13 de fevereiro de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 60



Série: American Horror Story
Actor: Evan Peters


por Miguel Pontares

    Aqui entre nós que ninguém nos ouve, até porque eu sou apenas uma voz produzida pela cabeça de quem está a ler este texto, confesso que 'American Horror Story' - série de antologia criada por Ryan Murphy e Brad Falchuk - me perdeu a meio da viagem com o passar das temporadas. AHS é um daqueles casos em que a primeira impressão foi forte, com as duas primeiras edições da série de terror, Murder House e Asylum, a deixarem a fasquia tão alta que não voltou a ser igualada.
    Embora tenha sido em grande medida e durante quatro seasons "a série de Jessica Lange", os três actores titulares indiscutíveis entre 2011 e 2016, quase sempre a encarnar diferentes personagens, foram Evan Peters, Sarah Paulson e Lily Rabe.
    Tate Langdon foi a estreia de Evan Peters no universo AHS. Um rapaz vulnerável, altamente perturbado a nível psicológico, com um visual grunge em referência ao ídolo Cobain. Primeiro pormenor distintivo da personagem: o facto de assobiar 'Twisted Nerve' (uma personagem que assobie algo que fique no ouvido, consegue logo chamar à atenção). Segundo pormenor distintivo: ele está morto, durante quase todo o tempo que o vemos.
    Grande parte do que acontece em Murder House é ligado através de Tate. É o filho maltratado por Constance (Jessica Lange), é o paciente do psiquiatra Ben, o pai da família que se instala na casa central da história, desenvolve uma relação especial com a filha deste, Violet (Taissa Farmiga), e é o "homem-borracha" aterrador que visita Vivien e outras personagens, completamente vestido de látex preto.
    O desempenho de Peters como Tate tornou-o, para mim, uma espécie de jovem Malcolm McDowell. Na fronteira entre o que é real e o que é fantasmagórico, Murder House conseguiu ter pequenos inputs de 'Shining', e a tridimensionalidade de Tate Langdon é evidente quando, se por um lado vemos um rapaz completamente apaixonado por Violet, por outro vemos um miúdo que morreu depois de cometer um assassínio de massas na sua escola tirando 15 vidas, alguém capaz de incendiar um homem e violar Vivien, engravidando-a.
    Só um grande actor seria capaz de explorar o conflito de Tate, um verdadeiro monstro que graças a vários traços da personagem conseguiu mesmo assim tornar-se inesquecível para o público (principalmente feminino). É televisão, e por isso a irracionalidade de se querer adoptar e levar para casa um violador assassino "percebe-se". É importante, no entanto, perceber e afastar aquilo que é uma personagem interessante daquilo que é uma horrorosa inspiração - em 2015 um aluno de Coimbra vestiu-se e pintou-se como Tate Langdon e entrou num colégio com uma arma carregada. Tate está aqui porque personagens assim só deviam existir no imaginário, e é lá que têm que ficar trancados. 

← Anterior (61)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário