16 de outubro de 2015

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 9

Aí vem a Premier League. Depois de 2 semanas de interrupção para se jogarem os jogos internacionais das Selecções, uma espécie de Survivor tendo em conta as inúmeras vítimas provocadas, o principal escalão do futebol inglês retoma a normalidade. Este intervalo trouxe más notícias para o Manchester City, e boas notícias para o Liverpool. Os citizens perderam a dupla David Silva e Kun Agüero (um azar tremendo, logo depois da sua mítica jornada 8), enquanto que o Liverpool rescindiu com Brendan Rodgers, tendo agora o entusiasmante Jürgen Klopp a comandar a equipa de Anfield.
    A estreia do treinador alemão, um dos nossos preferidos da actualidade, abre a jornada num Tottenham-Liverpool ao qual os spurs chegam em melhor momento, embora apenas com mais 1 ponto que o seu adversário, podendo no entanto haver efeito da Vitamina K. O jogo das 12:45 de Sábado é o principal destaque desta 9.ª jornada, mas o Everton-Manchester United, o Crystal Palace-West Ham e o Southampton-Leicester reúnem todos ingredientes suficientemente fortes para entreterem os espectadores.
    Há duas semanas a jornada 8 acabou por ser uma jornada "fácil", na medida em que os jogadores mais cotados pontuaram (e bem). Sergio Agüero estabeleceu um novo máximo individual com os seus 25 pontos contra o Newcastle - 5 golos em 20 minutos. Melhor, só Lewandowski. Alexis Sánchez, uma semana depois de fazer 20 pontos contra o Leicester, chegou aos 16 pts na recepção ao Manchester United, um 3-0 relativamente surpreendente no qual Alexis, Özil (13 pts) e Walcott semearam o terror. Com 15 pontos, De Bruyne e Eriksen foram destaques, tal como Pellè e Cabaye, com 14.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Não incluímos abaixo Alexis Sánchez, mantendo a regra de não recomendar um jogador duas jornadas consecutivas, tal como não indicamos Mané ou Diego Costa para manter a abordagem de apenas um jogador por equipa nos 5 destaques. Assim, olhando para a 9.ª jornada, atenção a:

Graziano Pellè - Southampton - 8.2
    Ao fim de oito jornadas, o matador italiano do Southampton é o avançado com mais pontos do Fantasy e o 4.º jogador com melhores números, apenas suplantado por Mahrez, Payet e Alexis Sánchez. Depois de marcar 12 golos e fazer 6 assistências em 2014/ 15 (época de estreia em Inglaterra), o titular da selecção italiana contabiliza já 5 golos e 5 assistências, números bastante prometedores tendo em conta a sequência de jogos positiva que o Southampton tem pela frente. Para se ter uma ideia, o Southampton leva neste momento 13 golos, com Pellè a participar activamente (golo ou assistência) em 10 desses 13.
    A lesão de Agüero, especialmente frustrante por acontecer depois de um jogo em que o craque argentino marcou 5 golos, terá naturais consequências em muitos plantéis de Fantasy. Quem o tinha, terá que o substituir. Quem o colocou logo depois de o ver disparar 5 tiros certeiros, terá infelizmente gasto uma transferência em vão. Custando Agüero 13.3, qualquer substituto será mais barato e os candidatos imediatos são - Pellè, Diego Costa, Bony (substituto directo), Sturridge, Lukaku e Kane. Entre estes, Pellè parece-nos a melhor opção. O Southampton tem, entre as jornadas 9 e 15, apenas dois jogos complicados; e por isso mesmo o trio Pellè, Tadic e Sadio Mané (7.9) tem tudo para pontuar bem. Esta jornada há Southampton-Leicester, sendo que as raposas azuis atacam bem mas defendem mal, o que poderá levar Mané e Pellè (habitualmente mais forte em casa) a explorarem as fraquezas de um adversário no qual já se sabe que Vardy e Mahrez são peças-chave.


Kevin De Bruyne - Manchester City - 10.4
    Agüero fora de combate aproximadamente 1 mês, David Silva fora de combate por um período à partida mais curto. No City, é tempo de Bony se assumir como o goleador que era no Swansea e Vitesse, a não ser que Pellegrini prefira jogar com Sterling como falso 9, o que é menos provável. Certo é que, apesar de Agüero ser Agüero, o impacto de não ter Silva é abismal - quando o espanhol jogou esta época, o City ganhou sempre; nos 3 jogos em que Silva não jogou o City perdeu dois, marcando apenas 3 golos, enquanto que com Silva o ataque facturou por 16 vezes em 5 jogos.
    Todo este raciocínio faz de Kevin De Bruyne o elemento mais importante do Manchester City no período vindouro. O craque belga, que se adaptou às mil maravilhas, mostrou na Alemanha que gosta de ter uma equipa para levar às costas, e tendo o City um calendário acessível a médio-prazo (o United esfregará as mãos de contente caso Silva, tal como Agüero, não jogue de facto o derby) De Bruyne é uma obrigação. Quando foi titular marcou sempre, vem de uma sequência de 10-7-15, tendo no último jogo contra o Newcastle feito 1 golo (o melhor da tarde) e 2 assistências, e ao serviço da selecção manteve a pontaria afinada, marcando nos dois jogos. Curiosamente, em ambos de livre directo.


