24 de fevereiro de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 55



Série: Suits
Actor: Rick Hoffman


por Miguel Pontares

    Para quem nunca viu 'Suits', a melhor série do USA até 'Mr. Robot' entrar em cena, e que já teve direito a uma personagem neste Top 100 (87), aqui vai a premissa: Mike Ross, um rapaz que nunca tirou um curso superior mas que tem uma brilhante memória fotográfica (que lhe permitira ganhar a vida a fazer exames da Ordem de Advogados em nome de outros estudantes) cruza-se furtuitamente com Harvey Specter numa entrevista, e é contratado pelo advogado carismático e egocêntrico, consciente este último que Mike não tem qualquer diploma (o "segredo" da série) e que a sua firma só contrata associados vindos de Harvard.
    Nesta série de advogacia, na outrora Pearson Hardman (actualmente Pearson Specter Litt), Louis Litt serviu no começo como comic relief. Pudera.. o homem teve um gato chamado Bruno, teve uma secretária chamada Norma que nunca chegámos a ver, relaxa em sessões em que se cobre de lama, regista todos os seus pensamentos num ditafone que tem sempre à mão, gosta de ver um bom ballet e por vezes parece um roedor-sósia do castor da Colgate.
    Quando 'Suits' começou, mal Louis entrava em cena já sabíamos que daí a pouco tempo o espectador teria motivos para rir. Mas, considerando que em 5 temporadas 'Suits' manteve sempre o foco no núcleo duro (Harvey, Mike, Louis, Donna, Jessica e Rachel), daí para cá houve tempo para descobrirmos o homem atrás de momentos cómicos e inoportunos, as camadas do "terror dos novos associados".
    Falar de Louis Litt é falar de timing. Aquilo que ele não tem nas relações, aquilo que tem e de que maneira para proporcionar momentos hilariantes. Mas, sobretudo, falar de Louis Litt é falar da necessidade de aceitação. Louis é um advogado brilhante, muitas vezes subvalorizado por Jessica. Alguém para quem a Lei está acima de tudo, e que só quer sentir-se parte da família, parte das dinâmicas Harvey-Mike, Jessica-Harvey, Harvey-Donna. Essa necessidade de pertença levou Louis a ser o antagonista em vários momentos das últimas temporadas, pela inveja que tem de Harvey, embora só queira dele respeito, um elogio, um you're the man, sentir que estão ao mesmo nível.
    A sua relação com Sheila Sazs (nome para criar facilmente a piada Sheila's ass) é uma tragicomédia, com a irmã Esther revela-se protector, e com Donna constrói com o passar das temporadas uma relação de grande proximidade e confiança.
    Quando tudo está bem, Louis costuma fazer asneira, tramar quem está finalmente pronto para lhe apertar a mão e dar um abraço. Quando descobre que Mike é uma fraude, usa isso para ser promovido a senior partner, e a intensidade dos vários passos da descoberta (primeiro na sala de arquivos de Harvard, depois pela nota "dada" a Mike pelo professor Gerard, e finalmente pelo olhar desligado de Mike para uma chave carregada de simbolismo) só ajudou a tornar Louis uma personagem com maior peso. 
    O destino de Louis é fazer-nos rir. É frustar-nos por tomar a decisão errada quando tudo se está a compor para ele. 
    Para acabar, tomem lá: isto.
                                  
← Anterior (56)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário