5 de novembro de 2015

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 12

A Liga em que não há jogos fáceis para ninguém tem neste fim-de-semana a sua 12.ª jornada. Depois deste Domingo (8 de Novembro), só voltaremos a assistir à liga mais equilibrada dos grandes campeonatos europeus a 21/11, já depois de vários amigáveis de Selecções, que acompanham os confrontos de Play-Off de acesso ao Euro'2016.
    Numa liga pródiga em surpresas, o Chelsea de Mourinho continua a ser a maior delas. O actual 15.º classificado amealhou a sua 6.ª derrota (terceira em casa) em 11 jogos contra o Liverpool de Klopp, e está neste momento a dez pontos do Top-4. A força do Leicester (leia-se, Mahrez e Vardy) voltou a ser evidente na medida em que a equipa orientada por Claudio Ranieri ultrapassou um difícil teste no terreno do West Brom, sendo a surpresa positiva (para além do West Ham "papa" grandes) desta Premier League - 3.º lugar, com menos 3pts que os líderes City e Arsenal.
    O grande jogo da jornada 12 acontece no Emirates Stadium. O Arsenal recebe o seu rival do Norte de Londres, o Tottenham, numa fase em que - internamente - ambos os emblemas têm apresentado qualidade e regularidade. O Arsenal é, em conjunto com o Manchester United, a melhor defesa (8 golos sofridos) da Premier League, mas logo de seguida vem o Tottenham, acompanhado pelo Manchester City com 9 golos sofridos. É certo que os gunners vêm de uma pesada derrota em Munique por 5-1, que deixou em definitivo o Olympiacos-Arsenal como um jogo a não perder, mas derby é derby e pouco importa à volta do mesmo. De resto, tanto as equipas de Manchester como o Leicester são favoritos nos seus jogos, o West Ham-Everton parece ser um embate bastante interessante, o Chelsea visita o Stoke (equipa que eliminou os blues da Capital One Cup) e o Liverpool de Jürgen Klopp tem, no fecho da jornada, uma boa oportunidade para dar sequência ao excelente jogo realizado em Stamford Bridge.
    Depois de na jornada 10 o destaque ter sido Kane, na jornada 11 foi Koné. O jogador do Everton fez 3 golos e 1 assistência (20 pontos), num 6-2 dos toffees no qual Lukaku e Deulofeu também estiveram em claro destaque. O WBA-Leicester serviu para Vardy marcar pela oitava jornada consecutiva, e serviu para Mahrez voltar a fixar-se como o jogador com mais pontos no Fantasy (85, acima de Vardy e Payet). Koscielny e Otamendi foram destaques defensivos, Butland foi o guarda-redes mais pontuado, Ighalo voltou a evidenciar a sua veia goleadora e Coutinho destruiu o Chelsea com 2 belos golos. O verdadeiro MVP da jornada, considerando o peso do jogo em si.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Assim, nesta 12.ª jornada, muita atenção a:

Riyad Mahrez - Leicester City - 6.6
    Dizer que Mahrez está de volta é uma falácia. Porque ele nunca chegou a desaparecer efectivamente. Novamente destacado como nº 1 dos jogadores no Fantasy da Premier League, o argelino brilhou no terreno do West Brom, com 2 golos que lhe valeram 15 pontos (a marca com que iniciou a época). Tudo somado são já 7 golos e 5 assistências, com seis jornadas das 11 disputadas a totalizar 10 ou mais pontos.
    O 3.º lugar do Leicester City deve-se também a Ranieri (para nós uma surpresa o feliz casamento de ideias entre o treinador e a equipa) mas principalmente a dois jogadores especiais: Jamie Vardy e Riyad Mahrez. Vejamos, o Leicester tem 23 golos marcados (2.º melhor ataque), sendo que tanto Vardy (11golos+1assist) e Mahrez (7+5) estão ligados a doze lances de golo cada um. Extraordinários os números do argelino e, claro está, do avançado que há alguns anos trabalhava numa fábrica de talas para fins médicos. Tendo marcado juntos 18 dos 23 golos dos foxes nesta Premier League, é altamente provável que voltem a deixar ambos ou pelo menos um a sua marca diante do Watford. Prevê-se um jogo aberto - dizer que é um jogo que envolve o Leicester parece suficiente para chegar a essa conclusão -, uma autêntica partida de ping-pong. Diz a lógica que a maioria dos utilizadores irá escolher ou Vardy ou Mahrez como capitão nesta jornada.


