21 de novembro de 2015

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 93



Série: Utopia
Actor: Neil Maskell

por Miguel Pontares
   
    'Where is Jessica Hyde?'
    Não há frase, sem margem para dúvidas, que Arby diga mais vezes em 'Utopia' que a pergunta que se tornou quase slogan da série britânica do Channel 4.
    Uma sugestão do meu grande amigo Daniel Machado, a série - que já esteve em vias de ser adaptada por David Fincher para a HBO - criada pelo visionário Dennis Kelly e realizada em grande parte pelo talentoso Marc Munden, é diferente de tudo o que já tenham visto. Única, tanto na sua dimensão visual (cores saturadas, cativantes) como na capacidade de nos impedir de continuar a olhar para uma colher da mesma maneira.
    Desde a reunião de um conjunto de fãs de uma BD misteriosa até a uma conspiração mundial, muita coisa muda em 'Utopia'. E essa mudança dá-se essencialmente em duas personagens que cruzam caminhos e trocam de pólos: Wilson Wilson e Arby.

    Na 1.ª de duas temporadas, Arby é um hitman da organização 'The Network'. Acompanhado pelo colega Lee, revela-se implacável e sem piedade (entre várias mortes que provoca, o massacre na escola é o mais difícil de esquecer), sempre com um perímetro abdominal considerável, uma locomoção deficiente e arrastada, e uma mala amarela. Arby é um cartoon, e toda a série consegue parecer uma banda desenhada.
    De assassino na linha de personagens como Anton Chigurh ou Lorne Malvo, Arby ganha com o passar dos episódios um contexto e potencial inesperados. Descobre que o nome Arby derivou das iniciais de Raisin Boy (R.B.) e que se chama de facto Pietre Carvel, sendo filho do cientista/ cartoonista Philip Carvel, que fez várias experiências com ele, tornando-o frio e (quase) sem sentimentos.
    A relação com a irmã Jessica é um dos pontos principais de uma personagem que em pequeno choca a mãe ao matar um coelho, condicionado pelas experiências do pai, mas que mais tarde se torna capaz de despertar o lado humano, com gorro e barba rija.

← Anterior (94)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (92) →                                                                                                              
               
Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário