25 de fevereiro de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 27

Duas semanas depois a Barclays Premier League está de volta na primeira jornada do Fantasy 2015-16 que não conta com a totalidade das equipas (10 jogos). A final da Capital One Cup (Liverpool-Manchester City, Domingo à tarde) impôs o adiamento dos dois jogos que envolviam reds (contra o rival Everton) e City (em casa do Newcastle). Estas circunstâncias extraordinárias e condicionantes voltarão a acontecer na jornada 30, para a qual no Fantasy estão, para já, calendarizados apenas 6 jogos. E tudo isto significa que na recta final deverão existir pelo menos duas jornadas que serão "duplas" para muitas equipas - o cenário perfeito para utilizar tanto o Triple Captain como o Bench Boost, para quem ainda os tem na manga.
    Para que não haja dúvidas, recordamos que jogadores de Liverpool, Everton, Manchester City e Newcastle não pontuam nesta jornada. Terão que gerir o vosso 15 (plantel) de forma a garantir que têm onze craques que entrem em campo nesta jornada 27, conscientes no entanto que jogadores como Agüero, Firmino, Lukaku, Barkley e Wijnaldum terão a médio-prazo rondas a duplicar.
    O jogo grande desta jornada é então o Manchester United-Arsenal, um embate em que a tradição favorece os red devils que desta vez não contarão com o capitão Rooney, sendo que na primeira volta o Arsenal teve uma exibição de gala no Emirates Stadium (3-0 com Sánchez, Özil e Walcott endiabrados). A vitória do Arsenal sobre o Leicester fez os gunners reentrarem na luta pelo título, e o facto de transitarem de um confronto europeu com o Barcelona para um duelo com o United pode ajudar a "soltar" alguns elementos da equipa de Wenger. Destaque noutros campos para o Southampton-Chelsea (duas das equipas com melhor rendimento nas últimas jornadas). O Southampton é, aliás, a equipa que mais pontos fez (16) nos últimos seis jogos, tendo Tottenham, Leicester e... Chelsea, no seu encalço. Aguardamos com expectativa a recepção do West Ham ao Sunderland, o embate entre Watford e Bournemouth e, claro está, mais um passo da caminhada da equipa de Ranieri no seu sonho - o Leicester recebe o Norwich e inicia uma sequência bastante apetecível.
    Olhando para a tabela é inegável que Leicester e Tottenham têm sido as duas melhores equipas do campeonato, e também por isso é curioso verificar as diferentes abordagens de Ranieri e Pochettino nesta fase - o italiano quer sacudir a pressão do grupo, e deu inclusive vários dias de férias aos seus jogadores neste período; já Pochettino, conhecido pela sua exigência (as pré-épocas do argentino focam-se muito mais na componente física do que a maioria dos técnicos) chega a fazer nesta altura treinos bi-diários. Veremos que método trará melhores resultados quando chegarmos a meados de Maio.
    Em termos de pontos, a jornada anterior ficou marcada sobretudo pelas vitórias gordas de Liverpool (6-0) e Chelsea (5-1). Coutinho (15 pontos, com origem nas suas 3 assistências), Pedro (igualmente 15 pts), Willian, Kolo Touré e Clyne foram os jogadores dessas duas partidas que mais pontuaram; Payet, Deeney, Afellay, Olsson e van Dijk estiveram também em bom plano, podendo estes 5 elementos transportar o bom momento de forma para esta jornada.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Nesta 27.ª jornada, as sugestões são:

Jamie Vardy - Leicester City - 7.6
    Agora, é com Vardy até ao fim. Depois de ultrapassar van Nistelrooy e fixar um novo recorde na Premier League, Vardy marcou apenas 1 golo numa sequência de oito jogos, acumulando pelo meio uma ou outra assistência. Mas o mote Jamie Vardy is having a party voltou a ser cantado nas últimas jornadas, com o inglês a marcar 4 golos em 3 jogos absolutamento decisivos - bisou contra o Liverpool (um dos golos é provavelmente o golo da época), não marcou ao City apenas porque Hart brilhou no 1 contra 1 contra o companheiro de selecção, e voltou a destacar-se em casa do Arsenal, ao converter uma grande penalidade que o próprio "sacou".
    Pois bem, seguem-se agora 3 jogos em casa (Norwich, West Brom e Newcastle) nos próximos 4 capítulos da caminhada do Leicester, uma sequência fundamental para que os foxes cheguem às derradeiras jornadas a depender de si para completar o sonho. A electricidade constante de Vardy promete fazer estragos, fresco depois de um descanso merecido, mas focado como sempre naquilo que aos poucos se começa a tornar um objectivo.
    Uma curiosidade - na sua sequência de 11 jogos a marcar, Norwich, West Brom e Newcastle foram três das vítimas. A todos, fora, Vardy marcou um golo. O Fantasy deve ser racional, mas é impossível não escolher jogadores do Leicester e "participar" no acreditar. Mahrez e Vardy são por agora obrigatórios, e é recomendável ter também um elemento defensivo (Fuchs, Huth ou Schmeichel).    


