27 de fevereiro de 2016

Previsões Vencedores Óscares 2016

Preparem-se, vêm aí os óscares mais difíceis de prever dos últimos anos! Amanhã à noite o Dolby Theatre em Los Angeles será mais uma vez palco da cerimónia dos Óscares da Academia. A 88.ª edição contará com a apresentação de Chris Rock, que certamente irá referir a ironia de, num ano em que foram sugeridos boicotes e o sistema de votação foi repensado (tudo movido pelo movimento #OscarsSoWhite), ser um afro-americano o anfitrião da noite. Questões raciais à parte, houve de facto algumas injustiças este ano, sendo a ausência de Idris Elba (Beasts of No Nation) uma delas. 'The Revenant' (12 nomeações) e 'Mad Max: Fury Road' (10) são este ano os dois filmes mais nomeados, e também por isso os principais favoritos a somar várias estatuetas - o filme de Alejandro González Iñárritu, com Leonardo DiCaprio e Tom Hardy nos principais papéis, é o grande favorito da noite, mas 'Mad Max: Fury Road' (que conta igualmente com Tom Hardy) pode ser o papa-técnicos da noite, sucedendo a 'The Grand Budapest Hotel' e 'Gravity'.
    Ao contrário doutros anos, olhar para as várias entregas de prémios que antecedem e ajudam a prever os Óscares serve de pouco ou nada. 'The Big Short' venceu nos Producers Guild Awards (nos últimos 8 anos o vencedor dos PGA ganhou sempre o óscar máximo), nos SAG Awards foi 'Spotlight' a vencer, enquanto que 'The Revenant' juntou às vitórias nos Globos de Ouro e nos BAFTA o destaque para Iñárritu por parte dos Directors Guild Awards. Neste caso, o bem foi espalhado pelas aldeias.
    Assim, 'The Revenant', 'The Big Short' e 'Spotlight' parecem ombrear entre si pela estatueta mais desejada, com vantagem para o primeiro. Os restantes dois parecem certezas nos Argumentos - adaptado e original, respectivamente - e face ao método de votação da Academia pode dar-se uma surpresa, algo como 'Room' ou 'Mad Max: Fury Road' terem uma noite, inesperada, em cheio. Algo que está mais perto de acontecer para o quarto filme do franchise de George Miller - que deve obter entre 4 e 8 óscares, o que o poderia deixar como uma espécie de vencedor se um desses fosse o de Realizador. Nota importante: se o mexicano Alejandro G. Iñárritu conseguir que 'The Revenant' ganhe Melhor Filme e Melhor Realizador torna-se o 3.º realizador a ganhar duas vezes consecutivas (depois de John Ford e Joseph L. Mankiewicz) na sua categoria, mas o primeiro da História a conseguir que dois filmes seus sejam vencedores em anos consecutivos. Veremos o que acontece, uma vez que 'The Revenant' tem a seu favor a possível combo Realizador+Actor+Fotografia+Som, sem excluir uma vitória nos efeitos visuais graças àquele ursinho, mas contra si o facto de ser mais drástico na divisão de opiniões, ao contrário de filmes mais consensuais como 'The Big Short' e 'Spotlight'.

    Pelo palco, para apresentar os vários nomeados e entregar as estatuetas aos vencedores, vão passar figuras como Morgan Freeman, Jared Leto, Margot Robbie, J. K. Simmons, Tina Fey, Ryan Gosling, Whoopi Goldberg, Daisy Ridley, Jacob Tremblay, J. J. Abrams e Russell Crowe.
    Amanhã poderão ler os nossos Óscares Barba Por Fazer 2016, mas por agora estas são as nossas previsões para a realidade.

Melhor Filme: The Revenant (Spotlight, The Big Short)
Melhor Realizador: Alejandro G. Iñárritu (George Miller)
Melhor Actor: Leonardo DiCaprio
Melhor Actriz: Brie Larson
Melhor Actor Secundário: Sylvester Stallone (Mark Rylance, Tom Hardy)
Melhor Actriz Secundária: Alicia Vikander (Kate Winslet)
Melhor Argumento Original: Spotlight
Melhor Argumento Adaptado: The Big Short
Melhor Design de Produção: Mad Max: Fury Road
Melhor Fotografia: The Revenant
Melhor Guarda-Roupa: Mad Max: Fury Road
Melhor Edição/ Montagem: Mad Max: Fury Road | The Big Short
Melhor Caracterização: Mad Max: Fury Road
Melhor Banda Sonora: The Hateful Eight
Melhor Mixagem de Som: The Revenant (Mad Max: Fury Road)
Melhor Edição/ Montagem de Som: The Revenant | Mad Max: Fury Road
Melhores Efeitos Visuais: Star Wars: The Force Awakens | The Revenant (Mad Max: Fury Road)
Melhor Música: "Til it Happens to You", The Hunting Ground
Melhor Filme de Animação: Inside Out
Melhor Filme Estrangeiro: Son of Saul
Melhor Documentário: Amy
Melhor Curta-Metragem: Shok (Ave Maria, Stutterer)
Melhor Documentário (Curta): Body Team 12 | A Girl in the River: The Price of Forgiveness | Claude Lanzmann: Spectres of the Shoah
Melhor Curta de Animação: World of Tomorrow | Sanjay's Super Team (Bear Story)


