21 de setembro de 2013

Sporting adormece na 2.ª parte e Rio Ave hipoteca (1-1) a liderança

Sporting  1 - 1  Rio Ave (Wilson Eduardo 25'; Tarantini 72')

    O Sporting empatou esta noite com a equipa de Vila do Conde, em Alvalade, desiludindo ligeiramente os seus adeptos. Os leões mantêm-se sem derrotas na Liga ZON Sagres, somando agora 11 pontos resultantes de 3 vitórias e 2 empates.
    Foi a equipa da casa que entrou melhor no jogo, motivada também pelo apoio dos adeptos e com vontade de resolver o jogo cedo. A equipa de Leonardo Jardim começou com mais bola e com o controlo do jogo e foi aos 25 minutos que chegou à vantagem. Bola longa a explorar as costas da defesa no flanco esquerdo, Salin saiu-se desnecessariamente e mal e deixou a baliza orfã. Wilson Eduardo rematou de primeira, de ângulo apertado, numa excelente execução. Um golo que apenas não foi melhor fruto do demérito de Salin. Até ao apito de Carlos Xistra pouco houve de relevante, destacando-se um lance entre Braga e Edimar e a lesão de Diego Capel - a forçar a entrada de Carrillo.
    Esperar-se-ia talvez que o Sporting entrasse na segunda parte com vontade de resolver o jogo, mas viu-se sim um Rio Ave a entrar decidido a equilibrar a balança e inclusive a desperdiçar várias das oportunidades que criou. Sempre que o Sporting se aproximava da área, Marcelo evidenciava-se a bom nível e, na resposta, Hassan (esteve perdulário hoje, embora tenha enorme potencial) e Braga cheiraram o golo. Aos 72' o golo do Rio Ave acabou por acontecer: bom cruzamento de Edimar num livre e Tarantini a cabecear, batendo Rui Patrício. Um prémio justo para a maior vontade e qualidade de jogo apresentada na altura pela equipa vilacondense. Slimani foi colocado em campo - lado a lado com Montero -, Nuno Espírito Santo respondeu com Roderick e com uma equipa projectada para transições mas até final houve apenas 2 momentos dignos de registo. Primeiro, após uma boa jogada colectiva do Sporting, Adrien rematou e Tarantini impediu - com o braço - que a bola fosse para a baliza. Penalty por assinalar, Xistra disse ao luso-francês que não viu o lance. Perto do fim, valeu Salin a defender um remate de Fredy Montero (trabalhador, mas pouco perigoso hoje, também por mérito de Marcelo) depois de uma grande jogada individual a dominar a bola e a desenvencilhar-se de 2 defesas.
    O resultado acabou por ser justo, mediante a melhor primeira parte do Sporting e a grande melhoria do Rio Ave nos segundos 45. O Sporting acaba com razões de queixa da arbitragem mas, como Leonardo Jardim bem disse na flashinterview não vale a pena falar quando não se fala quando as equipas são beneficiadas, resultando tudo numa hipocrisia.

    Bom jogo de Edimar, um dínamo do Rio Ave a partir do flanco, a construir e a assistir os colegas e a defender igualmente bem. Também Tarantini, Ukra e o "patrão" Marcelo estiveram a bom nível. No Sporting, numa noite não tão exuberante de William Carvalho e Montero nas suas diferentes funções, destacou-se novamente Adrien, empenhado e em grande intensidade como ultimamente e Wilson Eduardo, autor do golo, que é um daqueles jogadores que qualquer treinador gosta: simplifica, não complica, cumpre tacticamente e aproveita as oportunidades sem se armar em vedeta.
    Recordamos que na época passada o Rio Ave tinha vencido o Sporting nos 3 confrontos da época: as duas vezes na liga e também na taça da liga. O Sporting perdeu assim a hipótese de dormir esta noite na liderança, sendo que na próxima jornada há um electrizante Braga-Sporting.
    

Barba Por Fazer do Jogo: Edimar (Rio Ave)
Outros Destaques: Adrien, Wilson Eduardo; Marcelo, Tarantini, Ukra
Golos:
1-0 Wilson Eduardo 25'
1-1 Tarantini 72'

0 comentários:

Enviar um comentário