22 de outubro de 2015

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 10

Este fim-de-semana chegamos à dezena de jornadas na Premier League, e o menu tem muita qualidade. Jogos carregados de tradição e rivalidade, e outros que colocam frente-a-frente equipas em forma, da 1.ª metade da tabela.
    O prato forte é indiscutível - o derby de Manchester. Old Trafford, 14:05 de Domingo, será palco de mais um capítulo na rivalidade entre United e City, actuais 3. e 1.º classificado respectivamente. A equipa de van Gaal pode-se considerar sortuda ao não ter pela frente Agüero e Silva, embora De Bruyne, Sterling, Navas, Yaya e Bony tenham qualidade para desbloquear o jogo a qualquer instante. Neste United-City 3 factores serão determinantes para o resultado: a capacidade individual de De Bruyne e Sterling, a opção táctica de van Gaal (chamar Depay e jogar com Rooney+Martial, ou optar por uma alternativa que tornará o jogo mais "amarrado" com Martial na esquerda, e um miolo com Schweinsteiger, Schneiderlin e Ander Herrera) e a "disposição" de Yaya Touré. O costa-marfinense desaparece em alguns jogos grandes, mas se estiver em dia sim, é capaz de carregar animicamente a equipa. Haverá ainda o derby entre Sunderland e Newcastle, e outros grandes jogos - West Ham-Chelsea, Liverpool-Southampton, Leicester-Crystal Palace e Arsenal-Everton. Uma jornada em cheio!
    Olhando para a jornada 9, embora nós tenhamos recomendando aqui no Barba Por Fazer o holandês Georginio Wijnaldum nos nossos 5 possíveis destaques, ninguém no seu perfeito juízo acharia possível o médio do Newcastle igualar o número de pontos de Agüero na ronda anterior (25). No Newcastle-Norwich, Wijnaldum fez um póker, e é cada vez mais um jogador para comprar já ou manter na watchlist. A jornada foi de Wijnaldum, mas também Sterling esteve em grande - 3 golos contra o Bournemouth, num jogo em que Wilfried Bony também brilhou (2 golos e 1 assistência). Vardy voltou a deslumbrar e conta já 9 golos em 9 jogos, e de resto também Sissoko, Ander Herrera, Lanzini, Smalling e Bellerín tiveram uma boa jornada.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Não incluímos abaixo Alexis Sánchez, até para variar um pouco, embora seja juntamente com Vardy a opção mais segura para capitão; e para não repetir caras da semana passada, Wijnaldum também não surge neste quinteto. Assim, olhando para a 10.ª jornada, atenção a:

Jamie Vardy - Leicester City - 7.0
    5-1-5-8-6-6-12-9-13. É esta a sequência pontual de Jamie Vardy ao longo de nove jornadas de Premier League. O avançado inglês, figura mais regular do Leicester depois da explosão inicial de Mahrez, só perde para Dimitri Payet em termos de pontos, e ninguém tem mais golos que ele - 9 jogos, 9 golos. Simples. Tendo já bisado contra Arsenal e Southampton, o momento de forma de Vardy é impressionante - 6 jogos seguidos a marcar, e em 9 jogos só por duas vezes ficou em branco, tendo numa dessas partidas feito uma assistência.
    Nesta 10.ª jornada o Leicester City recebe o Crystal Palace, prevendo-se um jogo equilibrado. Em casa o Leicester costuma transcender-se, e embora sofra sempre golos e arranque mal (quase sempre são os seus adversários a ganhar vantagem no resultado, ultimamente), será importante se Ranieri voltar a dar a titularidade a Riyad Mahrez (6.5). Com Mahrez e Vardy em campo - dois jogadores que já valorizaram 1.0 no Fantasy nestas 10 jornadas - em simultâneo, toda a equipa rende mais.


