1 de setembro de 2013

Porto não vacila e já é líder; Colombianos Jackson e Quintero construíram o 1-0

Paços Ferreira 0 - 1 Porto (Jackson Martínez 76')

 -  Aproveitando o empate entre Sporting e Benfica, o campeão em título Porto isolou-se no topo da classificação ao vencer fora o Paços de Ferreira por 1-0. A equipa de Paulo Fonseca, que enfrentou a equipa que o catapultou para o Dragão, conseguiu a terceira vitória em três jogos e fica à espera do resultado do Estoril contra a Académica amanhã para saber se terá companhia na liderança.

    Pode-se dizer que o Porto foi sempre mais equipa durante todo o jogo, embora não tenha sido uma equipa dominadora e com um futebol vistoso, ao nível do que apresentou por exemplo frente ao Marítimo. No primeiro tempo Jackson Martínez foi tendo oportunidades, embora tendo que rematar de pé esquerdo. Num desses lances fez a bola passar a centímetros da baliza de Degra num remate cruzado. Jackson foi o principal problema para a defesa do Paços, a conceder-lhe espaço em algumas vezes, bem servido por Josué, Licá e pelas subidas dos laterais. O Paços só ameaçou a baliza de Hélton quando Sérgio Oliveira rematou de meia distância, proporcionando uma boa defesa ao guarda-redes brasileiro. Destaque na primeira parte para um lance na grande área do Porto em que os pacenses pediram grande penalidade. A má notícia dos primeiros 45 minutos foi a lesão de Danilo (sejamos sinceros, é um dos melhores laterais direitos da Liga, mas é um desperdício não o ver crescer no meio-campo) substituído por Fucile.
    Via-se um Porto com muita bola e um Paços recuado e no segundo tempo manteve-se a história a ser escrita da mesma maneira. Josué procurou o golo, Licá também, Lucho ainda fez a bola bater na trave e, do outro lado, Maicon brincou e valeu Hélton a negar o golo a Carlão.
    Tal como em Setúbal, Paulo Fonseca perante um jogo amarrado decidiu tirar Juan Quintero do banco e foi precisamente o colombiano, camisola 10 do Porto, a bater o canto que deu a vitória ao Porto. Com a bola bem cruzada, a fugir à defesa, Jackson Martínez aproveitou a inércia pacense cabeceando e decidindo o jogo. Até ao final, novo lance de perigo do Porto e novamente pelos mesmos intervenientes - excelente passe de Quintero a desmarcar Jackson, mas o avançado colombiano acabou por se embrulhar com a bola e vacilar perante Degra.

    Não foi um Porto avassalador, mas foi um Porto q.b. a cumprir a sua missão e a amealhar mais 3 pontos. São assim já 5 pontos de vantagem relativamente ao Benfica e 2 relativamente a este Sporting de cara lavada. Os dragões resolveram o jogo numa bola parada e Jackson Martínez mantém-se como um jogador de enorme valor, sendo que Quintero já pede um jogo a titular.
    O Paços de Costinha não tem tido a vida fácil: até ver só perdeu, mas verdade seja dita não teve um início de época nada fácil. Embora sejamos pessimistas face ao trabalho de Costinha, ficamos à espera das próximas jornadas (não necessariamente da próxima que é uma ida à Luz) para avaliar o que pode ou não fazer este Paços continuando com Costinha ao leme e um plantel que podia ter sido melhor reforçado. Para já parece que Vítor permanecerá e esse é um sinal muito positivo para a equipa da Capital do Móvel.

Barba Por Fazer do Jogo: Jackson Martínez (Porto)
Outros Destaques: Degra, Ricardo, Vítor; Hélton, Fernando, Josué, Licá, Quintero,
Golos:
1-0 J. Martínez 76'

0 comentários:

Enviar um comentário