Christian Benteke - Liverpool - 8.3
    É bastante provável que no espaço dos próximos meses seja uma constante referir o Liverpool como a equipa que melhor pressiona na Premier League. Os reds já estão a deixar a imagem de total compromisso e entrega, revelando-se capazes de ultrapassar os limites por Klopp, e o Chelsea 1-3 Liverpool foi o jogo perfeito para marcar um novo começo. O ADN Klopp está já a manifestar-se em diversos parâmetros: a reacção à perda da bola é fantástica, a projecção dos laterais muito melhor (principalmente Moreno) e a linha avançada começa a soltar o seu perfume com confiança. Klopp gosta de Lallana, mas é de Coutinho (2 grandes golos ao Chelsea) e, a seu tempo, Roberto Firmino que se pode esperar bastante.
    Faz sentido que Klopp queira atacar uns 2 reforços em Janeiro, mas até lá espera-se uma progressiva subida na tabela por parte do clube da cidade dos Beatles. Interpretando o que o campeonato tem sido até agora, é bastante possível que os rivais de Manchester e o Arsenal terminem entre os 4 primeiros lugares, mas com o Chelsea no estado actual e caso os blues não consigam sair da depressão suficientemente cedo, há uma vaga para Liverpool, Tottenham, West Ham, Southampton ou Everton. O Liverpool-Crystal Palace pode ser uma tarde feliz para Anfield, e prevemos um bom jogo para Benteke (marcou nas últimas duas jornadas quando saiu do banco), tanto melhor consoante a equipa da casa consiga controlar as arrancadas de elementos como Bolasie ou Zaha.


David De Gea - Manchester United - 5.5
    Nos últimos cinco jogos do Manchester United na Premier League, 4 clean sheets. O principal motivo: David De Gea.
    O espanhol, o grande destaque entre os postes numa liga que conta com grandes guarda-redes como Cech, Lloris e Courtois, é o primeiro guarda-redes que colocamos nos 5 destaques destas edições precisamente por ser um guardião especial.
    Louis van Gaal tem variado a sua defesa, o que leva a que apenas Smalling seja uma aposta de confiança. Mas num United com tanta bola e com De Gea na baliza, é seguro apostar defensivamente nos red devils. O raciocínio é simples: o United é propenso a ser uma das equipas com mais clean sheets no final do campeonato, pela sua filosofia e pelo controlo que consegue ter dos jogos, mais ainda porque, variando o número de vezes que é testado, De Gea normalmente só não defende o impossível. 7-1-7-6-9 é uma excelente sequência para um guarda-redes. Old Trafford parece ser de betão (só Benteke marcou lá, e foi um dos melhores golos de 2015/ 16), será o West Brom capaz de contrariar isso?


Matt Ritchie - Bournemouth - 5.6
    O Bournemouth tem tudo para ser aquela equipa pela qual os amantes de futebol irão torcer para que se salve milagrosamente perto do fim. Com um plantel curto, e uma ideia de jogo ambiciosa (Eddie Howe é um dos treinadores mais evoluídos da Premier League) as lesões graves de Callum Wilson e Max Gradel têm custado caro. Afinal de contas, estão entre os 3/ 4 melhores jogadores do clube. Para se manter entre os grandes deverá ser necessário actuar no defeso de Janeiro (gastar dinheiro em Charlie Austin daria muito jeito, embora a equipa pareça órfã de um bom guarda-redes e de um bom médio centro capaz de segurar a equipa, sendo que os centrais não chegam para este nível), mas nestes 2 meses até o mercado abrir, há vários jogos difíceis e, por isso, qualquer jogo em que o favoritismo esteja dividido, é para aproveitar. É o caso deste Bournemouth-Newcastle. Olhando para as duas equipas, o Newcastle tem melhores jogadores. Mas quem tiver visto a personalidade com que o Bournemouth jogou no campo do Southampton, sem proveitos, fica com a noção que os cherries merecem outra sorte por vezes. Contra um Newcastle com a baliza amaldiçoada, apostamos em Matt Ritchie para ser destaque. O escocês dos grandes golos precisa de assumir a equipa, carregando-a, marcando golos e fazendo-a jogar.


Sadio Mané - Southampton - 8.0
    Esta última vaga poderia estar destinada a Giroud (extrema regularidade ultimamente em termos de golos) ou a Sterling (para ser um diferencial e não falar de De Bruyne), mas optámos pelo senegalês Sadio Mané.
    A razão é simples. Mané é daqueles jogadores, como Suárez também o era quando estava na Premier League, cuja confiança e virtuosismo aumentam ao defrontar uma vítima crónica; provocando, em sentido inverso, calafrios no estômago dos opositores que o revêem depois de terem sido humilhados.
    O calendário é extremamente favorável ao Southampton e a Sadio Mané. Nos próximos 4 jogos há Sunderland (fora), Stoke (casa), Manchester City (fora), Aston Villa (casa). Em 2014/ 15, Mané só não marcou ao City. Marcou ao Stoke, fez o hat-trick mais rápido da História da Barclays Premier League contra o Aston Villa, e contra o Sunderland marcou em ambas as voltas. Talvez já não se recordem, mas o Southampton na temporada passada atropelou o Sunderland com um violento.. 8-0. O Sunderland parecia ter ganho ânimo ao vencer o derby contra o Newcastle, mas entretanto sofreu 6 golos em Goodison Park. É difícil prever que Sunderland veremos no Stadium of Light, mas é fácil adivinhar que Sadio Mané é o tipo de jogador capaz de criar muitos pesadelos para uma defesa com as características da do Sunderland.



Outras Opções:
- Guarda-Redes: Já elegemos De Gea como o guarda-redes para esta jornada, mas há outros nomes que merecem entrar na discussão. Cech e Lloris têm estado bem mas, visto que se defrontam no derby londrino, o melhor é não apostarem em nenhum (apostando em algum, Cech); Asmir Begovic (5.0) será uma peça fundamental na primeira vez que joga no estádio do Stoke como adversário, e é mais provável Joe Hart (5.7) (desde que não volte a oferecer um golo) garantir uma clean sheet, mesmo estando o Aston Villa em dia de se mostrar ao novo treinador, do que Mignolet. Stekelenburg e Schmeichel devem ganhar os seus jogos, mas provavelmente sofrerão algum golo.

- Defesas: No sector defensivo, apostamos em Marcos Rojo (5.4) uma vez que é um dos red devils em boa forma e com potencial para ter Bónus, e no seu compatriota e rival Nicolás Otamendi (6.5). A dupla Kompany-Otamendi promete tornar-se um caso sério, e o argentino é um dos centrais mais perigosos da actualidade nos cantos e bolas paradas ofensivos. Por fim, e mesmo achando que pode até sofrer um golo, temos que mencionar Alberto Moreno (4.8). Para além de ser muito barato, com Klopp transfigurou-se e surge constantemente em terrenos avançados. Assistências e um ou outro golo acabarão por acontecer nos próximos tempos. Para além deste trio, se o Arsenal conseguir não sofrer golos muito o deverá a Koscielny, e jogadores como Van Dijk ou Simon Francis têm algum potencial ofensivo.

- Médios: Mahrez, Mané e Ritchie foram os médios sobre os quais dissertámos acima. Kevin De Bruyne é, jornada após jornada, alguém a ter, tal como Dimitri Payet e Alexis Sánchez. O chileno costuma aparecer neste tipo de jogos, mas atenção ao momento de Mesut Özil (8.7), já com 9 assistências e finalmente a exibir-se de forma impressionante mas regular, agora adaptado ao futebol inglês. No United pode ser o tipo de jogo para Ander Herrera (6.6), Mourinho tem Willian (6.8) em boa forma, e Philippe Coutinho (8.1) quererá dar sequência ao grande jogo que fez em Stamford Bridge. Vardy e Mahrez precisarão de Albrighton, Ayew é sempre apelativo embora o Swansea não respire saúde, e para quem queira demarcar-se de De Bruyne, tem Raheem Sterling (8.9) ou Yaya Touré.

- Avançados: Primeiro Vardy, depois o resto do mundo. Nesse lote, já falámos da potencial boa jornada de Benteke, mas atenção ao capitão Wayne Rooney (10.1), a Wilfried Bony (8.4), e a jogadores em forma como Odion Ighalo (5.5), Olivier Giroud (8.7) e Graziano Pellè (8.5).

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-5-2): De Gea; Rojo, Otamendi, Moreno; De Bruyne, Mahrez, Mané, Ritchie, Sánchez; Vardy, Benteke

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Bournemouth v Newcastle - Matt Ritchie; Moussa Sissoko
Leicester City v Watford - Jamie Vardy; Odion Ighalo
Manchester United v West Brom - David De Gea; Marcos Rojo
Norwich v Swansea - André Ayew; Jonathan Howson
Sunderland v Southampton - Graziano Pellè; Sadio Mané
West Ham v Everton - Dimitri Payet; Ross Barkley
Stoke v Chelsea - Willian; Xherdan Shaqiri
Aston Villa v Manchester City - Kevin De Bruyne; Raheem Sterling
Arsenal v Tottenham - Alexis Sánchez; Olivier Giroud
Liverpool v Crystal Palace - Philippe Coutinho; Christian Benteke

0 comentários:

Enviar um comentário