2 de novembro de 2015

100 Melhores Personagens de Séries: Conceito e Menções Honrosas


Promessa feita, promessa cumprida.
Alguns meses depois do final da nossa viagem ao longo de décadas de Cinema em busca das 100 Melhores Personagens de Filmes, o Barba Por Fazer traz-vos agora a vossa nova rubrica preferida: o primo afastado mas igualmente charmoso, 100 Melhores Personagens de Séries!
    Do grande ecrã passamos para o pequeno ecrã. E porquê? Nos últimos anos a Televisão tem crescido a olhos vistos. A Era Dourada chegou, com a coexistência de um sem número de séries de qualidade (a dificuldade é escolher, priorizar), bebendo as lições e dinâmicas de sucesso que alguns tv shows do início do século trouxeram. Este é o momento para trabalhar em televisão, para criar novos conceitos, e os actores vêem cada vez mais nas séries um espaço de afirmação e não um irmão pobre do cinema como outrora.
    O projecto '100 Melhores Personagens de Séries', outra iniciativa que julgamos ser inédita em Portugal, decorrerá durante os próximos meses, com a cadência de 3 personagens divulgadas por semana. Às segundas, quartas e sábados.
    As 100 Personagens apresentadas atravessam diferentes géneros, sendo a televisão tão rica e marcada tanto por dramas como por comédias. O resultado final dificilmente resultará numa centena 100% consensual. Primeiro porque, por diferentes motivos, há personagens que nos marcam a uns mais do que a outros; segundo, porque embora muitos clássicos da televisão estejam presentes, há séries que nenhum elemento do nosso painel de escritores viu. E neste Top só aparecerão personagens que dominemos detrás para a frente. Assim, fica desde já explicada a ausência de personagens de séries como The West Wing, Homeland, Buffy, 30 Rock, M*A*S*H, Frasier, Justified, Entourage, 24 e The Shield. Também importa referir que há uma maioria significativa de personagens com as quais a televisão nos brindou nos últimos 15 anos - podemos dizer que este Top tende para o contemporâneo, o que faz sentido se pensarmos no Boom que a Televisão teve neste século.
    Nenhuma personagem presente nas 100 está aqui por acaso. Só aqui aparecerão personagens de séries com, pelo menos, uma temporada concluída, e algumas permitir-nos-ão promover determinadas séries menos conhecidas ou que mereciam mais crédito. É importante reforçar que estes não são os 100 Melhores Papéis da História da Televisão, mas sim as 100 Melhores Personagens. Tal como na rubrica anterior, procurámos escolher sobretudo personagens ficcionais e só existirão duas excepções a esta regra.
    Uma das principais diferenças na transposição do Cinema para Televisão é... o tempo. De personagens que nos impactaram em, de forma média, 2 horas, passamos agora para personagens que nos acompanharam ou acompanham ao longo de anos. Posto isto, deixamos o aviso que na caracterização/ defesa de cada personagem podem surgir spoilers relativos ao seu percurso e à sua série em si. Para todas as personagens que se queriam inscrever, as linhas fecharam a 1 de Outubro de 2015. Toda e qualquer personagem integrante de uma série com menos de 1 temporada até essa data, foi automaticamente excluída.


    E quem fará, desta vez, a defesa das 100 personagens? Tal como na edição anterior, dedicada à sétima arte, voltaremos a contar com a preciosa colaboração de vários escritores convidados. O contributo de várias visões do mundo e de vários estilos de escrita é aquilo que torna esta rubrica rica e entusiasmante. E completa, na medida em que os escritores responsáveis por várias personagens fizeram questão de frisar o seu ecletismo ao provarem que não vivem apenas no grande ecrã mas também de olhos postos na caixa mágica. À dupla habitual que gere o BPF - Miguel Pontares e Tiago Moreira - juntam-se então a Lorena Wildering e o Nuno Cunha, fundamentais na construção e organização do Top100, enquanto que a Cê e a SWP defenderão personagens de forma mais pontual.
    Mais cabeças significam mais séries e mais personagens, e este sexteto promete passar a televisão a pente fino, sempre com um critério: a qualidade. Prometemos entreter-vos durante os próximos tempos na defesa e justificação dos 100 magníficos.


    A 100.ª personagem será lançada já na próxima quarta-feira mas até lá deixamo-vos com a lista das Menções Honrosas - 46 personagens que se ficaram pelo quase, que estiveram quase a figurar entre as 100 mas que, por alguma razão, acabaram por ficar numa cesta à porta de casa, tapados com uma manta. É assim que, cronicamente, lidamos com as menções honrosas. São elas, sem qualquer ordem definida:


Michonne (Danai Gurira, The Walking Dead). Ben Linus (Michael Emerson, Lost). Lester Freamon (Clarke Peters, The Wire)
Brian Griffin (Seth MacFarlane [voz], Family Guy). Elaine Benes (Julia Louis-Dreyfus, Seinfeld). Chibs Telford (Tommy Flanagan, Sons of Anarchy)
Lt. Richard Winters (Damian Lewis, Band of Brothers). Hugo 'Hurley' Reyes (Jorge Garcia, Lost). Robert Barone (Brad Garrett, Everybody Loves Raymond)
James Darmody (Michael Pitt, Boardwalk Empire). 'Red' (Kate Mulgrew, Orange is the New Black). Roland 'Prez' Pryzbylewski (Jim True-Frost, The Wire)
Arthur Spooner (Jerry Stiller, The King of Queens). Constance Langdon (Jessica Lange, American Horror Story). Eric Northman (Alexander Skarsgård, True Blood)
Floki (Gustaf Skarsgård, Vikings). Chris Miles (Joe Dempsie, Skins). Carol Peletier (Melissa McBride, The Walking Dead)
Samantha Jones (Kim Cattrall, Sex and the City). Jim Moriarty (Andrew Scott, Sherlock). John Clare (Rory Kinnear, Penny Dreadful)
Patrick Jane (Simon Baker, The Mentalist). Peter Griffin (Seth MacFarlane [voz], Family Guy). Alison Bailey (Ruth Wilson, The Affair)
Seth Cohen (Adam Brody, The O.C.). Doug Stamper (Michael Kelly, House of Cards). Chuck Bass (Ed Westwick, Gossip Girl)
James 'Sawyer' Ford (Josh Holloway, Lost). Erlich Bachman (T.J. Miller, Silicon Valley). Simon Campos (Dominic Monaghan, FlashForward)
Agent June Stahl (Ally Walker, Sons of Anarchy). Wayne Unser (Dayton Callie, Sons of Anarchy). Jaqen H'ghar (Tom Wlaschiha, Game of Thrones)
Joe MacMillan (Lee Pace, Halt and Catch Fire), Cameron Howe (Mackenzie Davis, Halt and Catch Fire). Richard Harrow (Jack Huston, Boardwalk Empire)
Rumpelstiltskin (Robert Carlyle, Once Upon a Time). DS Justin Ripley (Warren Brown, Luther). Arthur Shelby (Paul Anderson, Peaky Blinders)
Cosima Niehaus (Tatiana Maslany, Orphan Black). Marlo Stanfield (Jamie Hector, The Wire). Stella Gibson (Gillian Anderson, The Fall)
Sue Sylvester (Jane Lynch, Glee). Wilson Wilson (Adeel Akhtar, Utopia). Sam Weir (John Francis Daley, Freaks and Geeks), Dr. Oliver Thredson (Zachary Quinto, American Horror Story)

0 comentários:

Enviar um comentário