10 de outubro de 2015

Garganta Afinada. Top 20 ( nº 110 )

    Eih, que dia chuvoso... Como o frio também já bateu aí à porta, temos um plano para este vosso fim-de-semana: munam-se de mantas e fiquem na ronha a ouvir o nosso GA de hoje! Han? Que tal? A nós parece-nos uma excelente ideia.
    Hoje temos uma grande contribuição de Sons of Anarchy no nosso top. Embora hajam imensas músicas de qualidade para figurarem no nosso GA, não quisemos fazer um all-in neste top. Temos presentes quatro músicas desta grande série norte-americana, nas quais constam a forte "Goodbye, Dear Friend" de Deer Tick, a "Lay Me Down" de Cold Specks, "We Don't Need No Love Songs" de
Fitz and the Tantrums e ainda a "All Of This Could Have Been Yours" de Shooter Jennings. Os momentos mais marcantes da série são sempre carimbados por música de grande qualidade, embora todas as outras cenas - ditas não tão relevantes - também sejam acompanhas com boa música que elevam o nível da série. Para além da significativa e brutal contribuição de Sons of Anarchy para este GA, há ainda mais séries a alimentar este Top: Siouxsie Sioux e Brian Reitzell construíram o adeus de Hannibal, Mr. Robot despediu-se - antes da cena pós-créditos - ao som de Alabama Shakes, e em Suits o soul de Leon Bridges tornou-se parte de uma banda sonora com impressão digital própria. Das séries partimos para as longas-metragens cinematográficas com o instrumental “Remember Me as a Time of Day” dos Explosions in the Sky a intensificar um dos momentos altos de Me and Earl and the Dying Girl. Mais lá para cima temos o repetente, mas sempre bem vindo City and Colour com "If I Should Go Before You" e ainda uma cover excepcional tocada por Chet Faker que ousou pegar na "I Want Someone Badly" de Jeff Buckley - um dos melhores músicos de sempre - e o selo de qualidade ficou lá. Pegar numa grande música, de um grande músico é sempre um risco. Chet arriscou e saiu-se muito bem. Este GA 110 marca ainda uma viagem no tempo. Há 15 anos os Coldplay lançaram o seu álbum de estreia (Parachutes) no qual “Don’t Panic” era a primeira faixa. Dois minutos e 17 dos britânicos que nunca tínhamos partilhado num Garganta Afinada. Para além desta viagem no tempo há ainda uma estreia, AURORA, cuja “Runaway” tem acompanhado a publicidade do TVCine e Séries; e o regresso dos Bear’s Den, a reinterpretarem um original de Drake. Ao contrário do que temos vindo a habituar-vos hoje a trupe nacional não é assim tão grande quanto isso. Mas a bandeira está muito bem representada por Isaura com a música "Change it". A artista portuguesa é uma das mais promissoras cantoras nacionais da actualidade e irá actuar no dia 15 de Outubro com Francis Dale, no Lux. Uma reunião perfeita que ainda contará com a presença de Fred (artista dos mil e um projectos) e Ben Monteiro (D'alva e Mount Keeper). Tom Cruise ajudou os The Weeknd a figurarem aqui graças à sua contagiante performance no Lip Sync Battle com Jimmy Fallon, e para os fãs de Game of Thrones que desesperam pela chegada da 6.ª temporada, podem matar saudades de Maisie Williams (Arya Stark) numa boa música e videoclip dos Seafret, banda com potencial. E sim, a combinação Macklemore / Ed Sheeran ocupa um dos primeiros lugares. Uma dedicatória à filha recém-nascida, Sloane, por parte daquele que é um dos rappers mais talentosos e influentes da actual geração. Mais lá para baixo surge ainda Jay-Z que também ele quis dedicar uma música à sua filha.
    Assim vos deixamos, caros leitores. Agasalhem-se bem e não se constipem neste fim-de-semana!






1. Chet Faker - I Want Someone Badly (Jeff Buckley Cover)
2. Macklemore & Ryan Lewis ft. Ed Sheeran - Growing Up (Sloane’s Song)


0 comentários:

Enviar um comentário