1 de outubro de 2015

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 8

Aproveitem este fim-de-semana, porque depois de Domingo a Premier League só regressa no dia 17. E que belo cartaz temos nesta jornada 8! Jogam-se sete jogos no Sábado, com especial destaque para o Chelsea-Southampton, mas é no Domingo que as coisas aquecem com o Swansea-Tottenham a estar acompanhado por 2 embates entre rivais: o derby de Merseyside entre Everton e Liverpool, e o choque entre Arsenal e Manchester United, que chega na melhor altura possível. Cech contra De Gea, o United como líder (e a iniciar uma sequência de jogos complicada, ao contrário do rival City) e Alexis Sánchez a acordar são alguns dos bons ingredientes para o jogo que acontece às 16 horas de dia 4. Enquanto cá se decide o destino legislativo do país, em Inglaterra decide-se a liderança do campeonato.
    Como sempre, olhamos para a jornada anterior de forma resumida. Na 7.ª jornada Alexis Sánchez pontuou mais do que qualquer outro jogador. O chileno do Arsenal fez o Leicester-Arsenal cair para o lado dos gunners (qualquer jogo em casa do Leicester tem sempre muitos golos, podendo funcionar a favor de Vardy e Mahrez ou contra) com um hat-trick, conquistando um total de 20 pontos. Lukaku (16 pts) não ficou muito atrás ao brilhar no relvado do West Brom, clube que já representou, enquanto que Mata deu sequência ao seu excelente momento de forma. Gestede e Sturridge (bem-vindo de volta campeão) bisaram, Tadic passou os 10 pontos pela segunda vez e Lamela foi uma agradável surpresa. Entre os defesas, o holandês van Dijk marcou e é um jogador para manterem nas vossas watchlists.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Olhando para a 8.ª jornada, atenção a:

Kun Agüero - Manchester City - 13.2
    Não é certamente o momento de forma que aqui traz Sergio Agüero. O avançado do Manchester City ainda só marcou 1 golo na Premier League, ao Chelsea, e noutras competições quando marcou (Sunderland e Gladbach) fê-lo de grande penalidade. Portanto, apostar em Agüero nesta altura parece ser um risco. Mas é também quase uma obrigação. Porquê? Simples, nas próximas 4 jornadas, o Manchester City recebe Newcastle, Bournemouth e Norwich, visitando pelo meio Old Trafford (Agüero até se costuma dar bem com o rival da cidade). Fica a ideia que Agüero só precisa que um jogo lhe corra bem, marcando uns 2 golos, para embalar para um registo que o torne um must no Fantasy. Na recepção ao Newcastle, Yaya e Kompany ainda estão em dúvida, mas David Silva (fez mais de 60 min no jogo a meio da semana na Champions) deverá jogar, e não há ninguém que entenda Agüero tão bem como o mago espanhol. Com Silva, De Bruyne (o citizen em melhor momento, recentemente) e Sterling (é hora de despertar) no apoio, Agüero tem que começar a facturar com regularidade. Tem 4 jornadas para mudar os seus números de forma significativa.


Jamie Vardy - Leicester City - 6.5
    O facto de Vardy ser o jogador mais comprado nesta semana explica-se de forma simples. O avançado inglês do Leicester, com o seu bis diante do Arsenal, tornou-se o melhor marcador da competição (6 golos em 7 jogos), ultrapassando o seu colega da equipa Riyad Mahrez e Callum Wilson, e é agora o avançado com mais pontos, +1 que Lukaku e +3 que Pellè. Como se isto não bastasse, o jogador que quer estar no Euro-2016, beneficia ainda da lesão de Wilson. Os "proprietários" do avançado do Bournemouth, vendo-o com uma lesão de longa duração, tenderão a virar-se para Ighalo e, principalmente, Vardy. Esta jornada o Norwich-Leicester deverá ser um jogo aberto, partido, e assim sairão beneficiados os elementos ofensivos. Prever o resultado é difícil, mas Vardy e Mahrez têm elevada probabilidade de voltar a fazer das suas.


Alexis Sánchez - Arsenal - 11.1
    Fez hat-trick na Serie A pela Udinese, fez hat-trick na La Liga pelo Barcelona, e voltou a marcar 3 golos num jogo também na Premier League, pelo Arsenal. Enquanto Hazard continua razoavelmente adormecido (embora tenha 10-5 nos últimos dois jogos), Alexis Sánchez acordou. E de que maneira! Na vitória por 5-2 do Arsenal no King Power Stadium, o chileno marcou 3 golos e totalizou 20 pontos (um máximo individual no Fantasy 15/ 16). Entretanto, Alexis voltou a ser o destaque da equipa de Wenger na Champions, com um golo e uma assistência, embora o Arsenal tenha sido derrotado em casa pelo Olympiakos de Marco Silva. Nesta jornada há Arsenal-Manchester United, um jogo de tripla! O United é líder com 16 pontos, o Arsenal mora no 4.º lugar com 13, e num jogo assim os craques terão que aparecer. De Gea e Cech vão ser chamados a intervir, o United costuma ter um certo ascendente sobre os gunners, mas às 16:00 de Domingo Alexis Sánchez, Cazorla, Walcott, Mata, Martial, Depay e Rooney vão escrever a história do capítulo mais importante da jornada 8.


Wes Hoolahan - Norwich - 5.1
    Todas as épocas no Fantasy há jogadores que vão pontuando silenciosamente. Explicando isto: acontece por vezes alguns jogadores menos mediáticos ou vistosos amealharem pontos com regularidade, mas nunca de forma espampanante. Hoolahan tem sido um desses casos em 2015/ 16. O pensador de jogo do Norwich chega à 8.ª jornada com 1 golo e 5 assistências, tem por exemplo apenas menos 1 ponto do que Alexis Sánchez e André Ayew, e nos 6 jogos que realizou (não jogou em Anfield) fez "algo" em quatro deles (5 pontos contra Crystal Palace e West Ham, 10 pontos contra o Sunderland e 13 na vitória caseira contra o Bournemouth). Prevendo-se o Norwich-Leicester um jogo aberto, é bastante provável que Hoolahan tenha a bola por várias vezes em zonas de decisão, onde pouco vacila. Que o diga Redmond, cujos 3 golos nesta edição da Premier League tiveram todos assistência de Hoolahan.


Romelu Lukaku - Everton - 8.2
    A temporada do Everton tem sido muito boa até agora. Os toffees estão em 5.º lugar com 12 pontos, a quatro do primeiro lugar, e já defrontaram equipas como Southampton, Manchester City, Tottenham e Chelsea, conseguindo 7 pontos nos 12 disponíveis nesta amostra. Sem Liga Europa, o Everton tem recuperado o seu nível de 2013/ 14, com Roberto Martínez (um dos melhores em Inglaterra, especialmente a preparar jogos grandes) a ver Barkley e Lukaku a dizerem presente, mesmo sem Coleman nas últimas 2 jornadas, e sem ter podido ainda contar com Baines. Segue-se uma nova sequência forte - Liverpool (casa), Manchester United (casa) e Arsenal (fora) - e o derby de Merseyside surge num momento em que o Rodgers está pressionado no Liverpool, embora Sturridge queira recuperar o tempo perdido, e na jornada seguinte a uma reviravolta fantástica do Everton. O West Brom esteve a ganhar 2-0 em casa mas os visitantes transformaram um jogo perdido num 2-3 capaz de embalar a confiança da equipa. Prever um derby de Liverpool é impossível, até porque é o derby com pior histórico disciplinar em Inglaterra, mas Lukaku pode criar vários problemas à defesa do Liverpool. 


Outras Opções:
- Guarda-Redes: É uma jornada complicada, mais uma, em termos defensivos. Uma consequência natural do elevado equilíbrio na liga, sendo difícil confiar em absoluto em qualquer defesa. O Chelsea já sofreu 14 golos em 7 jornadas, o Liverpool começou muito bem mas nas últimas quatro jornadas sofreu sempre entre 1 e 3 golos, e mesmo Arsenal e Manchester United têm vivido de contrastes. O Manchester City destruiu o seu olimpo defensivo (5 clean sheets seguidas) ao perder por 2-1 em casa com o West Ham e 4-1 em White Hart Lane, mas mesmo assim apostamos em Joe Hart (5.7) como a melhor opção da jornada. O guardião inglês regressou a meio da semana, revelando-se decisivo na vitória na Alemanha e, num dia normal, o City consegue derrotar o Newcastle tranquilamente. Adrián (5.0) é, porventura, o senhor que se segue, até pela boa forma do West Ham fora de portas. Jogos como o Bournemouth-Watford e Norwich-Leicester devem ter golos, no Crystal Palace não é garantido quem será o GR, mas muita atenção ao peso das exibições de Cech e De Gea no jogo grande.