Willian - Chelsea - 6.8
    Neste momento os adversários de Chelsea e Tottenham pensarão duas vezes antes de cometerem faltas à entrada da sua grande área. Porquê? Willian e Eriksen estão letais na conversão de livres directos.
    A época do Chelsea tem sido miserável, como todos sabemos, mas se há um único jogador ao qual não se pode apontar o dedo, esse jogador é Willian. O brasileiro, sempre em alta rotação e total compromisso com a equipa, recupera bolas, transporta jogo, desequilibra, e nos últimos dois jogos pelo clube (3, caso contemos com a deslocação ao Estádio do Dragão) marcou. Junta-se a isso o seu bis no segundo jogo do Brasil nesta paragem para ser evidente o seu bom momento.
    O jogo com o Aston Villa, depois de uma pausa de 2 semanas para respirar fundo, é uma excelente oportunidade para o Chelsea se recompor. A equipa precisa que Hazard, Fàbregas, Diego Costa e Matic apresentem o nível de 14/ 15, sendo que Mourinho terá contra a equipa de Sherwood duas dúvidas: entre Oscar, Willian e Pedro 1 deverá ficar no banco (poderá até ser Willian, que recomendamos, mas seria um disparate) e com a lesão de Ivanovic ao serviço da Sérvia, ou Baba se estreia, puxando Azpilicueta para lateral-direito, ou Zouma é adaptado a lateral, mantendo-se Terry-Cahill no centro, uma dupla que voltou a não correr bem contra o Southampton.


Georginio Wijnaldum - Newcastle - 6.8
    O último classificado da Premier League tem sido uma desilusão de todo o tamanho, perdendo apenas para o Chelsea, por se tratar do campeão em título. Enquanto o rival Sunderland já usou a sua cartada habitual e anual de trocar de treinador (saiu Advocaat, entrou Sam Allardyce), o Newcastle continua com McClaren. Veremos por quanto tempo mais. Olhando para as próximas 5 jornadas, se o Newcastle tiver força para se levantar e dar um pontapé na crise, este é o momento certo.
    O Newcastle-Norwich coloca frente-a-frente uma equipa a surpreender pela negativa e outra a surpreender em sentido inverso, mas em holandês se deve decidir o jogo. Depois da Holanda não se conseguir apurar para o Euro-2016, nem garantir um lugar no Play-Off, Wijnaldum sabe que não viajará até França no próximo Verão. Por isso mesmo, e sem um certame internacional para se mostrar, o camisola 5 dos magpies terá que fazer pela vida nesta Premier League. Pela sua carreira, e pelo sucesso do Newcastle. Certo é que Wijnaldum tem qualidade mais do que suficiente para fazer a diferença no jogo deste fim-de-semana, mas seria importante que Ayoze e o até-agora-flop Mitrovic o ajudassem. Mas atenção, porque o jogo também se pode decidir em holandês mas por omissão: Tim Krul deve falhar o resto da temporada. Será que Rob Elliot consegue estar à altura?


Daniel Sturridge - Liverpool - 10.6
    "All you need is Klopp" - o espectacular, carismático, revolucionário e louco Jürgen Klopp, metendo os Beatles à mistura, deu o mote para a nova Era que se iniciou em Anfield. Um período que aguardamos com muita expectativa.
    O treinador alemão parece estar em sintonia perfeita com aquilo que é o Liverpool, com o ADN do clube, e a lógica - olhando para o futebol do Dortmund - diz que jogadores como Coutinho, Sturridge, Firmino, Milner e Emre Can podem crescer muito com o novo treinador. Benteke e Henderson serão "reforços" a médio-prazo, e jogadores como Lallana e Ibe têm agora uma boa oportunidade de complicar positivamente a vida do recém-chegado Klopp.
    Depois de Rodgers muito insistir (teimosamente) num sistema com 3 centrais, a chegada de Klopp deverá fazer com que o Liverpool opte por um 4-2-3-1 ou 4-3-3. Contra o Tottenham, uma equipa que se tem apresentado estável do ponto de vista defensivo, e que cresceu com o regresso de Eriksen, a vitamina K(lopp) será fundamental para que os jogadores se transcendam e definam um ponto de partida para algo novo, algo melhor. Ainda é preciso que Sturridge se mantenha fresco e saudável mais alguns jogos para confiarmos na sua condição física, depois de uma lesão tão longa, mas pode estar aqui o novo Aubameyang do alemão.