Xherdan Shaqiri - Stoke - 6.4
    Uma vez que Arnautovic ainda está em dúvida, optámos pelo suiço Shaqiri na antevisão desta jornada 27. Depois de três jogos consecutivos a perder por 3-0, o Stoke deu o murro na mesa no campo do Bournemouth e derrotou os cherries por 3-1, sem qualquer contestação possível. Imbula e Afellay foram os principais destaques, e Shaqiri fez apenas uma assistência.
    Desta vez, o Stoke recebe o lanterna vermelha Aston Villa, que para além de parecer cada vez mais condenado à descida, pode ter ficado K.O. ao ser atropelado pelo Liverpool diante dos seus próprios adeptos.
    No Villa Park, foi Arnautovic a dar a vitória com um golo solitário, mas tudo aponta para uma vitória mais folgada do Stoke City. Bojan, Diouf, Joselu, Walters.. são vários os jogadores que podem compor a frente de ataque da equipa de Mark Hughes, mas da nossa parte acreditamos que pode ser uma jornada particularmente produtiva para Shaqiri, e Arnautovic (caso seja dado como apto a 100%).    


Toby Alderweireld - Tottenham - 6.3
    A diferença de golos de +27 (melhor registo entre as 20 equipas) não engana. O Tottenham tem sido uma das equipas mais consistentes ao longo da época, e a provar isso está o facto de ser a melhor defesa (20 golos sofridos) e estar a apenas 1 golo dos 48 de Leicester e Manchester City.
    Não é fácil marcar golos à equipa de Pochettino porque poucas equipas pressionam como estes spurs, muitíssimo bem orientados, concentrados ao longo dos 90 minutos e sempre conscientes do que têm que fazer nos vários momentos do jogo. O mérito defensivo deve-se também à serenidade que Lloris oferece, mas também ao comportamento da linha de 4 à sua frente. Certo é que Trippier já tirou alguns jogos a Walker, e na esquerda Rose e Davies alternaram amíode. A ausência de Vertonghen (lesionado) não se tem feito notar graças às boas performances de Wimmer, o que nos traz ao único indiscutível no quarteto defensivo: Toby Alderweireld.
    O central belga é o defesa com mais pontos no Fantasy (116), acima de José Fonte, Scott Dann e Virgil van Dijk, um estatuto que merece pela consistência que tem apresentado. Marcou 2 golos, fez 3 assistências, e amealhou 12 pontos em Bónus.
    Contra o Swansea veremos se Ashley Williams se torna o polícia de Kane (deve jogar com máscara) ou de Alderweireld nas bolas paradas, mas os spurs são altamente favoritos, e Alderweireld promete liderar uma defesa com fortes hipóteses de alcançar a 10.ª clean sheet.   


Michail Antonio - West Ham - 5.3
    Sim, normalmente este espaço seria de Dimitri Payet, mas não o é por dois motivos: porque o francês, dada a qualidade técnica, virtuosismo e magia que oferece ao jogo estaria aqui jogo sim-jogo sim, e porque Payet foi um dos nossos 5 elementos destacados na antevisão da jornada 26 (na qual acabou por marcar, assistir e ter Bónus 3).
    Payet voltou a brilhar contra o Blackburn na FA Cup - dois golos, um de livre directo e outro a passar por meio mundo -, mas nesse jogo Moses e Emenike souberam estar quase ao nível do camisola 27 do West Ham. Com algumas dúvidas na frente, pode até dar-se o caso de Emenike ser titular, algo que só acontecerá com Victor Moses se Bilic optar - como deveria - pelo 4-2-3-1. Lanzini está recuperado, o quarteto Noble, Obiang, Kouyaté e Song compete por 2 ou 3 lugares (consoante a abordagem seja um 4-2-3-1 ou um 4-3-3), mas nesta fase, depois de Payet, Michail Antonio parece ser o indiscutível nº 2 na hierarquia.
    Contratado ao Nottingham Forest, o extremo inglês aproveitou da melhor forma as baixas que houve na equipa, e desde então já marcou 3 golos e fez 5 assistências. Outro factor que joga a favor de Antonio é a sua capacidade de recuar e ajudar a equipa no momento defensivo. Nesta jornada o West Ham-Sunderland promete ser animado, visto que o West Ham está a 1 ponto de um lugar de apuramento para a Liga Europa, enquanto que o Sunderland começa a dar sinais de vida (e tem Khazri num excelente momento, depois de uma adaptação instantânea). Parece-nos o jogo certo para Payet, mas também para Antonio.
        

