10 de fevereiro de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 61



Série: The Walking Dead
Actor: Jon Bernthal


por Miguel Pontares

    Pois é pessoal, até os zombies têm neste Top-100 o seu lar. Quem nunca viu 'The Walking Dead' rapidamente aponta a série da AMC, transmitida em Portugal na FOX, como "uma série com mortos-vivos". Quem vê/ viu, ripostará que, quando se ultrapassa esse pormenor, é uma série de sobrevivência, de adaptação, um estudo sobre a condição humana. O motivo do sucesso é simples mas estranho - por algum motivo gostamos de ver filmes e séries em cenários pós-apocalípticos, porque há uma parte irracional em nós que gostava de ser posta à prova vivendo nesse contexto.
    Para mim, a melhor fase de 'The Walking Dead' foi o período em que Shane esteve vivo. Ou seja, as duas primeiras temporadas.
    O melhor amigo e colega de profissão do protagonista Rick Grimes, que se oficializa como antagonista na segunda season, representou tudo aquilo que 'The Walking Dead' perdeu entretanto, a imprevisibilidade. 
    Shane Walsh foi um daqueles exemplos de vilões que queremos que continuem vivos, graças à profundidade da personagem e ao desempenho do actor, e não é muito complicado compreender a sua atractividade: quando todos achavam que Rick estava morto, Shane emerge como o líder do grupo inicial da série, jurando proteger e cuidar da mulher e do filho do seu melhor amigo. Apaixona-se por Lori, e entra num conflito interno quando Rick reencontra a família.
    O sábio Dale diz a dado momento que Shane pertence àquele mundo, repleto de destruição e morte. Shane é, em 'The Walking Dead', um pioneiro. É o primeiro antagonista a sério, numa descida galopante rumo à demência, é o primeiro a adaptar-se de forma pragmática (the right choice is the one that keeps us alive), e é a primeira personagem da série que vemos a matar alguém vivo (brutal aquele momento horrível em que dá um tiro na perna de Otis para garantir a sua própria sobrevivência, deixando-o à mercê de uma multidão de walkers).
    Marca a sua transição, e aceita a sua nova realidade, instável e amoral, no momento em que enfrenta o espelho e rapa o cabelo, que nem Walter White. 
    Durante duas temporadas, foi um homem em conflito permanente, consigo e com todos à volta. Realista na visão do mundo, mas capaz de sacrificar todos para garantir a sua sobrevivência, de Lori e de Carl. Sim, Shane tornou-se louco e intratável, mas o homem no qual se tornou, à frente do seu tempo e polémico para o grupo, é em muitos aspectos aquilo que Rick Grimes é hoje. Irónico.
    Morto por Rick. Morto por Carl. É dele que muitos fãs de 'The Walking Dead' terão saudades. Daquelas temporadas na cidade, com um grupo pequeno e episódios que não pareciam respeitar uma fórmula sagrada e repetida à exaustão. Shane carregava a série, e também por isso, oxalá Jon Bernthal tenha os papéis e a carreira que merece. Próxima etapa: The Punisher em 'Daredevil'.                           

← Anterior (62)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário