10 de setembro de 2013

Que Clubes mais ganharam com o Verão? - Parte II

Mais cedo lançámos a nossa análise à Liga espanhola, alemã e francesa. Pois bem, é chegada então a hora de falar um bocadinho, findo o Verão, da assustadora melhoria qualitativa dos plantéis da Premier League, bem como da melhoria também bastante significativa no futebol nacional. Por fim, uma palavrinha ao Calcio.

  Premier League

  Liverpool - É o actual líder da Premier League, e não é por acaso. 
    O Liverpool de Brendan Rodgers terá um arranque de campeonato acessível que apenas se torna mais complicado lá para a jornada 16 e por isso é de esperar um Liverpool nos lugares de topo nos próximos meses. Mas isto não acontece por acaso. Mesmo sem Suárez (castigado), o bom projecto actual do Liverpool começou quando no Inverno passado garantiu Daniel Sturridge. O avançado inglês que tem 100% dos golos da equipa na Premier deste ano, viu chegar vários e bons reforços. Mignolet agarrou a baliza, depois de boas épocas no Sunderland, enquanto  o imprevisível Reina lá rumou emprestado ao Nápoles. Para a defesa, após a reforma de Carragher, chegaram Sakho, Kolo Touré, o jovem leão Tiago Ilori e Cissokho, emprestado. De resto, os reds contrataram Luis Alberto e 2 jogadores, um definitivo e o outro emprestado que serão muito importantes ao longo da temporada - Iago Aspas e Victor Moses, respectivamente. Se Coutinho soltar o seu melhor futebol (exibido no final da temporada passada e na pré-época deste ano) será peça-chave.

  Manchester City - Pellegrini, és obrigado a ser campeão. Poderá até não acontecer, face à elevada subida de qualidade generalizada dos plantéis na Premier League, mas Pellegrini tem aquele que deve ser considerado o plantel mais forte. A super-equipa do City viu chegar reforços que foram escolhidos de forma cirúrgica. À defesa apenas se acrescentou Demichelis (claramente o City necessitaria de um jogador ao nível de Kompany para se tornar uma garantia defensiva, porque há uma equipa com o belga e outra sem ele) mas depois tudo foi bem feito. Fernandinho chegou para se tornar o melhor amigo de Yaya Touré no meio-campo, Jesús Navas vem dar a verticalidade no flanco que Nasri e Silva não davam, provavelmente não sendo sinónimo de golos mas sim de muitas assistências. E para a frente, juntando-se a Agüero e Dzeko, há agora Negredo (um daqueles avançados que não perdoa) e Jovetic, a melhor contratação a médio prazo, que ainda não se estreou neste campeonato inglês. Com tanta qualidade, o título é uma obrigação, mas a Premier League é imprevisível todos os anos.

  Arsenal - Pode parecer exagerado destacar o Arsenal, mas este destaque chega pela força do que representa a contratação de Mesut Özil. O Arsenal pode orgulhar-se de não ter deixado sair as suas principais pérolas (Walcott, Wilshere e Cazorla) e acrescentou uma verdadeira estrela à sua equipa. Özil fará a equipa jogar e será o epicentro do Arsenal, somando certamente inúmeras assistências e ajudando Giroud e Walcott a conseguirem números como nunca antes. Wenger conseguiu uma aquisição-chave, juntando-se a Flamini e Sanogo (ambos a custo zero) e tem visto Giroud e Ramsey arrancarem nesta época a um nível muito superior comparativamente com o ano passado.

  Tottenham - Sai Bale, entra uma equipa. Resume-se mais ou menos assim o Verão dos spurs. O Tottenham perdeu a sua estrela, o jogador que levava a equipa às costas, mais do que qualquer outro na Europa mas reforçou-se muitíssimo bem. AVB deixou sair alguns jogadores como Scott Parker, Ekotto ou Huddlestone, confio em Danny Rose para o lado esquerdo da defesa, adquiriu o central romeno Chiriches e depois abriu os cordões à bolsa. Aliás, bastou apenas garantir os jogadores certos e aí sim, depois dessa garantia, soltar Bale por 100 Milhões. Chegam a White Hart Lane jogadores como Paulinho, Capoue e Chadli, mas os 3 maiores destaques são outros. Christian Eriksen finalmente deu o salto saindo do Ajax e poderá ser o cérebro deste Tottenham; Roberto Soldado já se está a auto-rotular de homem-golo pelas suas exibições e finalmente, Erik Lamela chegou de Roma para ser o principal desequilibrador desta época (atenção ainda a Townsend, que fará valer a pena todos os minutos que tiver).

