29 de fevereiro de 2016

E os Óscares 2016 foram para ...

E pela noite dentro lá teve lugar a 88.ª edição dos Óscares da Academia. Numa cerimónia com uma ou outra surpresa, 'Spotlight' acabou por ser eleito o Filme do Ano, com 'The Revenant' a ganhar duas categorias-chave (DiCaprio como Melhor Actor e Iñárritu como Melhor Realizador), enquanto que 'Mad Max: Fury Road' limpou quase todas as categorias técnicas, somando um total de 6 óscares, tornando-se o filme mais galardoado do ano.
    Chris Rock conduziu uma gala na qual quase todas as piadas foram parar a questões raciais (pelo meio o sério "We want opportunity") e pelo palco passaram C-3PO, R2-D2 e BB-8, os minions, o vice-presidente norte-americano Joe Biden, mas em termos de humor quem deixou a sua marca com maior qualidade foi o actor e comediante Louis C. K. (como arrasar num monólogo que envolva um Honda Civic), quem sabe um possível apresentador da 89.ª edição. Embora o habitual in memoriam tenha contado com Dave Grohl numa acústica "Blackbird", o grande momento musical da noite acabou por pertencer a Lady Gaga, com "Til it Happens to You", canção que no entanto viria a perder o óscar para a versão 007 de Sam Smith.

    Tal como esperado, 2016 fica como: o ano de Leonardo DiCaprio. À sexta nomeação, o actor de 'The Revenant' ganhou mesmo e foi justamente reconhecido por uma plateia a aplaudi-lo de pé, antes de Leo ter o melhor discurso de agradecimento da noite, com Tom Hardy, Iñárritu, Scorsese (!) e os seus pais envolvidos. Como seria expectável, o actor aproveitou ainda para fazer um apelo em nome do ambiente, rematando com um "Let us not take this planet for granted. I do not take tonight for granted". Para além de DiCaprio, Brie Larson, Alicia Vikander e Mark Rylance foram os restantes actores distinguidos, com o actor de 'Bridge of Spies' a suplantar o favorito Sylvester Stallone.
    Alejandro González Iñárritu conseguiu entrar para o lote incrivelmente restrito de realizadores que ganharam em anos consecutivos (junta-se a John Ford e Joseph L. Mankiewicz) mas não conseguiu fazer História ao ser o primeiro realizador a ter dois filmes seus em anos seguidos a arrecadarem o óscar principal.

Melhor Filme: Spotlight
Melhor Realizador: Alejandro G. Iñárritu (The Revenant)
Melhor Actor: Leonardo DiCaprio (The Revenant)
Melhor Actriz: Brie Larson (Room)
Melhor Actor Secundário: Mark Rylance (Bridge of Spies)
Melhor Actriz Secundária: Alicia Vikander (The Danish Girl)
Melhor Argumento Original: Spotlight
Melhor Argumento Adaptado: The Big Short
Melhor Design de Produção: Mad Max: Fury Road
Melhor Fotografia: The Revenant
Melhor Guarda-Roupa: Mad Max: Fury Road
Melhor Edição/ Montagem: Mad Max: Fury Road
Melhor Caracterização: Mad Max: Fury Road
Melhor Banda Sonora: The Hateful Eight
Melhor Mixagem de Som: Mad Max: Fury Road
Melhor Edição/ Montagem de Som: Mad Max: Fury Road
Melhores Efeitos Visuais: Ex Machina
Melhor Música: "Writing's on the Wall", Spectre
Melhor Filme de Animação: Inside Out
Melhor Filme Estrangeiro: Son of Saul
Melhor Documentário: Amy
Melhor Curta-Metragem: Stutterer
Melhor Documentário (Curta): A Girl in the River: The Price of Forgiveness
Melhor Curta de Animação: Bear Story

    Depois de chamarmos o nosso contabilista concluímos que 'Mad Max: Fury Road' arrecadou 6 estatuetas douradas (Design de Produção, Guarda-Roupa, Edição/ Montagem, Caracterização, Mixagem de Som e Edição/ Montagem de Som), confirmando-se como um "papa-técnicos", enquanto que 'The Revenant' (3: Realizador, Actor e Fotografia) e 'Spotlight' (2: Filme e Argumento Original) ganharam poucas categorias mas com peso significativo.
    Para nós, as vitórias mais inesperadas foram de 'Ex Machina' nos efeitos visuais e Sam Smith na melhor canção original (o "Til it Happens to You" de Lady Gaga era mais forte, como ficou provado em palco, mas os membros da Academia terão recorrido ao voto fácil), com algumas semi-surpresas nas curtas-metragens. Quando fizemos as nossas Previsões dissemos que DiCaprio e Larson eram dados adquiridos mas que tínhamos algumas reticências em relação aos desempenhos secundários, principalmente Stallone, e acabou por ser Mark Rylance a deixar Rocky Balboa K.O.
    Emmanuel "Chivo" Lubezki conseguiu o seu terceiro óscar consecutivo, Ennio Morricone subiu ao palco pela primeira vez aos 87 anos enquanto que os igualmente favoritos 'Inside Out', 'Son of Saul' e 'Amy' foram respectivamente Melhor Filme de Animação, Filme Estrangeiro e Documentário.
None animated GIF
Quando o teu filme não está a ganhar nada mas sabes que no fim vai sacar o "Melhor Filme"
    Um pouco como no rescaldo de quaisquer eleições políticas em Portugal, vários são aqueles que se podem afirmar como vencedores. Três, mais precisamente. 'Mad Max' foi em termos meramente estatísticos o grande vencedor com 6 óscares (ganhou 6 em 10), mas o facto de 'Spotlight' ter arrecadado Melhor Filme e 'The Revenant' ter a combinação Realizador+Actor (venceu no conjunto 3 óscares entre as suas 12 nomeações) dão a este trio diversas razões para todos dormirem com um sorriso na cara. Provavelmente pode-se considerar 'The Revenant' o vencedor da noite, mas acabou por comprovar-se aquela suspeita de que, ao ser um filme capaz de dividir opiniões, saiu prejudicado em relação a algo mais consensual como 'Spotlight'.

    Em 2017 cá estaremos outra vez. E agora podem ir todos apagar as velinhas que colocaram algures para dar força a DiCaprio.

The Oscars happy excited leonardo dicaprio oscars 2016
The Oscars excited oscars michael keaton oscars 2016

    PS.: Se alguma vez a Alicia Vikander entrar numa divisão em que vocês estejam, a única coisa que têm a fazer é agir como o pequeno Jacob Tremblay.
tremblay animated GIF

0 comentários:

Enviar um comentário