17 de novembro de 2015

Revisão: 'Master of None'

Criado por
Aziz Ansari, Alan Yang

Elenco
Aziz Ansari, Noël Wells, Eric Wareheim, Lena Waithe, Kelvin Yu, Shoukath Ansari

Canal: Netflix

Classificação IMDb: 8.2 | Metascore: 91 | RottenTomatoes: 100%
Classificação Barba Por Fazer: 78


- Abaixo podem encontrar Spoilers - 

A História: 

    Aziz Ansari, que serviu 'Parks and Recreation' como Tom Haverford durante mais de uma centena de episódios, abriu asas, juntou-se a Alan Yang, argumentista e produtor na série da NBC, e juntos criaram a nova comédia da Netflix.
    'Master of None', já um sucesso aos olhos da crítica, funciona por várias razões. Os episódios, que são 10 no total, vêem-se com a facilidade com que se vê 'Silicon Valley', há uma certa reflexão dramática que faz lembrar o que a HBO tentou fazer com 'Togetherness' (que é inferior a este projecto do actor-argumentista Aziz Ansari) e, elogio dos elogios, há algo de 'Seinfeld' em 'Master of None'. Difícil de explicar o quê, no entanto.
    Quando Ansari falou com Jimmy Fallon no The Tonight Show, explicou que um dos objectivos de 'Master of None' era trabalhar de forma inteligente as minorias, satirizando vários estereótipos relativos a indianos e ao papel dos indianos na televisão e cinema norte-americanos. Daí que, enquanto noutras séries de comédia há 1 amigo indiano (e nunca mais que um!) num conjunto de amigos, em 'Master of None', o núcleo-duro de amigos de Dev (Aziz Ansari) contém apenas 1 amigo caucasiano. E é neste tipo de pequenas coisas que se faz o bom humor, com uma nova e interessante perspectiva, da série da Netflix.
    Em jeito de sinopse, cada um dos dez episódios da temporada de estreia explora principalmente um tema (coisas tão diferentes como a diáspora de antigas gerações do Oriente para os EUA, o preconceito da televisão norte-americana em relação aos indianos, as rotinas matinais de um casal ou a realidade dos idosos num lar) conseguindo ainda assim manter uma linha transversal e evolutiva. Os episódios têm de facto uma sequência, não caindo no corriqueiro e pouco chamativo cliché das sitcoms de cada episódio ser uma unidade quase isolada. Ansari, como Dev, é um actor que tenta singrar na indústria artística, enquanto reflecte sobre um conjunto de questões-chave sobre a sua vida pessoal e profissional.
    
    
A Personagem: Arnold (Eric Wareheim).
    Nos Estados Unidos, o pai de Aziz Ansari, Shoukath Ansari (que é Ramesh, pai de Dev, mantendo os laços familiares no ecrã) tem sido abundantemente elogiado. O homem tem a sua piada, mas não se pode dizer que seja um achado como actor. Curiosamente, talvez seja esse diferencial de qualidade o que o torna cómico. Numa série capaz de integrar em alguns episódios Claire Danes (Homeland), Danielle Brooks (Orange is the New Black) e a veterana Lynn Cohen, o destaque é, primeiro que tudo, o conjunto. Mas nesse conjunto há duas personagens especiais: Rachel, com Noël Wells a revelar-se a actriz mais interessante do elenco e a justificar o porquê de ter feito parte do Saturday Night Live e, finalmente, Arnold. A personagem de Eric Wareheim - entra em 6 episódios, e realizou quatro - é uma criança aprisionada dentro do corpo de um gigante, basicamente. É cómico, é estranho, e tem quase 2 metros de altura. 

O Episódio: 10 'Finale'.
    Há, de certo modo, um amadurecimento ao longo de 'Master of None'. A comédia é titular indiscutível mas os episódios que mais atenção dão à relação de Dev com Rachel (Noël Wells) fazem a série fugir do tradicional formato, aproximando-o de um '500 Days of Summer' da Televisão.
    'Finale' pode parecer um nome pouco criativo - confrontado com outros episódios como 'Parents', 'Mornings', 'Nashville' ou 'Indians on TV' - mas a designação tem duplo sentido, não só como finale de temporada. 'Master of None' consegue ser o tipo de série que nos faz sorrir (ou rir, em certos instantes) mas que logo a seguir nos faz dizer "olha, bem visto"; e o décimo episódio é talvez o melhor exemplo disso. Boa escrita, e uma ou outra surpresa bem pensada.

O Futuro: 
    Ainda não foi renovada para uma segunda temporada, mas não demorará a sê-lo. O final de temporada prepara terreno para uma sequela, a Netflix costuma segurar as suas séries com confiança, e o buzz que a série tem gerado só ajudará a dissipar qualquer tipo de dúvidas.
    Aziz Ansari e Alan Yang parecem ter encontrado, ao longo da temporada, a ambiência certa para 'Master of None'. A presença de Noël Wells e um par de cameos como a de Claire Danes nesta temporada, integrando actores ou actrizes improváveis neste habitat, é o que se pede.

0 comentários:

Enviar um comentário