  Southampton - Poderíamos falar de várias outras equipas, mas seleccionámos o Southampton como um dos exemplos das equipas "menores" que bem gastou e bem se reforçou. Num plantel que já tinha enorme qualidade - com Luke Shaw, Clyne, Schneiderlin, Lallana, Ramirez, Lambert e Rodriguez, chegaram 3 reforços-chave. Pablo Osvaldo foi bem caro mas promete fazer uma dupla temível com Rickie Lambert, Wanyama será um dos jogadores que se vai agigantar em diversos jogos e talvez a mais importante contratação tenha sido mesmo Dejan Lovren - o Southampton precisava claramente de um central e Lovren veio para garantir estabilidade. Com ele, é interessante verificar que até agora José Fonte tem melhorado imenso diversos parâmetros do seu jogo. E claro, devemos continuar atentos a Ward-Prowse.

Outros Destaques: o Chelsea teve em José Mourinho o seu mais importante reforço, mas foi às compras com critério garantindo Schürrle, van Ginkel, Eto'o e roubando Willian ao Tottenham. A permanência de De Bruyne foi uma boa notícia. Várias equipas se reforçaram bem mas destacamos de resto o Norwich (Fer, Hooper, Redmond, van Wolfswinkel, Elmander e Olsson); o Stoke teve o mérito de segurar Begovic e Shawcross e acrescentou qualidade com Pieters e ao seu ataque com Arnautovic; o Everton vai manter o nível com as aquisições de McCarthy, Lukaku, Barry, Koné, Deulofeu e Alcaraz (e com Coleman e Barkley a subirem o seu jogo para outro nível); por fim destaque positivo para Aston Villa (Okore, Helenius, Kozak, Bacuna, Tonev, Luna) e Swansea (Wilfried Bony, Álvaro, Pozuelo, Amat, Canãs, Shelvey) e pela negativa para o campeão United que garantiu bem Fellaini mas falhou várias contratações.

  Liga ZON Sagres
  Benfica - Não saiu Matic, não saiu Salvio, não saiu Garay, não saiu Enzo, não saiu Cardozo, não saiu Gaitán.. Tem que se considerar que o Verão foi positivo para o Benfica. À manutenção da estrutura base (que agora sim pode limpar a cabeça porque fica no plantel até Janeiro, pelo menos) o Benfica acrescentou qualidade, embora também tenha cometido vários disparates. Bruno Cortez, Sílvio e Funes Mori eram desnecessários e Miguel Rosa (que ele seja feliz onde o deixem jogar) e Nélson Oliveira poderiam ter permanecido no plantel. É bom para as águias Oblak estar no plantel, Steven Vitória foi uma boa contratação, o regresso de Amorim foi importante como jogador utilitário e Siqueira chegou no limite, mas é uma extraordinária aquisição, ainda que por empréstimo. A tudo isto se junta a debandada sérvia - na qual Fejsa e Sulejmani estão num nível, Djuricic noutro e, acima de qualquer outra contratação de um clube português, Lazar Markovic promete e não engana - está aqui um dos craques dos próximos anos.

  Sporting - Elogio a Bruno de Carvalho e elogio a Leonardo Jardim. O Sporting arrumou a casa, deu oportunidade a Adrien, Wilson Eduardo e William Carvalho e tem neste momento uma ideia de jogo e um plantel homogéneo. Destaque para as contratações de Montero e Jefferson e ainda de Vítor, perto do fecho do mercado.

  Gil Vicente - O que tinha Paulo Alves e o que tem agora João de Deus em mãos. O Gil, com o seu herói Adriano na baliza, foi uma das equipas que mais acrescentou qualidade aos seus quadros fruto de uma inteligente abordagem de mercado. Diogo Viana foi a principal aquisição, sendo que jogadores com experiência como Pitbull, Danielson ou Bruno Moraes foram também bem comprados. Ainda foram adquiridos Pedró, Vítor Gonçalves, Simy e Leandro Pimenta. Bem, Gil Vicente.

  Marítimo - Apostaram em José Sá, mantiveram a estrutura defensiva, prolongaram o empréstimo de Artur e, depois, contratações "à Marítimo". Danilo Pereira e Filipe Oliveira foram aquisições na senda do que já havia sido Ruben Brígido e chegou ainda sotaque brasileiro de qualidade com Derley e Rodrigo Lindoso a melhorarem o ataque e meio-campo ofensivo insolar.

