19 de novembro de 2015

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 13

Custou, mas já passou. A janela internacional que garantiu o apuramento da Hungria, Irlanda, Ucrânia e Suécia para o Euro-2016 terminou, deixando-nos agora num non-stop de Premier League. No espaço dos próximos 9 fins-de-semana há 10 jornadas de Premier League. Uma boa sensação.
    Esta jornada 13 não se deixará afectar por tantas lesões como da última vez que as Selecções fizeram múltiplas vítimas (o facto da maioria dos jogos, desta vez, terem sido amigáveis, ajuda), sendo que a grande baixa vem inclusive da jornada anterior - Dimitri Payet, quanto a nós o jogador mais consistente da liga inglesa até à data, acima de Vardy e Mahrez, lesionou-se contra o Everton, ficando afastado dos relvados até final de Fevereiro. Nesta 13.ª jornada o grande jogo acontece no Etihad Stadium, com o Manchester City a receber o Liverpool, sendo que o estatuto de favorito do City poderá ficar ainda mais reforçado caso Silva e Agüero já possam dar o seu contributo. Os regressos do espanhol e o argentino estão para breve, obrigando a alguma ginástica na gestão dos plantéis de Fantasy. Olhando para outros jogos, o Chelsea dá início a uma sequência de embates caseiros extremamente favoráveis (mas a lógica e o Chelsea não combinam esta época), e a ausência de Payet faz do Tottenham favorito diante do West Ham de Bilic.
    Quanto à jornada passada (12), esteve longe de ser uma jornada fácil. Os jogadores que mais pontuaram foram figuras improváveis - Lingard e Howson, ambos com 11 pts - e de resto muitos dos outros destaques como Rob Elliot, Lanzini, Kanté ou Yoshida são igualmente jogadores com baixa % de proprietários. À parte podemos avaliar 3 nomes: Scott Dann (bastante consistente ao longo da época e um bom negócio dado o calendário do Crystal Palace), Coutinho (no crescendo esperado com Klopp) e, embora seja um pouco redundante, Jamie Vardy. Bonito gesto de Mahrez no jogo contra o Watford, a deixar o avançado inglês marcar a grande penalidade, fixando uma marca de 9 jogos consecutivos a marcar. Próximo objectivo: igualar Ruud van Nistelrooy!
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Assim, nesta 13.ª jornada, muita atenção a:

Romelu Lukaku - Everton - 8.6
    Nas suas melhores épocas na Premier League, o possante avançado belga marcou 17 (West Brom) e 15 golos (Everton). Com 7 golos em 12 jornadas, há razões para crer que Lukaku pode estabelecer esta temporada um novo recorde pessoal em Inglaterra.
    Brilhou contra o Sunderland - 1 golo e 2 assistências - no "jogo de Koné", voltou a marcar no terreno do West Ham, e agora tem pela frente uma sequência de fazer crescer água na boca. Como dissemos aquando do Everton-Sunderland, o mais difícil já tinha passado para os toffees, que tinham tudo para subir a bom ritmo na tabela nas jornadas seguintes. A equipa de Roberto Martínez está em 9.º lugar, a 7 pontos do Top-4, tendo como calendário: Aston Villa (casa), Bournemouth (fora), Crystal Palace (casa), Norwich (fora), Leicester (casa), Newcastle (fora), Stoke (casa). É certo que alguns jogos serão mais taco-a-taco, mas teoricamente parecem todos eles jogos para o Everton marcar. Por isso, Lukaku é nesta altura um dos jogadores que têm que ter nos vossos plantéis. 


Eden Hazard - Chelsea - 10.9
    Por momentos, vamos tentar esquecer a época que o Chelsea tem feito até agora. Ok, é impossível. Por momentos, vamos tentar esquecer o facto de Hazard, Matic e Diego Costa serem dados como possíveis transferíveis em Janeiro. Ok, é impossível.
    A época do Chelsea tem sido anedótica, e todos os jogadores (Willian é a excepção) têm sido sombras. Depois de duas épocas seguidas a fazer 14 golos e 10 assistências, Hazard - que parecia opção obrigatória para qualquer plantel no começo da época - resume-se actualmente a 1 golo e 3 assistências, ganhando apenas 2 pontos de Bónus (em 2014/ 15 foram 42, a ilustrar o porquê de ter sido o melhor jogador do campeonato).
    Caso Mourinho mantenha o belga em campo, e caso a equipa precise apenas de um clique, não havendo jogadas de bastidores contra o treinador ou qualquer cenário do género, Hazard - um dos potenciais candidatos a Bola de Ouro nos próximos anos - tem que acordar mais tarde ou mais cedo.
    Entre Novembro e Dezembro o Chelsea tem um calendário muito acessível em casa: Norwich, Bournemouth, Sunderland e Watford. Intercalados com duas deslocações complicadas. Quer isto dizer que, em condições normais (irónico invocar a normalidade nesta época dos blues), Hazard pode começar a dar pontos em breve, tornando-se um possível alvo de transferência, como Özil já é, caso Alexis Sánchez não mantenha o nível de há algumas jornadas atrás. É esperar para ver.


Yannick Bolasie - Crystal Palace - 6.1
    Com um conjunto de jornadas bastante interessantes (as duas próximas têm jogos caseiros com Sunderland e Newcastle) em perspectiva, Yannick Bolasie pode voltar a ser o terror das defesas.
    Marcou em ambos os jogos pela RD Congo, marcou quando pisou o relvado de Anfield, contribuindo para a vitória surpreendente da equipa de Alan Pardew (melhor treinador inglês da actualidade?), e o adversário desta jornada dá pelo nome de Sunderland.
    Talvez já não se recordem, mas na temporada passada Bolasie destruiu o Sunderland com um fantástico hat-trick. Ora, motivado pela última recordação que tem contra os black cats, com uma defesa que terá muitas dificuldades para travar o congolês, pode-se esperar novamente um grande jogo. Não um hat-trick, mas forte impacto no jogo. Alguns de vocês entenderão que Cabaye ou Zaha têm feito mais para merecer o voto de confiança, mas é preciso ter em conta que ambos estão a 1 cartão amarelo de ficarem suspensos um jogo. Bolasie, tem tudo a seu favor.


Gylfi Sigurdsson - Swansea - 7.2
    Depois de 4 jornadas iniciais incríveis, com Gomis e Ayew endiabrados, o Swansea tem estado muitíssimos furos abaixo. Basta ver que os swans têm 13 pontos, mas 8 deles foram alcançados nesse quarteto de jogos inicial. Daí para cá, em oito jogos, 5 derrotas, 2 empates e apenas uma vitória.
    Esta jornada, no entanto, pode ditar algo bom para o Swansea. Embora a equipa de Gary Monk tenha perdido recentemente a sua capacidade de dominar e controlar qualquer jogo em casa, se o conseguir fazer contra o Bournemouth, será meio caminho andado para amealhar 3 pontos. Tanto Swansea como Bournemouth são equipas de posse, que praticamente só conseguem exprimir o seu jogo quando controlam o jogo (com bola). É difícil ver o Bournemouth a conseguir ganhar um jogo até à reabertura do mercado de transferências, com as lesões de Wilson, Gradel e Mings a desnortearem um plantel já de si pouco profundo. Embora Ayew esteja a ser o único jogador decente do Swansea no conjunto da temporada, apostamos que esta pode ser uma jornada com o selo de qualidade do islandês Gylfi Sigurdsson. Em 2014/ 15 foram 7 golos e 10 assistências (é certo que pontuou mais quando tinha Bony na equipa, com quem se entendia às mil maravilhas), e contra os cherries deve ser peça-chave.


Danny Rose - Tottenham - 5.2
    Alderweireld, Dier, Vertonghen, Walker, Rose. No 4-2-3-1 de Pochettino, cabem 5 defesas porque Dier tem jogado no miolo ao lado de Alli ou Mason. Há assim cinco opções - entre 5.0 e 5.5 - para terem um defesa dos spurs nas vossas equipas.
    No conjunto das jornadas disputadas até agora, só Manchester United, Arsenal e Manchester City têm menos golos sofridos que o Tottenham. Num exercício de futurologia, verão como no wildcard de Janeiro muito poucos serão os managers que abdicarão de ter um defesa do Tottenham nos cinco do plantel. Com bom ou mau calendário, a quantidade de clean sheets manter-se-á regular: o Tottenham tem uma defesa sólida, um grande guarda-redes (Lloris) e é muito provavelmente a equipa que está melhor trabalhada do ponto de vista físico. É apanágio das equipas de Pochettino esta dimensão-extra, por força de uma pré-época mais exigente.
    Olhando para os cinco defesas, é fácil actualmente colocar Kyle Walker num patamar abaixo como opção de Fantasy, mas todos os restantes têm argumentos a favor. Alderweireld e Vertonghen formam uma dupla coesa, e ambos podem fazer a diferença numa bola parada, sendo os dois candidatos a Bónus; Dier tem a vantagem de jogar no meio-campo; por fim, Danny Rose parece ser o principal beneficiado com o momento de forma de Harry Kane. O avançado inglês leva já 3 jornadas consecutivas a facturar, e o lateral-esquerdo parece conseguir sempre encontrá-lo com os seus cruzamentos teleguiados.


