26 de setembro de 2013

Crónica: Jesus difendeu o minino

(Artigo escrito parcialmente de acordo com o Acordo Ortográfico vigente no cérebro de Jorge Jesus)
24 de Dezembro de 2013: Estabelecimento Prisional de Lisboa


Guarda: Próximo!
Adepto Benfiquista: Boa tarde, eu vinha aqui para ver o presidiário Jorge Jesus, se faz favor.
Guarda: Ok, fica ali na sala à espera. Nós vamos chamar o Jorginho e vocês têm a conversa com o vidro como intermediário.
..
Jorge Jesus: Epá, chavalo, ainda bem 'ca vieste. Já não tinha visitas desde o Marquinhos... o Marco Silva. Que é que trazer-te aqui?
AB: Espera só um pouco. Eu trouxe comigo um dicionário de jorgiano-português, por isso vou ter que ir consultando de vez em quando para perceber o que estás a dizer.. Bem, eu estou aqui para, como benfiquista, perceber porque é que afinal tu estás aqui metido.
JJ: Foi a bófia! Maneiras que me apanharam no meio de uma zaragata ali em Guimarães e cobraram-me logo o facto de eu ter tirado o selo da via verde do teu carro.
AB: Não.. percebo..
JJ: Um gajo também tem que ta explicar tudo, pá. A bófia do Norte ficou toda esgrouviada por eu ter tirado o Cortez da esquerda e com o Siqueira já se ter que pagar portagem, eh eh eh eh. Sou mesmo um humoriante do chavelho.
AB: Comediante. Ou humorista. Eu vou directo ao assunto: eu estava em casa quietinho a ver o final do Guimarães-Benfica no qual a barriga do Marco Matias deu um golo ao Cardozo e 3 pontos a nós todos e de repente vejo adeptos a entrarem no campo. Não era uma invasão digna dos estágios do Benfica em Sion, mas pronto, lá entraram alguns. E depois de repente vejo uma espécie de mocho-galego vestido com um fato a aproximar-se em voo raso dos polícias e dos seguranças que estavam a agarrar um adepto em tronco nu e o mocho começa a dar-lhes bicadas enervando-se mais e mais.
JJ: 'Tá boa, eu sou o mocho-galão, não é? Por causa do meu cabelo..
AB: Sim, Rod Stewart. Galego.
JJ: A minha versão dos sucedimentos é esta. Eu estou a acenar à massa adepta benfiquista, os gajos gostam bué da mim, enquanto os meus jogadores iam-lhes atirar as camisolas e de repente vejo a polícia a placar um tipo em tronco nu e depois percebo que era o Cardozo. O perigoso já tinha atirado a t'shirt dele e vejo a bófia a cair-lhe em cima e a amarrá-lo. E eu pensei "fôs'gass, vou masé libertar estes gajos que o Cardozo ainda os empurra como a mim". E prontos, eu até tinha andado a frequentar lá umas aulas de Piladas no ginásio do Seixal, e sentia-me massudo.
AB: Pilates, provavelmente será pilates. Mas força, continua.
JJ: Epá e depois fui gritando aos gajos "O Óscar vai-vos bater! O Óscar vai-vos bater!" mas eles desouvirem-me e desprezarem-me, a dizerem-me para eu me acalmar.
AB: Então tu só querias proteger os polícias, libertando o alegado Cardozo?
JJ: Alegado, tu também só usas palavras caras que eu nã sei o ca querem dizer. Eu sei o que é que o Cardozo faz. Ele remata com as mãos como c'os pés, se é que ma percebes. E prontos, eu prometi a mim mesmo e ao Shéu que o Cardozo não empurrava e batia em mais ninguém.
AB: Enfim, estás pior do que eu pensava. E estes meses por aqui, como é que têm sido?
JJ: Olha, vou-ta contar. Já pus o Sport Lisboa e Detidos, que é a equipa daqui, a jogar em losango. Tenho poucos sérvios por isso apostei aqui nos romenos 'ca roubam nas caixas-multibanco. Os gajos enganam muita bem por isso estão a passar por sérvios agora. E já adaptei o Bibi a lateral esquerdo, porque as outras equipas metem só putos a extremos e o gajo papa-os todos, eh eh eh. Só perdi um bocado as estribeiras enquanto não tive o meu amaciador para o cabelo.
AB: Então e sabes que lá por fora o teu sucessor vai de vento em poupa.. O Marco Silva foi chegar, ver, mandar o Paulo Fonseca para o caralho outra vez, e vencer. O Benfica ainda tentou o Rui Faria, mas o Mourinho ainda o continua a manter debaixo da asa grisalha dele.
JJ: Sim, fui eu ca disse ao Vieira para apostar no chaval. O gajo tem alma e viu-se que se ajavardava bem c'o Paulo. Amanhã tenho a minha sentença pelo que fiz à bófia, mas prontos.
AB: Só antes de eu me ir embora e porque já vi as imagens várias vezes, o que é que tu fizeste mesmo? Eu vejo um incompreensivelmente Jorge Jesus a chegar ao pé da polícia e, num gesto que já se viu o Cristiano Ronaldo ou o David Luiz fazerem com enorme classe, exagerar... Vi-te a dar umas "belinhas" no braço de um polícia, dignos das mulheres que se revoltavam quando a PIDE detinha injustamente os maridos ou então dignas das mulheres que queriam furar a corrente humana para se despediram dos maridos que iam partir de Belém nos Descobrimentos. Depois lá a meio vejo-te a tirar com a mão toda a sujidade que um dos polícias tinha na cara.
JJ: Prontos, és tu e todas as gentes. Mas hoje à meia-noite é 25 da Dezembro, por isso mandarem-me à cruz.