- Defesas: Na defesa o raciocínio é idêntico, embora os defesas estejam sempre salvaguardados por poderem salvar a sua exibição junto à grande área contrária. Os carotes Aleksandar Kolarov (6.1) e Nicolás Otamendi (6.5) são as opções prioritárias, uma vez que na direita Zabaleta poderá ameaçar o lugar de Sagna. Jogue ou não Kompany, Otamendi parece indiscutível e é uma ameaça nas bolas paradas ofensivas. Noutros jogos, o Crystal Palace tem alguns jogadores em dúvida mas achamos que Scott Dann (5.0) é uma boa aposta, caso consiga conter Berahino e Rondón; e no Aston Villa há Jordan Amavi (5.0), que mesmo que sofra, pode beneficiar da forma como se envolve de forma positiva no ataque a partir do corredor esquerdo.

- Médios: Referidos Sánchez e Hoolahan, há naturalmente muitos mais médios merecedores de destaque. Desde logo, Riyad Mahrez (6.5). Porque tem que ser, e uma jornada em branco não descredibiliza o que fez até aqui. Depois, Kevin De Bruyne (10.2) é o citizen em melhor forma. Jogadores como Payet e Hazard (grande teste para Cédric) poderão fazer a diferença, mas preferimos focar-nos em nomes menos óbvios: no Crystal Palace, Bakary Sako (5.6) e Bolasie prometem agitar o jogo que inaugura a jornada, o Swansea-Tottenham pode ser um bom palco para o talento de André Ayew (7.2) e de Christian Eriksen (8.3), e atendendo ao momento defensivo do Chelsea e recordando o jogo da época passada, Sadio Mané (7.8) tem tudo para se sentir confiante. No jogo grande, para além dos holofotes recaírem sobre Alexis Sánchez, Depay terá um bom duelo com Bellerín, embora o red devil mais regular esteja a ser Juan Mata.

- Avançados: Agüero, Vardy e Lukaku são o nosso trio da jornada, mas cremos que também os avançados do Bournemouth, Troy Deeney (5.3) e Odion Ighalo (5.2) podem vingar-se do Bournemouth depois dos cherries terem ganho o Championship por 1 ponto. Rudy Gestede (5.8) e Daniel Sturridge (10.5) poderão dar sequência ao bom momento da última jornada. Diafra Sakho tentará voltar a marcar, Harry Kane será policiado por Ashley Williams, e veremos se Martial consegue soltar um bocadinho do seu ADN Henry no estádio do clube onde Thierry se tornou lenda.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Hart; Amavi, Cresswell, Dann; De Bruyne, Mahrez, Sánchez, Hoolahan; Agüero, Vardy, Lukaku

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Crystal Palace v West Brom - Bakary Sako; Saido Berahino
Aston Villa v Stoke - Rudy Gestede; Mame Biram Diouf
Bournemouth v Watford - Odion Ighalo; Troy Deeney
Manchester City v Newcastle - Kun Agüero; Kevin De Bruyne
Norwich v Leicester City - Jamie Vardy; Wes Hoolahan
Sunderland v West Ham - Dimitri Payet; Aaron Cresswell
Chelsea v Southampton - Eden Hazard; Sadio Mané
Everton v Liverpool - Romelu Lukaku; Daniel Sturridge
Arsenal v Manchester United - Alexis Sánchez; Juan Mata
Swansea v Tottenham - André Ayew; Christian Eriksen

2 comentários:

  1. Grandes escolhas Sr. Barba por Fazer e foi uma óptima jornada para si. Clássico e diferencial foi "spot-on".

    Para a defesa, Bellerín ou Bertrand?

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Desta vez correu bem, sim.
    Até ver Bellerín parece melhor opção, tem-se apresentado incrivelmente consistente e já por 3 vezes teve Bónus.
    Olhando para o calendário, e pensando a 4 jogos, Watford, Everton, Swansea e Tottenham serão jogos em que o Arsenal pode sofrer golos, embora seja favorito (especialmente se a frente de ataque se exibir como ontem diante do United). Claro que o lateral espanhol pode sempre salvar a coisa fazendo uma assistência.
    Já o Bertrand, tem a vantagem de ser mais barato (5.3) e foi um dos melhores defesas do Fantasy em 14/ 15. É bastante provável que a defesa do Southampton comece a acumular clean sheets de forma recorrente com o decorrer da competição, sistematizando o quarteto Cédric, Fonte, van Dijk, Bertrand. E entre estes achamos que o central holandês pode vir a dar pontos interessantes. Olhando também a 4 jogos, a recepção ao Leicester será um jogo aberto (visto que o Leicester quase não temporiza o seu jogo) e uma ida a Anfield dependerá do momento anímico do Liverpool com o novo treinador, embora Mané-Pellè-Tadic possam aterrorizar a defesa. A seguir a esse jogo é que as coisas se tornam interessantes para o Southampton (Bournemouth, Sunderland, Stoke e Aston Villa, este último depois de ir ao City).

    cumprimentos

    ResponderEliminar