29 de outubro de 2015

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 11

Venha de lá essa 11.ª jornada da Premier League, a penúltima antes da interrupção para o Play-off de acesso ao Euro-2016, e outros jogos internacionais.
    Mourinho contra Klopp. Aí têm o prato forte da jornada, logo às 12:45 de Sábado. Em dia de Halloween veremos se o treinador do Chelsea (nos últimos sete jogos em todas as competições, 3 derrotas, 3 empates e 1 vitória) consegue afastar as bruxarias, ou se será a saudável e electrizante magia de Jürgen Klopp a surtir efeitos em Stamford Bridge. Olhando para a tabela, Manchester City e Arsenal dividem a liderança, com o City a receber o Norwich num estádio onde costuma atropelar os seus adversários (excepção: o case study West Ham) enquanto que o Arsenal terá vida mais difícil ao deslocar-se ao País de Gales para defrontar o Swansea. A Capital One Cup, para além de ter significado uma derrota amarga frente ao Sheffield Wednesday de Carlos Carvalhal, significou também companhia para Ramsey na enfermaria - Walcott e Chamberlain desfalcarão os gunners nas próximas semanas, abrindo uma vaga para Joel Campbell ou Iwobi no onze. Numa leitura geral, alguns confrontos à partida mais desnivelados poderão proporcionar uma jornada com bastantes golos e uma pontuação média superior à ronda 10.
    Na jornada 10 as prestações individuais estiveram longe de ser incríveis. Quando na equipa da semana do Fantasy surgem 5 defesas, com apenas 2 com 10 ou mais pontos, é mais ou menos sintomático que a jornada não foi extraordinária. Harry Kane - curiosamente tínhamos o feeling que o Bournemouth seria uma boa vítima para ele - destacou-se com um hat-trick que lhe valeu 17 pontos, com Abdi, Koscielny, Dembélé, Zárate e o quarteto do Sunderland (Pantilimon, Jones, Kaboul e Fletcher) a realizarem também uma ronda claramente favorável.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Os nomes de De Bruyne, Kane, Pellè, Mané, Wijnaldum, Sánchez e Vardy poderiam figurar neste lote de destaques, mas parece-nos preferível reflectir sobre jogadores que não têm tido tantas oportunidades de marcar presença entre os 5. Nesse sentido, nesta 11.ª jornada, atenção a:

Wilfried Bony - Manchester City - 8.3
    Manchester City 6-1 Newcastle; Manchester City 5-1 Bournemouth; Manchester City 5-1 Crystal Palace. Nos últimos três jogos que o City realizou no Etihad para competições inglesas, a equipa de Pellegrini marcou 5 ou 6 golos.
    Embora Kevin De Bruyne seja o jogador mais apelativo e regular, capaz de jogar em toda a linha adiantada do meio-campo, Wilfried Bony é também ele forte candidato a uma excelente prestação contra o Norwich. O avançado da Costa do Marfim marcou 2 golos e fez 1 assistência contra o Bournemouth, revelou-se trapalhão contra o United mas voltou a facturar, de cabeça, a meio da semana.
    Enquanto não há Agüero novamente, cabe a Bony ser o goleador de serviço e o compatriota de Yaya Touré tem correspondido. Nunca é demais relembrar que o Norwich vem de 3 derrotas consecutivas, disputou uma eliminatória com o Everton até às grandes penalidades (perdendo com os toffees) e no último jogo fora na Premier League sofreu 6 golos (o tal jogo de Wijnaldum). Por tudo isto, e principalmente se o City conseguir inaugurar cedo o marcador, pode muito bem ser um belo Sábado para Bony, De Bruyne, Sterling e Yaya. 