    Eu sou benfiquista. Os dois bloggers do Barba Por Fazer são benfiquistas, mas tentamos sempre informar de forma imparcial, embora nunca escondamos o nosso clube. O Benfica está acima de muita coisa, mas o futebol em si está acima do Benfica. Jorge Jesus exagerou em Guimarães numa atitude na qual achou claramente que podia levar a dele avante - JJ achou que chegava ao pé do adepto e da polícia e que pura e simplesmente a sua presença e acção iria apaziguar tudo. No entanto, esteve longe de ser assim. Jesus deixou-se levar pelo momento, enervou-se e exagerou, embora não tenha de facto feito nada do outro mundo. Não é caso para (como Luís Filipe Vieira disse) culpar todos menos o Jesus e dizer que ele é que ficou lesado por ter perdido o relógio no meio daquilo (um momento cómico ao nível de quando se disse que o Benfica tinha desligado as luzes nos festejos do Porto porque um homem tropeçou no cabo e desligou a ficha), mas também não é caso para o homem ser gravemente punido, suspenso e ficar com termo de identidade e residência. É evidente que, como dizia aquele brilhante filósofo chamado Spiderman 'with great power, comes great responsability' e por isso Jesus tem que pensar 2 vezes antes de empurrar as autoridades em defesa de um adepto ou tentar (não digo "à força toda" porque ele não agride com gravidade ninguém) afastar todos dele.
    Honestamente, não acho que seja caso para grande alarido e consigo ver as coisas com suficiente distância porque, ao contrário de há uns anos, não me importava que Marco Silva ou Rui Faria substituíssem o mártir encarnado. Jesus quis ganhar apoio dos adeptos, aumentar o seu balão de oxigénio com a população benfiquista e conseguiu. Será que pôs o seu lugar e carreira a curto-prazo em risco? Suponho que não, mas veremos.

PS: Aos 37 segundos do vídeo lá em cima, Jorge Jesus perde o seu relógio. Aos 40'' o polícia apanha-o. Será acusado de furto e condenado à pena de morte?

                    Miguel Pontares

    
Abaixo ficam algumas imagens interessantes que foram feitas e publicadas na Internet no pós-jogo Guimarães-Benfica:




0 comentários:

Enviar um comentário