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Coisa rara o que vamos fazer - embora o Swansea seja uma das três equipas em pior momento (só Bournemouth e Aston Villa estiveram pior nos últimos 6 jogos), acreditamos que Lukasz Fabianski (5.0) pode conseguir uma clean sheet na recepção ao Bournemouth. Os dois guarda-redes em melhor forma recentemente, Butland e De Gea, têm deslocações difíceis, especialmente o inglês; sendo Petr Cech (5.6) e Wayne Hennessey (4.0) também boas opções. Lloris e Tim Howard também são guardiões a considerar.

- Defesas: Chegando à defesa, e tendo já falado do lateral Danny Rose, as top-picks são dois centrais. Primeiro, Scott Dann (5.2). O central do Crystal Palace, que deu a vitória em Anfield, recebe esta jornada o Sunderland e tem agora 3 jogos em casa nos próximos 4. Com Joel Ward sem ser titular indiscutível, apostar no central acaba por ser o mais seguro. Depois, há Laurent Koscielny (6.0). O central do Arsenal vinha de uma sequência de 7-10-15 antes do empate contra o Tottenham, e é impossível ignorar o bom calendário dos gunners. É certo que há 3 jogos fora nos próximos 4, mas WBA, Norwich, Sunderland e Aston Villa é uma boa sequência, especialmente sendo a equipa de Wenger a que mais pontos fez nos últimos seis jogos (acima de Southampton, Leicester e Stoke). Seamus Coleman (5.9), motivado com a qualificação da sua Irlanda, e John Terry (6.6) também poderão destacar-se.

- Médios: Nas nossas recomendações deixámo-nos levar por jogadores à procura do seu momento de forma (Hazard, Sigurdsson) e outro que parece estar destinado a ser um diabo à solta neste fim-de-semana (Bolasie). No entanto, há jogadores em forma cujo nível de confiança os pode fazer decidir qualquer jogo - são os casos de Gerard Deulofeu (6.2), Riyad Mahrez (6.7) e Mesut Özil (8.9). Depois, não será surpresa alguma se Sadio Mané, Eriksen, Wijnaldum ou Cabaye também pontuarem nesta jornada, na qual Walters apresentará a maior confiança do planeta em casa do Southampton, depois de colocar o seu país no Euro-2016. No grande M. City-Liverpool, De Bruyne é a opção nº 1, na primeira vez que Sterling defronta o Liverpool. A presença ou não de Silva e Agüero, o momento de Coutinho, e a preparação de Klopp, todas estas variáveis terão o seu peso.

- Avançados: A nossa máxima mantém-se - primeiro Vardy, depois o resto do mundo. O avançado do Leicester pode nesta jornada atingir o recorde de Ruud van Nistelrooy de 10 jogos consecutivos a marcar na Premier League, e o Newcastle parece ser o adversário perfeito para tal. Caso marque neste Sábado, Vardy pode depois bater o recorde do ponta-de-lança holandês contra o clube ao serviço do qual esse recorde foi fixado, e é preciso lembrar a extraordinária exibição de Vardy no mítico Leicester 5-3 M. United de 2014/ 15.
    Para além de Vardy, Lukaku e Harry Kane (9.4) são os avançados do momento. Enquanto Agüero não apresentar sinais de estabilidade física (poderá ser sensato só o colocar lá para a jornada 16 ou 18), há outros avançados a considerar: no Watford-M. United tanto poderão marcar Rooney ou Martial como Deeney ou Ighalo, Diego Costa (10.9) tem mais do que qualidade para marcar ao Norwich, se não se perder a dizer aos adversários que cheiram mal, e - embora não sejam jogadores que nos pareçam opções sólidas a médio-prazo - Bafétimbi Gomis (6.8) e Olivier Giroud (8.8) podem marcar neste fim-de-semana.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Fabianski; Dann, Koscielny, Rose; Hazard, Bolasie, Sigurdsson, Deulofeu; Vardy, Lukaku, Kane

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Watford v Manchester United - Wayne Rooney; Troy Deeney
Chelsea v Norwich - Eden Hazard; Willian
Everton v Aston Villa - Romelu Lukaku; Gerard Deulofeu
Newcastle v Leicester City - Jamie Vardy; Riyad Mahrez
Southampton v Stoke - Sadio Mané; Jonathan Walters
Swansea v Bournemouth - André Ayew; Gylfi Sigurdsson
West Brom v Arsenal - Alexis Sánchez; Mesut Özil
Manchester City v Liverpool - Kevin De Bruyne; Philippe Coutinho
Tottenham v West Ham - Harry Kane; Danny Rose
Crystal Palace v Sunderland - Yohan Cabaye; Yannick Bolasie

0 comentários:

Enviar um comentário