28 de setembro de 2013

AVB e Mourinho empatam 1-1, no Duelo entre Aprendiz e Mestre

Tottenham  1 - 1  Chelsea (Sigurðsson 20'; John Terry 66')
 Premier League - Aprendiz e Mestre defrontaram-se pela 1.ª vez no derby da jornada, em White Hart Lane. O escaldante duelo acabou com um empate a 1 bola, com o islandês Sigurðsson e o capitão Terry a preencherem a ficha de jogo.
    Grande primeira parte do Tottenham, senhor do jogo e a jogar o seu futebol sem se preocupar em exclusivo em adaptar-se/ anular a produção do Chelsea. Villas-Boas manteve o seu que se esperava, enquanto que Mourinho voltou a deixar Juan Mata no banco, colocando David Luiz e Terry no centro da defesa e Ramires no flanco direito (com vista ao equilíbrio e auxílio à dupla Lampard-Mikel).

    Desde cedo se percebeu que o Tottenham vinha com a lição bem estudada. Enorme intensidade e garra na entrega dos spurs a cada bola, tendo sido Christian Eriksen a criar o desequilíbrio que gerou o primeiro golo. O dinamarquês arrastou vários jogadores consigo, colocou a bola na área em Soldado e o espanhol com um toque permitiu que Sigurðsson surgisse de trás e finalizasse. O 2.º não aconteceu minutos a seguir graças a um providencial corte de Ivanovic - grande jogada do Tottenham a partir do flanco direito a terminar com um cruzamento de Soldado e o sérvio a tirar o golo a Paulinho. Com a intensidade de jogo elevadíssima, o Chelsea procurou avançar no terreno através das subidas de Branislav Ivanovic, sem que Óscar e Hazard conseguissem aparecer a fazer a diferença, tal como Torres. Do outro lado do campo, Paulinho e Dembélé iam controlando as acções em alta rotação, deixando Lampard e Obi Mikel perdidos. Perto do intervalo, Paulinho voltou a estar perto do golo ao rematar ao poste depois de uma boa temporização e passe de Andros Townsend.
    O intervalo exigia a José Mourinho a entrada de Juan Mata (o herói deste jogo no ano passado) e Mou percebeu isso, pondo a sua teimosia de lado. A entrada do espanhol fez Obi Mikel sair de campo, passando a estar Ramires lado a lado com Frank Lampard.
    Os segundos 45' começaram com Fernando Torres endiabrado. O avançado espanhol teve 2 momentos "à Liverpool", servindo Óscar num deles e vendo Lloris negar-lhe o golo depois de deixar Dawson caído no relvado com um drible. AVB colocou Chadli em campo (na altura faria mais sentido Erik Lamela) e poucos minutos depois surgiu o empate. Juan Manuel Mata bateu exemplarmente um livre indirecto e John Terry surgiu isolado (ficaram dúvidas de fora-de-jogo, mas não deverá ter havido e na dúvida privilegia-se o ataque) a cabecear para o 1-1. Sucederam-se várias alterações, saindo de campo Hazard (apagado todo o jogo) e Eriksen (apagado na 2.ª parte), bem como Soldado, enquanto que Vertonghen e Torres iam desenvolvendo uma picardia entre si. Aos 82' Mike Dean acabou mesmo por expulsar Fernando Torres depois de uma bola disputada no ar com Vertonghen. O espanhol viu o 2.º amarelo, mas pareceu excesso de rigor. A expulsão do El Niño permitiu ao Tottenham ter a bola na recta final, circulando-a entre os 2 flancos à procura de uma aberta na defesa do Chelsea. Defoe rematou para Cech defender, depois de um bom passe de Chadli e aos 87' Sigurðsson arriscou num remate espontâneo à entrada da grande área. A bola passou centímetros ao lado, Cech não se mexeu e teria sido um grande golo.
    No final de contas o duelo entre AVB e Mourinho acabou empatado, num jogo em que o Tottenham teve mais ocasiões de golo e foi mais equipa, mas baixou a sua qualidade nos segundos 45 minutos. Bom ambiente no final entre Mourinho e André Villas-Boas, ou David Luiz e Paulinho, por exemplo.

    Grande jogo de Dembélé, a espalhar classe e capacidade física pelo meio-campo, numa regularidade impressionante ao longo de todo o jogo. Paulinho voltou a demonstrar que é tactica, fisica e tecnicamente um jogador espectacular e Sigurðsson continua a reforçar o seu estatuto no Tottenham - é claramente um jogador que precisa que a equipa confie nele e forneça o seu jogo (e remate) no último terço em zonas centrais a partir da esquerda. No Chelsea, a entrada de Mata acabou por ser determinante. Esperemos que Mourinho dê finalmente ao espanhol o papel de playmaker deste Chelsea, e destaque para o capitão dos blues que acabou por ser decisivo com o seu cabeceamento.


Barba Por Fazer do Jogo: Moussa Dembélé (Tottenham)
Outros Destaques: Paulinho, Sigurðsson; John Terry, Mata
Golos:
1-0 Sigurðsson 20'

1-1 John Terry 66'

0 comentários:

Enviar um comentário