22 de fevereiro de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 56



Série: All in the Family
Actor: Carroll O'Connor


por Miguel Pontares

    Sejam bem-vindos à máquina do tempo Barba Por Fazer. 
    Era uma vez um período em que a SIC tinha um canal chamado SIC Gold. O canal era um fiasco, então deu lugar à SIC Sempre Gold. Só que esse canal também era um fiasco de audiências, e por isso surgiu em substituição a SIC Comédia. Até que alguém (infelizmente) sensato olhou para os números e matou o canal mais cómico da SIC. Fim. Até para a semana pessoal! Entre 2000 e 2006, especialmente nas versões "Sempre Gold" e "Comédia", foram diversas as sitcoms de culto que o canal teve - Cheers, Everybody Loves Raymond, Alf, Family Ties, 'Allo 'Allo! e Seinfeld, nomeadamente. Tudo bem, na versão "Sempre Gold" também tinha O Juíz Decide e o Médico de Família, uma dupla que não serve o propósito deste texto.
    No meio de personagens como Jerry Seinfeld, Ray Barone e Alf, havia um trabalhador obstinado, intolerante e capaz de ferver em pouca água chamado Archie Bunker.
    A série? All in the Family, ou numa tradução feita à base do copo estragado, Uma Família às Direitas. Personagem de uma série dos anos 70, Archie Bunker marcou a televisão, sempre com a sua Edith ao lado. Criado por Norman Lear, que pensou que toda a gente iria odiar Archie, graças ao trabalho único do já falecido actor Carroll O'Connor, Archie tornou-se um titular indiscutível nas cadernetas de cromos de Melhores Personagens de sempre.
    Descontruindo a personagem temos alguém racista, altamente preconceituoso, misógeno, conservador, o rosto de uns EUA educados com valores ultrapassados. É difícil imaginar algo como All in the Family a ser uma série aprovada em 2016, mas embora seja um exemplo de série de humor que não se pode dizer que envelheceu mal (há muitas outras que, com o passar dos anos, não nos fazem rir do mesmo modo), serviu também como base para e inspiração para muitas outras sitcoms de sucesso posteriores.
    Archie Bunker, o republicano, protestante e veterano da II Guerra Mundial, funcionou muitas vezes para fazer passar a mensagem de uma forma inversa, abordando assim temas tabus. É indiscutível a forma como o homem que tinha opinião sobre tudo marcou a cultura norte-americana - tal como Homer Simpson, que apareceu anos mais tarde - e para sempre fica, para além da sua rabugice, a relação com a sua mulher Edith (Jean Stapleton) e as suas quezílias com o genro Michael (o lendário Rob Reiner).

← Anterior (57)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário