5 de fevereiro de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 25

Estamos já em Fevereiro e, ainda com 14 jornadas por disputar, é certo, o conto de fadas do futebol inglês continua. O Leicester City não quebra, melhorou e muito defensivamente (5 clean sheets nas últimas seis jornadas; e apenas dois golos sofridos no total dos últimos sete jogos), e o 2-0 diante do Liverpool, com um bis de Jamie Vardy, ficará invariavelmente escrito como uma das mais bonitas páginas desta caminhada. Os mais cépticos entenderão que as raposas azuis ainda vão quebrar, mas mesmo esses adeptos (quem não está a torcer pelo Leicester?) já devem começar a acreditar que a presença no Top-4 final é bem provável.
    A equipa de Ranieri tem agora dois jogos pesadíssimos - Manchester City e Arsenal, rivais directos nesta fase, ambos fora - iniciando depois uma fase menos complicada (embora na Premier não haja jogos fáceis), até entrar na recta final com 3 embates poderosos - United em Old Trafford, Everton em casa e Chelsea em Stamford Bridge. O Leicester continua a não ser o favorito ao título, mas seria mágico ganhar a Premier League 15/ 16 na última jornada, em casa do campeão anterior.
    Esta jornada 25 começa então com um extraordinário Manchester City-Leicester City às 12:45 de Sábado. O melhor ataque, sempre superior em casa (16 vitórias nos últimos 19 embates caseiros), terá que dizer presente (Agüero e Silva terão que aparecer), mas muito cuidado porque o Leicester vai tecer a teia para explorar os espaços em contra-ataque. O Chelsea-Manchester United espera-se menos enfadonho do que na primeira volta, o embate de aflitos entre Aston Villa e Norwich vale a pena ser visto, e olhando para os restantes jogos, destaque para os duelos entre Southampton e West Ham, entre Stoke e Everton e entre o Tottenham e o Watford. No Bournemouth-Arsenal, duas equipas em momentos inversos: a equipa de Eddie Howe conseguiu 7 pontos nos últimos três jogos, e está a merecer a manutenção; já o Arsenal, numa fase crucial na luta pelo 1.º lugar caiu para 4.º, não ganhou nenhum dos últimos 4 jogos, e não marca qualquer golo há 3 jornadas.
    Como sempre, espreitando o rendimento a meio da semana na jornada 24 vemos que Ross Barkley foi quem mais pontuou. O médio do Everton conseguiu 16 pontos graças a um bis da marca de grande penalidade. Vardy (que jogão e que primeiro golo!), Lennon, Kane, Martial, Alli, Eriksen e Michail Antonio foram outros destaques, e só mesmo o golaço de Jamie Vardy foi capaz de ofuscar a exibição monumental do guarda-redes Fraser Forster em casa do Arsenal - segurou o 0-0, fez 10 defesas e com isso teve Bónus 3 (total de 12 pontos, sem qualquer grande penalidade defendida). Especialmente interessante uma vez que, desde que Forster re-assumiu a baliza dos saints, a equipa ainda não sofreu qualquer golo. Em 4 jornadas já totaliza 30 pontos, mais de metade dos pontos do colega de baliza Stekelenburg, que nos 16 jogos em que jogou somou apenas 6 clean sheets.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Nesta 25.ª jornada, sugerimos:

Steven Naismith - Norwich City - 5.0
    A transferência do escocês Naismith do Everton para o Norwich pode ter sido um erro por parte dos toffees, mas foi o melhor que podia acontecer ao jogador. Agora equipa de amarelo e verde, Naismith pode assumir-se quase como o franchise player dos canários, apoiado por elementos como Hoolahan, Mbokani, Brady ou Redmond. 
    Talhado para actuar nas costas do ponta de lança ou como falso extremo, espera-se que seja peça determinante na luta do Norwich pela manutenção. Luta essa que, depois de 4 derrotas consecutivas, sempre com 3 ou mais golos sofridos, tem um capítulo muito importante nesta ronda: a deslocação ao terreno do último classificado Aston Villa. O lanterna vermelha, com Ayew castigado e Gestede em dúvida, terá à partida pouco poder ofensivo, sendo por isso uma oportunidade única para o Norwich amealhar 3 pontos, e afundar (ainda mais) a equipa da cidade de Birmingham. Consciente de que o Newcastle se reforçou e bem, e que os magpies poderão ganhar nesta jornada (recebem o WBA, e têm sido sempre mais fortes quando jogam em casa, à imagem de Wijnaldum), o Norwich sabe que tem que fazer pela vida. Continuamos a achar - desde o início apontámos Aston Villa, Sunderland e Norwich à descida - que Carrow Road poderá ter uma desilusão no fim da época, cabe a Naismith manter nesta jornada a cabeça do canário fora de água.


