momentos. Blue Jasmine é mais drama do que comédia, é mais sério do que parece à partida e é, acima de tudo, um filme realista e inteligente. Woody Allen precisou de alguma fantasia em Midnight in Paris para nos dar uma aula de História de Arte, mas em Blue Jasmine serve-se apenas da realidade e de uma mente humana fragilizada, num filme terra a terra.

    Integramos ‘Blue Jasmine’ na corrida para os Óscares porque é bastante provável que acabe na corrida a duas categorias. É muito provável que Woody Allen seja nomeado para Melhor Argumento Original e é ainda mais provável que Cate Blanchett seja nomeada para Melhor Actriz, tendo (sem termos ainda noção de outros desempenhos femininos) legítimas aspirações ao óscar. Nem sendo normalmente grande fã de Cate Blanchett – ganhou o óscar por actriz secundária no ‘Aviador’, esteve no Senhor dos Anéis, no Estranho Caso de Benjamin Button e destacou-se sobretudo em ‘I’m Not There’ a fazer de Bob Dylan – neste filme Woody Allen retira tudo o que pode de Blanchett. A actriz faz Jasmine alternar o seu estado de espírito ao ritmo das incidências da sua vida e também da medicação e é uma das favoritas à estatueta dourada feminina em 2014, sem margem para dúvidas.
    Destaque também para os papéis de Sally Hawkins e de Bobby Cannavale, e veremos como Woody Allen se sai no próximo filme – uma comédia ainda sem nome que contará com Colin Firth, Emma Stone, Marcia Gay Harden, Jacki Weaver e Hamish Linklater. Já Blanchett vai aparecer em breve em ‘The Monuments Men’ e nos próximos tempos tem alguns projectos interessantes – desde logo 2 nos quais contracenará com Christian Bale, Natalie Portman, Ryan Gosling, Michael Fassbender, Benicio Del Toro e Rooney Mara, havendo algo que faz inevitavelmente olhar com desconfiança para os 2 filmes – Terrence Malick na realização.
    É dinheiro bem empregue ir ver 'Blue Jasmine' ao cinema. Podem sempre ir ver 'Ronaldo, o Bárbaro' mas as pipocas disseram-me que se sentem melhor a ver o bom papel de Cate Blanchett.

0 comentários:

Enviar um comentário