Ross Barkley - Everton - 6.8
    Parece-nos mais ou menos indiscutível que Ross Barkley, em forma, é um dos jogadores ingleses mais entusiasmantes da actualidade. O número 20 do Everton já tem esta temporada melhores números (3 golos e 3 assistências) do que em 2014/ 15, época na qual esteve algum tempo lesionado, e a tendência será manter o bom momento, realizar a sua melhor época como profissional e garantir um bilhete de avião para França em Junho.
    Jogadas dez jornadas, o Everton já disputou Southampton, Manchester City, Tottenham, Chelsea, Liverpool, Manchester United e Arsenal. Tendo este "pormenor" em consideração, é notável que a equipa orientada por Roberto Martínez tenha actualmente 13 pontos. É claro que não há jogos fáceis na Premier League, mas o Everton dará agora início a uma sequência mais confortável e na qual é favorito, sobretudo nos jogos disputados em Goodison Park. Em termos de Fantasy, a época tem sido de Lukaku e Barkley, e acreditamos que continuará a ser. Esta jornada o adversário dá pelo nome de Sunderland, motivado pela vitória no derby, pelo que as figuras ofensivas do Everton terão que inspirar a equipa, até porque defensivamente a ausência prolongada de Jagielka poderá pesar (Funes Mori deve ser o novo companheiro de Stones).


Virgil Van Dijk - Southampton - 5.5
    O Southampton perdeu Alderweireld. Já tinha Yoshida e Gardos, mas nenhum inspirava verdadeira confiança ou relevava capacidade para ser o sucessor do belga. Caulker chegou, emprestado, mas também não era o jogador certo. Até que, proveniente dos escoceses do Celtic, chegou o holandês Virgil Van Dijk. O novo melhor amigo de José Fonte.
    A boa sequência de jogos do Southampton (nos próximos 5 jogos, são favoritos em quatro) obrigar-nos-ia a falar de Sadio Mané e Graziano Pellè, mas faz sentido destacar Van Dijk. Desde que chegou ao clube de Koeman e Cédric, o central holandês assumiu-se como absoluto indiscutível. Desde a jornada 5, inclusive, é certo que os saints ainda só tiveram uma clean sheet, mas só perderam um dos seis jogos em que Van Dijk esteve no coração da defesa, beneficiando ainda do poder ofensivo do holandês nas bolas paradas. Em 6 jogos, Van Dijk já marcou dois golos (ambos em casa) e tem qualidade para não parar por aqui. Em termos de Premier League, o Bournemouth sofreu 10 golos nos últimos dois jogos, o que aguçará o apetite dos avançados do Southampton, ampliando as hipóteses de Fonte e Van Dijk conseguirem nova clean sheet.


Christian Eriksen - Tottenham - 8.4
    Embora tenha começado a Premier League em campo, o mês durante o qual Eriksen esteve lesionado coincidiu - de forma não surpreendente - com o período de menor rendimento e produção ofensiva do Tottenham. O regresso do dinamarquês, cada vez mais próximo do nível de criativos-trabalhadores-incrivelmente-regulares como Silva ou Cazorla, fez a equipa disparar. Em 5 jogos, os spurs ganharam 3 e empataram dois, com especial destaque para a vitória por 4-1 diante do Manchester City. Neste período, Eriksen fez 2 golos e 3 assistências. E por isso o Aston Villa pode ser uma presa fácil para um criador de oportunidades nato (Kane agradece), letal nos livres directos.


Troy Deeney - Watford - 5.1
    Wilfried Bony, Harry Kane, Graziano Pellè, Romelu Lukaku, Jamie Vardy. Entre estes cinco avançados, recomenda-se vivamente que possuam pelo menos 2 deles nesta jornada.
    Embora a lista de avançados mencionada acima seja aquela à qual devem dar maior atenção, Troy Deeney surge num segundo plano. O Watford-West Ham tem tudo para ser uma tempestade perfeita - o West Ham ataque bem fora de portas, o Watford vem motivado depois de uma vitória inesperada mas merecida por 2-0 no terreno do Stoke e, por isso, a não ser que Quique "tranque" a equipa, deveremos assistir a um bom jogo.
    Dimitri Payet, jogador com mais pontos no Fantasy e, em concordância, melhor jogador da Premier League no conjunto das 10 jornadas disputadas, é o destaque anunciado do jogo mas a dupla Deeney-Ighalo vai dar trabalho ao 3.º classificado da liga inglesa. Nas últimas cinco jornadas o West Ham sofreu sempre. Já o Watford tem o pior ataque do campeonato (8 golos marcados, tal como o WBA), mas poderá ser complicado deter desta vez a força do capitão do Watford.    