Gylfi Sigurdsson - Swansea - 7.0
    Sim, Ayew continua a ser o "médio" do Swansea com mais pontos. Sim, Sigurdsson já não tem alguém como Wilfried Bony que lhe permita somar 10 assistências numa época. Mas é impossível ignorar que com Alan Curtis/ Francesco Guidolin, o islandês acordou!
    As estatísticas comprovam-no: tem 6 golos marcados e uma assistência nesta edição da Premier League, mas desses seis golos, 4 deles foram marcados nas últimas cinco jornadas, período durante o qual amealhou também 2/3 dos pontos de Bónus que tem esta temporada.
    O Swansea-Crystal Palace prevê-se um jogo apertado e com poucos espaços a serem concedidos, mas as lesões da equipa de Pardew - que já deve contar com Cabaye e Adebayor - fazem muita diferença. O jogo seria outro com Bolasie, Puncheon e Sako. No Swansea, é prudente estarem atentos ao impacto que Paloschi pode ter na equipa, mas a curto-prazo, Ayew e Sigurdsson são os jogadores dos quais se podem esperar pontos.


Andros Townsend - Newcastle - 5.8
    Townsend, Shelvey, Saivet e Doumbia. Assim se fez o defeso do Newcastle, actualmente em 18.º lugar e, por isso, em zona de descida. Os magpies não reforçaram o sector mais carenciado (a defesa), mas têm muitas e boas soluções no ataque, craques que obrigam praticamente o Newcastle a conseguir a manutenção.
    De Doumbia esperam-se os golos, a experiência e a matreirice que a dupla Mitrovic-Ayoze ainda não consegue ter; de Shelvey e Saivet (outrora bem mais ofensivo) espera-se maior capacidade de controlar o meio-campo, mas é sobre Andros Townsend que recaem as nossas maiores expectativas.
    Se o velocista inglês pouco jogava com Pochettino é fácil deduzir a explicação: não foi capaz de imprimir no jogo a capacidade de pressionar/ responder sem bola, transformação levada a cabo por exemplo por Lamela; e caracterizou a sua presença no onze por muita irregularidade. No Newcastle há espaço para Townsend se sentir muito mais importante, e essa sensação e responsabilidade pode potenciar outro rendimento de um extremo que tem tudo para explodir - é veloz, razoavelmente forte no 1 para 1, e actua com qualidade nos dois flancos, tanto a vir para dentro como a ganhar a linha. O melhor para McClaren seria colocar Towsend na direita, convidando o esquerdino a explorar diagonais, e deixando com isso Wijnaldum na esquerda ou nas costas do avançado.
    A manutenção do Newcastle depende, claramente, do ataque fazer ou não a diferença. Uma boa dor de cabeça para McClaren, a quem se pede que encontre rapidamente o melhor formato para deixar a equipa simultaneamente equilibrada (a defesa frágil não pode estar exposta e precisa de apoio) mas vertical na procura do golo.


Christian Eriksen - Tottenham - 8.4
    Quando se fala nesta época do Tottenham, a palavra "consistência" surge naturalmente. Os spurs têm a melhor defesa do campeonato, o 2.º melhor ataque (44 golos, registo igual ao do Leicester) e, por isso, a melhor diferença de golos da prova.
    Harry Kane, Dele Alli e Toby Alderweireld são os primeiros nomes que nos assaltam a mente quando pensamos nesta versão do Tottenham 15/ 16, mas tal como a prestação da equipa de Pochettino - que, a brincar a brincar, parece indiscutível no Top-4 e está a apenas 5 pontos do líder, apresenta melhores índices físicos que a maioria dos adversários, excelente atitude e dá gosto ver jogar - há um jogador que, a brincar a brincar, está à porta do Top-10 de jogadores do Fantasy este ano: Christian Eriksen.
    O dinamarquês contabiliza 110 pontos (4 golos e 10 assistências) e está em boa posição de conseguir a sua melhor época: na última fez 162 pts (10 golos e 4 assistências) e na anterior 132. O bom momento recente dos spurs, agora acima do eterno rival Arsenal, traduz-se não só na expressividade dos resultados como nos números de Eriksen. Kane leva uma sequência de 10-5-13, Alli leva 13-10 nos dois últimos, e Eriksen 15-7-11.
    Contra o Watford, a dupla Wimmer-Alderweireld terá que se revelar capaz de controlar Ighalo e Deeney, mas no lado oposto do campo espera-se o melhor de Kane, de Alli e claro, do "invisível" Christian Eriksen.     


Marko Arnautovic - Stoke - 6.5
    Olhando para a tabela é fácil dividir as equipas em termos de rendimento - do Leicester ao West Ham, inclusive, as equipas que têm marcado a época num nível alto; do Southampton ao Crystal Palace inclusive, aquelas que têm vivido de altos e baixos. Abaixo, os aflitos e uma ou outra desilusão.
    Falar na época do Stoke implica falar de Shawcross. Com o patrão da defesa, o Stoke é muito mais autoritário e sente-se mais seguro, e também pela sua ausência por lesão se explicam as derrotas por 3-0 diante do Leicester (depois de Shawcross sair lesionado, a equipa começou a sofrer) e Manchester United.
    No entanto, o Stoke-Everton promete ser um jogo emocionante. Na primeira volta o Stoke venceu fora por 4-3, um jogo em que Shaqiri e Arnautovic destruíram a defesa da casa. Desta vez, e com Lukaku ainda em dúvida, o Stoke pode "acordar". Esperamos um bom jogo de futebol, e uma boa exibição do austríaco. O pior já passou para o Stoke - segue-se agora Everton (casa), Bournemouth (fora), Aston Villa (casa) e Newcastle (casa). Logo ficaremos a saber se Arnautovic quer passar os 10 golos e os 150 pontos no Fantasy, ou se gosta apenas dos jogos grandes.  


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Na baliza, tal como na defesa, a jornada não é nada simples de antecipar. Ainda assim, Lukasz Fabianski (4.7) e Fraser Forster (4.8) são duas opções a ter em conta, e que nos fazem recuar a 2014/ 15. Em relação ao guardião do Southampton, é certo que o West Ham será um adversário bem difícil, mas atendendo às prestações defensivas dos saints desde que Forster regressou, já não nos atrevemos a opinar muito.
    A defesa do Liverpool não oferece 100% garantias, sendo por isso melhor apostar num defesa que se projecte no ataque (Moreno, sobretudo) do que em Mignolet, e embora o Norwich seja favorito na deslocação ao terreno do Aston Villa, Rudd ainda não é um guarda-redes seguro e capaz de dar pontos.

- Defesas: Na defesa, deixamos desta vez de parte nomes fortes como Cresswell, Koscielny e Smalling, e mesmo Toby Alderweireld (6.2) terá uma missão difícil. Assim, os capitães Ashley Williams (4.8) e Fabricio Coloccini (4.5), centrais clássicos e limitados tecnicamente mas bravos e singulares na entrega, parecem-nos boas opções nesta 25.ª jornada. Também Sebastien Bassong (4.2), que ainda não falhou um único minuto da época, pode ser um jogador a ter em conta.

- Médios: No meio-campo já referimos Eriksen, Arnautovic, Townsend e Sigurdsson, mas só os dois primeiros é que nos parecem opções globalmente interessantes, e não apenas apostas de uma jornada ou elementos para ter na Watchlist. Tal como o dinamarquês e o austríaco, Roberto Firmino (8.1) tem um peso significativo sobre os ombros - tem aparecido em grande como falso 9, especialmente nos jogos grandes e no jogo louco em casa do Norwich, e é um dos jogadores em que Klopp mais confiará para derrotar o Sunderland. Georginio Wijnaldum (7.1), por jogar em casa, e a dupla Alexis Sánchez (11.0) e Mesut Özil (9.9) são também nomes fortes para esta ronda.
    David Silva, Yaya Touré e Riyad Mahrez serão muito importantes no jogo inaugural, pesando talvez mais até do que o impacto individual de Agüero e Vardy. Alli, Barkley e Ayew são também fortes candidatos a pontos.

- Avançados: Por fim, entre avançados tem sido Wayne Rooney o melhor nos últimos tempos (8-16-9-2-10) mas parece-nos que Kun Agüero (13.6) e Harry Kane (10.1) são os dois principais activos desta vez. Não obstante, Jamie Vardy (7.3) e Naismith (como acima referimos), são também potenciais figuras. Se Lukaku se apresentar em condições físicas, se Benteke fosse titular, e se Doumbia tivesse a sua estreia garantida, entrariam também nas contas.




------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-5-2): Forster; Bassong, Coloccini, Williams; Sánchez, Wijnaldum, Arnautovic, Firmino, Eriksen; Agüero, Kane

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Manchester City v Leicester City - Kun Agüero; Yaya Touré
Aston Villa v Norwich - Steven Naismith; Dieumerci Mbokani
Liverpool v Sunderland - Roberto Firmino; Alberto Moreno
Newcastle v West Brom - Georginio Wijnaldum; Andros Townsend
Tottenham v Watford - Harry Kane; Christian Eriksen
Stoke v Everton - Ross Barkley; Marko Arnautovic
Swansea v Crystal Palace - André Ayew; Gylfi Sigurdsson
Southampton v West Ham - Dimitri Payet; Fraser Forster
Bournemouth v Arsenal - Mesut Özil; Alexis Sánchez
Chelsea v Manchester United - Branislav Ivanovic; Diego Costa

0 comentários:

Enviar um comentário