Outras Opções:
- Guarda-Redes: Embora esta jornada 9 seja pautada por algum equilíbrio, e vários jogos que deverão ter golos dos dois lados, há 3 guarda-redes que se destacam como boas opções. Primeiro, Boaz Myhill (4.7). O guardião do WBA já somou 4 clean sheets e tem à sua frente uma defesa sólida, embora vá defrontar um Sunderland que quererá mostrar serviço ao novo treinador.
    Joe Hart (5.7) e Asmir Begovic (5.0) são os outros dois favoritos entre os postes, embora o City tenha que demonstrar que há vida sem Silva e Agüero, e o Chelsea esteja longe de dar garantias em termos defensivos. A ausência de Ivanovic, porventura o pior jogador dos blues neste começo de época, pode ser positiva.

- Defesas: Na defesa a tendência é seguir o mesmo caminho. O super-capitão Ashley Williams (5.0), uma autêntica força da natureza, levará para o jogo com o Stoke City a motivação de ter levado o seu País de Gales ao Euro-2016. Porque os galeses são Bale e Ramsey, mas têm um grande capitão no coração da sua defesa. Para além de Williams, e de acordo com o que dissemos no sector dos guarda-redes, César Azpilicueta (6.0) e Nicolás Otamendi (6.5) são aparentemente boas opções, o primeiro porque será garantidamente titular e pode envolver-se na dinâmica ofensiva, e o segundo porque mesmo que Kompany regresse ao 11, deve manter-se. Num segundo plano, Craig Dawson (5.1), bem como o holandês Virgil van Dijk (5.5). E veremos como se dão os defesas do Arsenal com Ighalo e Deeney, e se Wenger irá ou não "rodar" em algum sector olhando para o jogo da Champions com o Bayern.

- Médios: Já mencionámos De Bruyne, Willian, Wijnaldum e Sadio Mané, pelo que jogadores como Alexis Sánchez (11.3) e Dimitri Payet (8.1) têm que ser referidos, mesmo que comecem a ser escolhas demasiado recorrentes. Os livres de Christian Eriksen (8.3), o melhor jogador de 2015 Eden Hazard (11.3), a classe de Wes Hoolahan (5.2) e Yohan Cabaye (6.5) e um senhor que ainda não caiu no esquecimento chamado Mahrez completam o lote de médios. Mas tirem notas dos médios do Liverpool, dos principais elementos do meio-campo do Swansea e dos restantes médios que farão companhia a Alexis diante do Watford. 

- Avançados: No pós-Agüero falámos acima de Pellè e Sturridge, mas importa ainda acrescentar os restantes bons candidatos a substituir Agüero -  Diego Costa (10.9), que procura apresentar o nível da época passada, e Wilfried Bony (8.2), o herdeiro directo do argentino. Se Berahino estiver apto para defrontar o Sunderland poderá ser determinante, caso contrário Steven Fletcher, depois de uma boa jornada internacional, pode ajudar a equipa agora comandada por Sam Allardyce a sorrir finalmente.
    Vardy é o melhor marcador do campeonato, Kane quer estragar a estreia a Klopp, Lukaku e Martial prometem medir forças no estádio que viu Rooney estrear-se para o futebol, e não nos chocaria que Ighalo ou Deeney complicassem a tarefa do Arsenal.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-5-2): Myhill; Williams, Azpilicueta, Otamendi; De Bruyne, Wijnaldum, Sánchez, Mané, Willian; Pellè, Costa

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Tottenham v Liverpool - Christian Eriksen; Daniel Sturridge
Chelsea v Aston Villa - Diego Costa; Willian
Crystal Palace v West Ham - Dimitri Payet; Yohan Cabaye
Everton v Manchester United - Romelu Lukaku; David De Gea
Manchester City v Bournemouth - Kevin De Bruyne; Wilfried Bony
Southampton v Leicester City - Graziano Pellè; Sadio Mané
West Brom v Sunderland - Saido Berahino; Steven Fletcher
Watford v Arsenal - Alexis Sánchez; Troy Deeney
Newcastle v Norwich - Georginio Wijnaldum; Wes Hoolahan
Swansea v Stoke - André Ayew; Gylfi Sigurdsson

0 comentários:

Enviar um comentário