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Uma jornada que, em teoria, poderá ter algumas clean sheets poderá resultar numa surpresa. Como sempre. Mas seguindo a lógica, Hugo Lloris (5.1) é o nosso número 1 da semana. Para além do francês, com uma defesa sólida à sua frente, há ainda Joe Hart (5.7) e Maarten Stekelenburg (5.0). A onda de motivação do Sunderland e a ausência de Jagielka fazem-nos desconfiar (apenas na defesa) do Everton, e equipas seguras como o WBA e o Arsenal têm jogos complicados. Não dá para ignorar também que De Gea tem 3 clean sheets nos últimos quatro jogos, enquanto que em relação ao Chelsea-Liverpool, o melhor é não nos metermos.

- Defesas: Na defesa, e tendo já falado do holandês Van Dijk, damos-lhe a companhia de Eric Dier (5.2), bastante subvalorizado pois está a realizar uma boa época a meio-campo, e ainda do sérvio Aleksandar Kolarov (6.1). É o defesa com mais pontos no Fantasy esta época, uma ameaça constante nas bolas paradas, e se o City estabilizar Sagna-Kompany-Otamendi-Kolarov deve retirar proveitos disso.
    De resto, Seamus Coleman (5.9) e Daryl Janmaat (4.9) são jogadores que podem fazer a diferença no ataque, tal como Cresswell e Bertrand no flanco oposto.

- Médios: Um pouco como nos avançados, o difícil é escolher. Alexis Sánchez e Kevin De Bruyne (10.6) são os jogadores em forma, tal como Dimitri Payet (8.3). Damos uma folga a Mahrez, porque o WBA pode dificultar a vida ao Leicester, mas aparte dos já referidos Eriksen e Barkley, não podemos deixar de recomendar Sadio Mané (7.9). O senegalês descansou durante a semana, cumprindo a sua suspensão, e voltará com a corda toda para defrontar um Bournemouth bastante permeável pelo seu lado esquerdo. Mourinho precisará de Hazard, Klopp mostraria coragem ao lançar Lallana, Coutinho e Firmino; Georginio Wijnaldum (6.9) regressa ao estádio onde fez 5 golos na última vez que actuou, e ainda há várias figuras para ter muita atenção como Sterling, Yaya Touré, André Ayew e Özil.

- Avançados: Como dissemos ao abordar Deeney, são essencialmente 5 os avançados que teoricamente levam vantagem nesta jornada. Jamie Vardy (7.2) porque é o melhor marcador, porque se sente capaz de tudo e porque só mesmo Vardy & Mahrez poderão destruir a muralha do WBA de Pulis; mas acima do inglês, surgem 4 pontas-de-lança - Wilfried Bony, Harry Kane (9.3), Graziano Pellè (8.4) e Romelu Lukaku (8.4). Veremos se todos conseguem marcar, e quem faz estragos a sério.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Lloris; Van Dijk, Kolarov, Dier; De Bruyne, Barkley, Mané, Payet; Bony, Pellè, Kane

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Chelsea v Liverpool - Eden Hazard; Christian Benteke
Crystal Palace v Manchester United - Yohan Cabaye; Chris Smalling
Manchester City v Norwich - Kevin De Bruyne; Wilfried Bony
Newcastle v Stoke - Georginio Wijnaldum; Marko Arnautovic
Swansea v Arsenal - Alexis Sánchez; Gylfi Sigurdsson
Watford v West Ham - Dimitri Payet; Troy Deeney
West Brom v Leicester City - Jamie Vardy; Gareth McAuley
Everton v Sunderland - Romelu Lukaku; Ross Barkley
Southampton v Bournemouth - Graziano Pellè; Sadio Mané
Tottenham v Aston Villa - Harry Kane; Christian Eriksen

0 comentários:

Enviar um comentário