14 de setembro de 2013

Porto 2 - 0 Gil Vicente: Varela e Jackson num passeio a pensar em Viena

Porto 2 - 0 Gil Vicente (Varela 8', Jackson Martínez 27')

 -  - Exibição suficiente, percurso imaculado. Assim vai a vida deste Porto de Paulo Fonseca na Liga ZON Sagres. O Porto conseguiu manter-se 100% vitorioso no campeonato, como seria de esperar na antevisão desta jornada, conseguindo inclusive dar-se ao luxo de tirar o pé do acelerador bem cedo no jogo.

    Para o jogo de hoje Paulo Fonseca deixou El Comandante Lucho no banco, dando finalmente a titularidade a Quintero. Maicon foi também opção em vez de Mangala, e Defour teve o seu lugar no onze dando sequência ao bom momento na selecção belga. João de Deus optou por uma frente de ataque mais flexível, deixando Bruno Moraes no banco.
    E foi cedo que o Porto chegou ao golo. Silvestre Varela regressou e logo a marcar. Juan Quintero cruzou para a área, Maicon assistiu de cabeça o extremo português e Varela rematou à baliza. Adriano defendeu o primeiro remate, mas à segunda Varela não deu hipóteses. Quintero ia marcando presença nos melhores momentos portistas, Mangala substituiu o lesionado Maicon e o 2-0 chegou com toda a naturalidade. Grande jogada com boa troca de bola, acabando num cabeceamento de Licá para defesa de Adriano. Na recarga, o matador Jackson Martínez adicionou mais um golo às suas contas. Até ao intervalo Danilo ainda criou perigo, o Gil colocou Bruno Moraes (um ex-Porto) em campo, mas o jogo pouco mais teve de relevante.
    A segunda parte teve pouco interesse, genericamente. Com o jogo da Champions frente ao Austria Viena em vista, a equipa de Paulo Fonseca baixou progressivamente o seu ritmo de jogo, apenas ameaçando a baliza de Adriano por intermédio de Varela. Pitbull (outro ex-Porto) voltou a pisar o relvado do Dragão e até ao final foi inclusive o Gil a ficar perto de reduzir, com Bruno Moraes e Pecks em destaque.

    Um jogo q.b. do Porto mas a conseguir o que consegue normalmente - somar os 3 pontos. Destaque para o facto do Porto ter apenas 1 golo sofrido em 4 jogos, fruto do facto de ter aquele que é o melhor guarda-redes em solo nacional e um quarteto defensivo tremendamente regular e de grande qualidade. A equipa de Paulo Fonseca controlou sempre o jogo e quando o jogo perdeu qualidade foi quando os dragões começaram a gerir a sua condição física. As próximas jornadas trazem uma interessante ida do Porto ao terreno do Estoril e depois uma recepção ao Vitória de Guimarães.
    O elogio maior vai para Silvestre Varela. O extremo português é incrivelmente regular, é importante e peça-chave ano após ano e chegue quem chegar ele mostra sempre quão valioso é. Um jogador simples, mas que faz a diferença sem ser uma vedeta. Jackson Martínez marcou novamente e é o principal candidato a melhor marcador da Liga ZON Sagres (Montero será o principal concorrente, imaginando que o Benfica distribuirá mais os seus golos) e, de resto, destaque para Quintero e Defour e, embora gostamos bastante de Licá, hoje não foi dos principais destaques. Uma palavra ainda para Paulo Fonseca, a fazer um bom trabalho até ao momento e a saber gerir plantel - Quintero e Defour mereciam a titularidade e Ricardo, depois de se destacar pelos sub-21, conseguiu hoje ter minutos. Assim também se vê um treinador e um gestor de balneário e de egos. Do lado da equipa de Barcelos, Diogo Viana bem tentou lutar, Pecks é um jogador que já desde o ano passado acreditamos que tem valor e Adriano dificilmente ficará no Gil na próxima temporada - é um dos melhores GR do nosso campeonato e hoje viu-se, ao ser batido apenas em recargas à "queima-roupa".

Barba Por Fazer do Jogo: Silvestre Varela (Porto)
Outros Destaques: Defour, Quintero, Jackson Martínez; Adriano, Pecks, Diogo Viana
Golos:
1-0 Varela 8'

2-0 Jackson Martínez 27'

0 comentários:

Enviar um comentário