26 de novembro de 2015

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 14

Em Espanha lidera o Barcelona. Em França lidera o PSG. Na Alemanha lidera o Bayern. Em Portugal lidera o Sporting. Em Inglaterra... lidera o Leicester City.
    Depois de uma semana recheada de bom futebol nos maiores palcos europeus, a Premier League parte para a 14.ª jornada com o sensacional Leicester City, surpreendentemente bem orientado por Ranieri e com Mahrez e Vardy num nível impressionante jogo após jogo, em 1.º lugar. O prato forte da jornada é por isso mesmo o Leicester-Manchester United, um jogo a que não faltam ingredientes para ser espectacular: na época passada ficou 5-3, opõe os actuais 2 primeiros classificados e Vardy pode fazer História ultrapassando o recorde que é agora dele e de Van Nistelrooy (ex-United). Há um ano atrás, com 13 jornadas jogadas, o Leicester era último. Hoje é primeiro.
    Esta jornada marca, aliás, mais do que um reencontro interessante. Se por um lado no King Power Stadium Jamie Vardy tudo fará para marcar o seu 14.º golo em outros tantos jogos - especialmente curioso uma vez que contra o United, em 2014/ 15, Vardy marcou, assistiu e ganhou grandes penalidades -, há outro embate que na época passada também terminou com um estrondoso 5-3. No percurso quase imaculado do Chelsea 14/ 15, ficou uma mancha chamada Tottenham. Os spurs, apoiados numa super-exibição para recordar de Harry Kane, dizimaram um Chelsea na altura muito mais forte e consistente. Claro que ninguém espera que estes dois jogos tenham outra vez oito golos cada, mas é inevitável puxar a cassete atrás, especialmente porque alguns meses depois o Leicester é líder, e o Tottenham está 10 pontos acima do Chelsea. Nota importante: Leicester e Tottenham são as duas únicas equipas que só têm uma derrota nesta edição da Premier League, sendo que os spurs não perdem desde a 1.ª jornada.
    Tal como na jornada 13, esperam-se golos, com o Everton a deslocar-se ao terreno do Bournemouth, o Liverpool de Klopp a regressar motivado a Anfield embora os seus grandes jogos (Chelsea e City) tenham sido fora de portas, o Arsenal visita o Norwich numa fase em que Özil e Sánchez se começam a entender cada dia melhor, e o City-Southampton também promete (os citizens são super-favoritos, mas a velocidade de Sadio Mané pode castigar a defesa da casa órfã de Kompany). Noutro nível, o Aston Villa-Watford poderá até ser um jogo "fechado" mas vai ser aguerrido até dizer chega, e aguarda-se com expectativa Pardew e Cabaye contra a ex-equipa.
    A jornada 13 foi gorda em termos de pontos. Ross Barkley foi a grande figura, com 19 (2 golos, uma assistência, bónus 3) num jogo do Everton em que também Lukaku e Coleman se destacaram; Coutinho (13) e Roberto Firmino (15) entenderam-se às mil maravilhas, destruindo o Manchester City; Harry Kane, Ulloa, André Ayew e Pieters foram também figuras em destaque.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Assim, nesta 14.ª jornada, atenção a:

Roberto Firmino - Liverpool - 8.0
    Jürgen Klopp viu, nas últimas épocas, a elegância e o perfume do futebol de Roberto Firmino ao serviço do Hoffenheim. Quis o destino juntar o técnico alemão e o craque brasileiro em Liverpool. A adaptação do número 11 dos reds foi morosa, e prejudicada pela pressão à volta de Brendan Rodgers, mas com Klopp, Firmino parece finalmente estar a encontrar o seu lugar.
    Como acontecia em Dortmund, o Liverpool de Klopp tem similares pontos fortes: pressão intensa e excelente reacção à perda da bola, transição ofensiva simples mas muito bem trabalhada, sectores próximos e compactos, e grande dinâmica entre as peças da frente. A presença de Emre Can no meio-campo - que crescerá quando Henderson regressar da sua lesão - tem potenciado o futebol dos reds, que têm tido em Philippe Coutinho o seu maior craque nos últimos jogos. No terreno do City, o futebol do Liverpool fluiu ao ritmo de Coutinho e Firmino, e é bastante provável que a dupla volte a fazer estragos perante um Swansea no qual só Ayew se tem apresentado esclarecido. Falta ao Liverpool começar a massacrar em jogos em Anfield, assumindo o jogo, mas os jogadores vão até ao fim do mundo com Klopp, e isso fará a diferença. Basta ver o que mudou Lallana.