Salomón Rondón - West Bromwich - 6.5
    Provavelmente, no final da época, vamos olhar para o rendimento do Crystal Palace e dividir a temporada em 3 momentos: uma primeira fase extraordinária, uma fase intermédia péssima, e uma recta final em crescendo. A equipa de Pardew começou bem acima das expectativas, a aproveitar o arranque em falso doutras equipas, mas daí para cá (e graças a várias lesões de jogadores importantes) desceu e desceu, estando inclusive já atrás do Chelsea.
    Posto isto, WBA e Palace chegam a esta jornada 27 em igualdade pontual (32 pts), e embora não nos pareçam equipas que correm o risco de descer, os 3 pontos desta ronda ajudariam a respirar melhor.
    O regresso de alguns elementos pode ser crucial para o Crystal Palace, mas por outro lado as equipas de Tony Pulis são letais neste tipo de jogos. Salomón Rondón (2 golos nos últimos 3 jogos) é bem capaz de marcar contra uma equipa que sofreu sempre nas últimas sete jornadas, mas atenção porque pode dar-se o caso de termos um 0-0 que se arraste.. até ao apito final.


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Entre os postes este parece-nos ser o momento certo para voltar a confiar em Jack Butland (5.2). O guardião inglês sofreu golos nas últimas 4 partidas (Shawcross faz muita falta) e até já foi justamete ultrapassado por Cech como GR com mais pontos, mas uma recepção ao Aston Villa pode ditar o regresso das clean sheets, algo que dependerá também da defesa que o Stoke for capaz de apresentar.
    Hugo Lloris (5.2) e Kasper Schmeichel (4.6) têm também excelentes hipóteses de não sofrerem qualquer golo, numa jornada em que estaremos atentos aos desempenhos de Forster, Cech, Foster, Hennessey e Gomes.

- Defesas: Na defesa, já mencionámos Alderweireld, mas damos-lhe a companhia de dois laterais-esquerdos no conjunto de 3 melhores desta ronda - Christian Fuchs (4.8) e Aaron Cresswell (5.7). Ambos têm a seu favor integrarem boas defesas (quanto cresceu a defesa do Leicester..) e podem assistir no apoio ao ataque, sendo que Fuchs junta ainda o factor "bolas paradas".
    Outro defesa do Leicester, o gigante Robert Huth (4.6) deve também ser tido em conta, e caso o Southampton consiga segurar o Chelsea e alcançar a 6.ª clean sheet d.F. (depois de Forster) elementos como José Fonte e van Dijk serão certamente preponderantes.

- Médios: No meio-campo Dimitri Payet (8.3) e Riyad Mahrez (7.2) prometem acrescentar muita magia e rivalizam com nomes como Vardy e Kane como melhores opções para capitão, e no apoio a Kane, Christian Eriksen (8.6) e Alli vão tornar a vida do Swansea bastante complicada (atenção, porque Eriksen costuma dar-se muito bem com os swans).
    O Tottenham terá que estar atento ao bom momento de Sigurdsson (5 golos nos últimos 7 jogos), e temos muita curiosidade para ver o desempenho do Arsenal em Old Trafford - principalmente se não houver De Gea, pode muito bem dar-se um espectáculo de Özil e Sánchez, num jogo de cariz importantíssimo para o United, que com uma derrota pode ver o Top-4 ficar cada vez mais longe, e pode inclusive ser ultrapassado por West Ham e/ ou Southampton. Problemas para van Gaal? Certamente, mas muito provavelmente também para Mourinho.

- Avançados: Na frente, para além de Vardy, o mascarado Harry Kane (10.1) e o nigeriano Odion Ighalo (6.2) são indiscutivelmente quem partilha o favoritismo para marcar. No entanto, Deeney, Diego Costa e Rondón são também bem capazes de fazer a diferença.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Butland; Alderweireld, Fuchs, Cresswell; Eriksen, Shaqiri, Mahrez, Payet; Ighalo, Vardy, Kane

Atenção a (Clássico; Diferencial):
West Ham v Sunderland - Dimitri Payet; Michail Antonio
Leicester City v Norwich - Jamie Vardy; Robert Huth
Southampton v Chelsea - Virgil van Dijk; Eden Hazard
Stoke v Aston Villa - Jack Butland; Xherdan Shaqiri
Watford v Bournemouth - Odion Ighalo; Troy Deeney
West Brom v Crystal Palace - Yohan Cabaye; Salomón Rondón
Manchester United v Arsenal - Mesut Özil; Alexis Sánchez
Tottenham v Swansea - Harry Kane; Christian Eriksen

0 comentários:

Enviar um comentário