Conclusões finais:

    Ao contrário de anos anteriores, desta vez há várias categorias que estão longe de estar "fechadas", e parece-nos que poderão acontecer algumas surpresas.
    Diz a lógica que 'The Revenant' e 'Mad Max: Fury Road' sejam os filmes mais galardoados da noite. Competem entre si em diversas categorias técnicas, e nesse sentido pode dar-se o caso de 'Mad Max' ser o filme que leva mais figuras douradas para casa, sendo ainda assim 'The Revenant' o vencedor da noite.
    Desconstruindo, há algumas categorias em que, essas sim, a vitória parece absolutamente garantida: Leonardo DiCaprio vai finalmente ganhar o óscar (à sexta nomeação) e Brie Larson também já há-de ter o discurso bem preparado. Os argumentistas de 'Spotlight' e 'The Big Short' devem subir ao palco, e Emmanuel "Chivo" Lubezki deve conseguir o seu 3.º óscar consecutivo de Melhor Fotografia (Roger Deakins tem com 'Sicario' a sua 13.ª nomeação e nunca ganhou, ele sim um mártir maior que Leo) depois de ter ganho em 2014 com 'Gravity' e 2015 com 'Birdman'. As categorias de Melhor Filme de Animação ('Inside Out'), Melhor Documentário ('Amy') e Melhor Filme Estrangeiro (o húngaro 'Son of Saul') também parecem muitíssimo bem encaminhadas. Tendo como indicadores outras entregas de prémios, é improvável que 'Anomalisa' e 'Mustang' roubem o protagonismo na animação e no filme estrangeiro. Lady Gaga deve vencer pela música de 'The Hunting Ground', e o compositor italiano Ennio Morricone deve conseguir aos 87 anos o seu primeiro óscar graças a 'The Hateful Eight'. Entre as várias distinções técnicas que deve recolher, 'Mad Max: Fury Road' parte na pole position como Melhor Design de Produção e Melhor Caracterização, enquanto que no Melhor Figurino há que ter em conta que a nomeada Sandy Powell está duplamente nomeada (por 'Cinderella' e 'Carol'), o que pode funcionar a seu favor, ou a favor de 'Mad Max'. Curiosamente, nos prémios da área 'Mad Max' ganhou mas quem lhe fez companhia foi 'The Danish Girl'.
    A Edição e Mistura de Som deve decidir-se entre os 2 filmes com mais nomeações da noite - podendo dar-se o caso de cada qual ganhar uma categoria - e a Edição ou Montagem pode ir parar às mãos da mulher de George Miller, Margaret Sixel, mas muita atenção ao dinamismo de 'The Big Short'. Já nos efeitos visuais a Academia deve enfrentar uma dúvida a três: premiar o despertar da força do sci-fi 'Star Wars', o mundo pós-apocalíptico de 'Mad Max' ou o momento poderoso de 'The Revenant' que envolve o urso.
    Se DiCaprio e Larson são dados adquiridos, temos algumas reticências em relação aos desempenhos secundários. Alicia Vikander parece estar numa situação mais confortável, mas pode ver o seu incrível ano de 2015 beliscado por Kate Winslet (é mesmo a pedir, aquela fotografia dela e DiCaprio com os óscares na mão...), enquanto que a segunda nomeação de Sylvester Stallone no papel de Rocky Balboa, 39 anos depois, pode funcionar pelo lado emocional; mas não pomos de parte uma surpresa chamada Tom Hardy, Mark Rylance ou mesmo Christian Bale.
    Para acertar as 24 categorias dos Óscares é preciso acertar nas 3 de curtas e esse é o verdadeiro 31 da coisa. Na Animação, o futurista 'World of Tomorrow' de Don Hertzfeldt parece-nos o favorito, uma curta complexa no conteúdo mas muito simples na técnica, na mensagem final e na utilização da voz da sobrinha do autor. 'Sanjay's Super Team', da Pixar, e o chileno 'Bear Story' têm também uma palavra a dizer, claramente. Nos documentários em curta-metragem, todos eles abordam temas pesados e com "cheiro" a óscar, e por isso mesmo não nos atrevemos a opinar entre o trio que destacámos. Por fim, a Melhor Curta-Metragem apresenta-se este ano em força - apostamos em 'Shok', com a amizade de dois miúdos em plena guerra do Kosovo no centro da acção, mas as freiras de 'Ave Maria' a cumprir voto de silêncio e 'Stutterer' têm similar força, e mesmo o alemão 'Everything Will Be Okay' sobre um pai e uma filha tem hipóteses.
    Os óscares de Melhor Filme e Melhor Realizador serão decisivos na eleição do "vencedor da noite". Pode ser uma dupla vitória de 'The Revenant', pode ser algo como Revenant+G.Miller, BigShort ou Spotlight+Iñárritu, ou então uma cartada inesperada. Estaremos cá depois para comentar.


Fiquem ligados!
Miguel Pontares e Tiago Moreira

0 comentários:

Enviar um comentário