Jack Butland - Stoke City - 4.7
    A presente Premier League, a partir da 5.ª jornada, tem servido para David De Gea começar a ombrear com Neuer pela distinção de Melhor GR da actualidade. No entanto, em termos de rendimento médio ao longo da temporada, ninguém em Inglaterra tem brilhado tanto como o inglês Jack Butland.
    O sucessor de Begovic no Stoke, avaliado ainda em 4.7, só perde em defesas para Pantilimon, e em clean sheets para Hart, Cech e Myhill. No entanto, ninguém está em tão boa forma. As últimas jornadas têm sido um festival de intervenções de alto nível de Butland e De Gea, mas em relação ao inglês basta dizer que nos últimos seis jogos, em 5 deles não sofreu qualquer golo. Um dado extraordinário, especialmente atendendo ao facto de 4 dessas clean sheets terem sido fora, e no conjunto de jogos incluir-se uma recepção ao Chelsea, e uma visita ao difícil campo do Southampton.
    A continuar assim, será presença obrigatória entre os convocados de Inglaterra para o Euro-2016, e Joe Hart tem que fazer pela vida.    


Ross Barkley - Everton - 7.0
    No futebol actual não há trio como o MSN (Messi, Suárez, Neymar). No entanto, os adeptos do Everton têm actualmente - à sua escala - um trio em forma e que os deixa entusiasmados: Lukaku, Barkley e Deulofeu.
    Os toffees estão fortíssimos em Goodison Park (6-2 contra o Sunderland, 4-0 contra o Aston Villa) e a tendência será levarem essa confiança para os jogos fora. Desta jornada até à 19.ª, inclusive, o calendário promete resultados positivos e golos para a equipa de Roberto Martínez. Portanto, ter Lukaku e ter um médio (ligeira vantagem de Barkley sobre Deulofeu) do Everton é quase obrigatório. Não menos importante, analisando esta jornada isoladamente, é o facto do Bournemouth ter apenas uma clean sheet em 13 jogos disputados; não será surpresa alguma se o Everton conseguir marcar mais do que 2 golos no reduto da equipa de Eddie Howe. Há algum tempo, Barkley disse que se considerava um avançado. Não o é. Mas a dinâmica actual do Everton é perfeita: Lukaku é a referência, Deulofeu um criador de oportunidades e desequilibrador na asa direita, McCarthy e Barry equilibram a equipa em todos os momentos, Koné é um híbrido e Barkley goza de liberdade para apoiar Lukaku porque quando Ross rende mais fá-lo à la Yaya Touré.


Jamie Vardy - Leicester City - 7.4
    Dez jogos seguidos a marcar. Treze golos em treze jornadas. Já associado na imprensa a Real Madrid e Manchester United.
    Tem sido uma época de sonho para o avançado inglês, que há alguns anos exibia o seu futebol, a sua raça e energia muitas divisões abaixo. Às 17:30 de Sábado, é justo que todos torçamos por um golo de Jamie Vardy. Um golo que significará História na Premier League, distanciando-se do recorde que partilha actualmente com Ruud van Nistelrooy.
    No jogo entre o 1.º e 2.º classificados da Premier, só uma monumental exibição de De Gea parece capaz de impedir que Mahrez e Vardy voltem a carregar o Leicester, mantendo-o no topo. O jogo vai ser de nervos e, por isso, terá quase de certeza golos. Um deles de Vardy, esperamos.


Alexis Sánchez - Arsenal - 11.5
    O fraco rendimento em termos de Fantasy (nenhum golo e nenhuma assistência nos últimos 4 jogos), conjugado com o elevado preço e com o bom momento de forma do colega Özil e de Coutinho, ambos mais baratos, tem feito muitos utilizadores venderem Sánchez.
    Conselho: não o vendam (a não ser que nesta sexta Wenger diga que não poderá ir a jogo e que o poupará, o que é pouco provável). Não só pelo facto de ter acordado na Champions - 2 golos e uma assistência contra o Dínamo Zagreb - mas porque o jogo a meio da semana deu sinais de algo que ainda não acontecera a 100%, mas que começa a ser frequente: o bom entendimento entre Sánchez e Özil. Cristiano Ronaldo sabe o que é ser melhor amigo do alemão em campo, e se o chileno se mantiver em sintonia com o ex-Real Madrid, os números vão aparecer frequentemente.
    Para além da ligação Özil-Sánchez, há o calendário: Norwich, Sunderland e Aston Villa são os três próximos jogos. E depois deste trio há uma sequência de 4 jogos em que 3 deles são no Emirates Stadium. Quer isto dizer que, a não ser que Sánchez fique em branco contra Norwich e Sunderland, o que é improvável, ou caso queiram abrir espaço para ter Agüero (embora neste momento Kane, Vardy e Lukaku estejam muito bem, e o calendário favoreça a curto-prazo os avançados do Watford por exemplo), Sánchez é para manter. Até porque, tal como Agüero, é daqueles jogadores que dá realmente gosto ter quando embala.