  Braga - O Braga de Jesualdo Ferreira arrancou a desiludir (na Liga Europa) mas tem tudo para, a seu tempo, retomar o caminho certo e fazer um bom campeonato - afinal de contas tem 2 vitórias em 3 jogos. Eduardo chegou para a baliza, a defesa poderia ter sido melhor reforçada, mas o Braga soube dar a volta às perdas de Hugo Viana e Mossoró, contratando bem e barato - como sempre. Chegou o promissor Rafa (ponham-no a titular), o trabalhador incansável Luiz Carlos, o rapidíssimo Salvador Agra, o potente Felipe Pardo, Hugo Vieira e, um dos maiores reforços será o regresso de Éder à competição,

  Porto - Não foi um defeso em que o Porto brilhasse de forma reluzente. Mas foi um defeso à Porto. Primeiro, trocou um homem com um terço ao pescoço por um treinador - Paulo Fonseca é capaz e um bom treinador. Herrera e Reyes chegaram e têm sido calmamente integrados e adaptados ao futebol nacional, Ricardo e Tiago Rodrigues (já a rodar) foram colhidos em Guimarães e chegaram ainda vários jogadores que se destacaram a nível interno na época passada. Ghilas e Carlos Eduardo ainda não pegaram de estaca, mas Licá e Josué já o conseguiram, com excelentes exibições e a culminarem na chamada à Selecção (que já deveria ter acontecido no Estoril e Paços, mas assim é o futebol português). Os principais destaques deste Verão portista foram ainda a permanência de Jackson Martínez e Mangala e a contratação de Juan Quintero, merecedor do número 10 e com potencial para explodir ao longo da época.


Outros Destaques: Deve-se referir ainda positivamente o bom trabalho do Estoril, que manteve (ou se calhar até melhorou) o seu nível após perder Steven Vitória, Licá, Carlos Eduardo e Jefferson, contratando João Pedro Galvão, Gladestony, Yohan Tavares, Sebá, Babanco e Balboa; e o recém-promovido Arouca, que conseguiu jogadores como Cássio, David Simão, Pintassilgo, Henrique, Ceballos e Paulo Sérgio. Pela negativa, como já dissemos mais que uma vez - o Paços de Ferreira, bem a adquirir Bebé, Ruben Ribeiro, Romeu ou Gregory, mas numa altura em que se pedia outros reforços do mesmo ou de superior nível.


  Serie A

  Roma - Como contratar bem? Perguntem à Roma. A AS Roma foi claramente um dos destaques neste defeso. A lenda Totti tem várias razões para sorrir porque ao seu lado jogarão e evoluirão agora jogadores como Strootman (que contratação!), Ljajic (idem aspas), Gervinho, Maicon ou Benatia. O facto de estar Rudi Garcia no comando do barco romano é um dos principais factores positivos também.

  Fiorentina - Muito melhorou a equipa de Montella. Claramente candidata a um lugar de acesso à Champions, a equipa de Florença conseguiu Mario Gómez do Bayern, juntando-o no ataque a Rossi. No meio-campo, talento não faltará depois de adquiridos Bakic, Ilicic, Joaquín e Yakovenko. Chegou ainda Ante Rebic, uma prova de que esta Fiorentina está orientada para o futuro e para a sua evolução.

  Napoli - Sim, saiu Cavani. Mas tal como o Tottenham, por exemplo, o Nápoles soube canalizar magnificamente o dinheiro ganho com a venda do uruguaio. Rafa Benítez não é um treinador que consideremos brilhante, mas tem agora ao seu dispor activos como Higuaín, Reina, Albiol e Duvan Zapata. Para nós, no entanto, são ainda mais merecedoras de destaque as contratações do belga Mertens, de Callejón (jogador subvalorizado) e não menos importante foi a forma como o Nápoles aguentou o seu melhor jogador - Marek Hamsik.


Outros Destaques: a Juventus tinha pouco para melhorar, mas conseguiu-o. Elevando o seu nível para ter mais hipóteses a nível europeu (uma vez que em solo italiano se mantém como favorita) juntou Ogbonna, Llorente e a brilhante contratação de Tévez - o herdeiro da camisola 10 de Del Piero -, devendo-se destacar ainda a permanência de Arturo Vidal. Já o AC Milan juntou ao plantel Matri e Poli, e sobretudo Kaká. O plantel milanês dependerá muito de se o brasileiro conseguir voltar ou não aos níveis de outrora porque hipotecar Prince Boateng foi um risco. Em todo o caso, espera-se uma Serie A bastante renhida nos 6/7 lugares cimeiros.

0 comentários:

Enviar um comentário