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Sendo Butland e De Gea os dois guardiões em melhor momento de forma, o primeiro recomendámos mas só o melhor De Gea poderá evitar um golo do imparável Leicester. Guarda-redes como Hart, Cech, Mignolet ou Howard têm algumas hipóteses de clean sheet, até pela qualidade das suas equipas e pelo seu favoritismo, mas nesta jornada olhamos com mais atenção para Adrián (5.0), caso o West Ham consiga dar desta vez uma boa resposta no pós-Payet, e Wayne Hennessey (4.0), também pelo seu preço. Gomes pode ser decisivo para o Watford, tanto para o bem como para o mal, e o duelo Lloris vs Begovic contribuirá para o desfecho do derby de Londres.

- Defesas: No sector defensivo, a tentação é conciliar quem consiga contribuir dos dois lados do campo e, por isso, jogadores como Seamus Coleman (5.9), Aaron Cresswell (5.5), Héctor Bellerín (5.9) e Alberto Moreno (4.9) têm vantagem sobre os restantes. Erik Pieters tem-se apresentado bem recentemente, a presença de Otamendi será importante porque Pellegrini não pode voltar a repetir Mangala-Demichelis; e para quem quiser apostar na defesa do Crystal Palace, Scott Dann e Joel Ward são as melhores opções, embora Kelly possa pôr em causa a titularidade do segundo.

- Médios: Firmino, Sánchez e Barkley foram os três médios referidos nos destaques acima, mas podemos juntar-lhes vários nomes. Desde Philippe Coutinho (8.4) - o jogador em melhor forma nas últimas jornadas juntamente com Kane e Lukaku, e o elemento prioritário a ter do Liverpool, a não ser que seja dado como inapto esta sexta-feira - a Mesut Özil (9.1) (10 assistências nos últimos nove jogos), passando ainda por Manuel Lanzini (5.4). Não será uma surpresa se Kevin De Bruyne (10.6) reencontrar bons números neste fim-de-semana, Bolasie e Cabaye serão importantes contra o Newcastle, Deulofeu poderá ser um tormento para a defesa do Bournemouth, e Mahrez - caso faça por exemplo uma assistência, conseguirá passar os 100 pts.
    No Tottenham-Chelsea, a ausência de Alli poderá causar algumas dificuldades, e é preciso ter atenção ao facto do Chelsea estar, devagarinho, a crescer. No entanto, o registo fora da equipa de Mourinho tem sido um pesadelo - 4 pontos conquistados em 18 possíveis. O derby levanta várias questões a meio-campo: Eriksen e Willian continuarão letais nas bolas paradas? Hazard aparecerá definitivamente? Dembélé e Dier dominarão o miolo, ou perdê-lo-ão para Matic?

- Avançados: Neste momento, Romelu Lukaku (8.9) tem uma certa vantagem sobre os restantes avançados. O belga está em forma, a equipa apresenta uma dinâmica forte, e o adversário sofre bastantes golos. Depois, entre Vardy, Kane e Kun Agüero (13.1) é aconselhável ter dois deles. O avançado do Tottenham está num grande momento, e irá rever um adversário ao qual causou muitos problemas, mas Agüero poderá marcar mais golos. E entre ter Kane contra o Chelsea, ou ter Vardy à beira da História, a segunda opção é mais apelativa.
    Depois, Deeney ou Ighalo são opções claramente válidas contra o Aston Villa, e jogadores como Giroud ou Bojan têm também uma palavra a dizer.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Butland; Coleman, Cresswell, Moreno; Firmino, Sánchez, Coutinho, Barkley; Agüero, Lukaku, Vardy

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Aston Villa v Watford - Odion Ighalo; Troy Deeney
Bournemouth v Everton - Romelu Lukaku; Ross Barkley
Crystal Palace v Newcastle - Yohan Cabaye; Yannick Bolasie
Manchester City v Southampton - Kun Agüero; Kevin De Bruyne
Sunderland v Stoke - Jack Butland; Jonathan Walters
Leicester v Manchester United - Jamie Vardy; David De Gea
Tottenham v Chelsea - Harry Kane; Eden Hazard
West Ham v West Brom - Manuel Lanzini; Chris Brunt
Liverpool v Swansea - Philippe Coutinho; Roberto Firmino
Norwich v Arsenal - Alexis Sánchez; Mesut Özil

0 comentários:

Enviar um comentário