Mesut Özil - Arsenal - 8.4
    Todos os holofotes têm recaído sobre o chileno Alexis Sánchez. Com justiça. O extremo do Arsenal é o jogador em melhor forma, com 20-16-10 nos últimos três jogos, e as odds para ser o Jogador do Ano em Inglaterra são-lhe incrivelmente favoráveis nesta altura. No entanto, olhando além do óbvio, Mesut Özil tem sido o sidekick do chileno e um dos principais obreiros do incrível momento dos gunners pós-derrota com o Chelsea.
    O alemão, exímio no passe e na decisão, parece confortável com a sua posição na dinâmica a três com Walcott e Alexis Sánchez, e depois de contra o Leicester fazer 1 assistência, brilhou contra Manchester United e Watford com 1 golo e 1 assistência no primeiro jogo, e 2 assistências no último. E a isto poderíamos juntar ainda o seu golo na vitória diante do Bayern, claro catalisador para este mês do Arsenal. Özil é, aliás, um dos 2 jogadores com mais assistências na Premier (6), em conjunto com David Silva, deixando Hoolahan, Mané e Pellé a partilharem a segunda linha.
    Contra o Everton, o Arsenal é super-favorito por jogar em casa, mas não tendo Ramsey, Wenger terá que optar por uma de duas situações: lançar Giroud no onze, ou substituir Ramsey por Chamberlain. A segunda opção seria melhor, porque Sánchez, Özil e Walcott têm que jogar onde e como têm feito recentemente.


Harry Kane - Tottenham - 9.2
    Em 2014/ 15 marcou 21 golos. Ao fim de 9 jornadas tem tantos golos marcados como auto-golos: um. A época dos spurs está a ser decente (7.º lugar) mas o destaque tem sido essencialmente a consistência defensiva. Na frente, a equipa melhorou quando Eriksen voltou de lesão, mas Kane tem estado muito longe daquela forma imparável da temporada passada.
    A deslocação ao terreno do Bournemouth, uma equipa cuja defesa poderá dar-se mal com as características de Kane, pode ser uma boa oportunidade de redenção para o avançado inglês. É um pouco surpreendente que ainda haja mais de 15% de jogadores de Fantasy com Kane nas suas equipas, mas desta vez talvez compense.    


Sadio Mané - Southampton - 7.9
    E se a estreia de Klopp em casa, no mágico ambiente de Anfield, tiver como destaque.. Sadio Mané? O Liverpool apresentou-se contra o Tottenham num 4-2-3-1, alcançando um empate a zeros no qual o principal destaque foi Mignolet. Não foi a estreia de sonho para Klopp, mas pouco mais podia fazer com Sturridge a ser baixa de última hora.
    Klopp precisa da injecção de qualidade que Benteke e Firmino poderão dar à equipa, enquanto que a situação física de Sturridge deve ser monitorizada com cuidado. De qualquer forma, com a equipa na sua plenitude ou não, pela frente estará um Southampton que não tem nada a perder. Os saints, que têm 13 pontos como o Liverpool, desperdiçaram 2 pontos na recepção ao Leicester, mas quererão surpreender num palco especial. Pellè, Mané e Tadic são as figuras que merecem especial atenção do Liverpool, mas é impossível ignorar a qualidade e o impacto que Sadio Mané normalmente tem nos jogos grandes: veja-se esta época, 2 assistências contra Manchester United; 1 golo e 1 assistência em casa do Chelsea.
    Confiamos numa vitória do Liverpool, numa comunhão perfeita entre a equipa e o público graças ao efeito Klopp. Mas é possível que Mané ainda assuste uma equipa que só por uma vez conseguiu uma clean sheet em casa (no tempo de Rodgers, é certo).


Nathan Redmond - Norwich - 5.6
    O gás inicial do Norwich, com um arranque interessante, parece estar a esgotar-se. A equipa de Alex Neil não conhece o sabor da vitória há mais de um mês, perdeu os últimos dois jogos, o último dos quais por 6-2 (!). Tratando-se a recepção ao West Brom do jogo que antecede uma sequência horrível (City, Swansea, Chelsea, Arsenal, Watford, Everton, M. United, Tottenham), será fundamental que a equipa verde e amarela recupere da goleada e garanta 3 pontos importantes.
    O avançado Mbokani marcou nos últimos dois jogos, a equipa baixou quando Hoolahan deixou de render tanto, e no meio de tudo isto acreditamos que o jovem Nathan Redmond possa voltar a cumprir o seu papel. O extremo inglês, presente no Europeu de Sub-21 da República Checa, leva já 4 golos e 1 assistência. Se há alguém capaz de desequilibrar um West Brom seguro defensivamente (5 clean sheets) é ele.


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Jornadas com grandes jogos normalmente são mais difíceis de apontar destaques defensivos. Na ronda anterior 7 equipas (Liverpool, Tottenham, WBA, Manchester United, Chelsea, Arsenal e Stoke) conseguiram clean sheet. Desse lote, apostaríamos no Arsenal e no Stoke como os emblemas mais prováveis de não sofrerem golos nesta jornada também. Assim, Petr Cech (5.6) e Jack Butland (4.5) são opções minimamente sensatas, embora acreditemos que Lukasz Fabianski (5.0) também é capaz de liderar uma defesa do Swansea em casa dum Aston Villa que não é propriamente incrível no ataque.

- Defesas: Na defesa, pomos Héctor Bellerín (5.8) à frente de todos os outros. O lateral-direito do Arsenal não tem dado hipóteses a Debuchy, e tem-se apresentado como um dos melhores laterais-direitos do futebol europeu neste começo de 2015-16. O Everton até pode marcar ao Arsenal, mas mesmo assim Bellerín pode sempre fazer uma assistência, participando na avalanche ofensiva do Arsenal. Depois, Toby Alderweireld (5.2) tem estado em boa forma, e Martin Olsson (4.4) vem de 2 assistências contra o Newcastle, jogo em que, no entanto, sofreu 6 golos. Laurent Koscielny, Ashley Williams, Daryl Janmaat e Erik Pieters são também jogadores a considerar, e temos bastante curiosidade para ver o desempenho dos defesas no derby de Manchester.

- Médios: Apostando em 5 jogadores para esta jornada escolheríamos Alexis Sánchez, Özil, Georginio Wijnaldum (6.9), Mahrez e Dimitri Payet (8.2), sendo o francês porventura o jogador com mais classe na actual Premier League. No entanto, a este quinteto já acrescentámos nos nossos destaques Mané e Redmond.
    Depois, veremos se Yohan Cabaye (3 jogos seguidos a marcar) volta a fazê-lo, se Coutinho desfaz a defesa do Southampton com a sua técnica e meia distância, e no derby é muito difícil prever quem fará a diferença: De Bruyne, Mata, Sterling, Yaya, Ander Herrera ou Depay.. se jogar.

- Avançados: Falámos de Vardy e Kane nos '5 Destaques', e o que é certo é que nesta fase muitos jogadores de Fantasy optariam, se pudessem, por ter 6 médios e 2 avançados. O Norwich-WBA passará bastante pelo rendimento de Mbokani e Berahino, Bojan Krkic (5.3) é uma pechincha, num jogo em que defrontará uma equipa na qual Deeney e Ighalo têm que fazer mais, Diego Costa (11.0) não terá vida fácil no reduto de um West Ham talhado para defrontar grandes e, por fim, o derby - será Rooney a brilhar contra a equipa à qual marcou o melhor golo da sua carreira? Será Bony a fazer esquecer Agüero? Ou será o menino Martial a mascarar-se de Henry?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-5-2): Fabianski; Bellerín, Alderweireld, Olsson; Özil, Wijnaldum, Sánchez, Mahrez, Payet; Kane, Vardy

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Aston Villa v Swansea - André Ayew; Rudy Gestede
Leicester City v Crystal Palace - Jamie Vardy; Yohan Cabaye
Norwich v West Brom - Nathan Redmond; Dieumerci Mbokani
Stoke v Watford - Bojan Krkic; Jack Butland
West Ham v Chelsea - Dimitri Payet; Diego Costa
Arsenal v Everton - Alexis Sánchez; Mesut Özil
Sunderland v Newcastle - Georginio Wijnaldum; Fabio Borini
Bournemouth v Tottenham - Harry Kane; Matt Ritchie
Manchester United v Manchester City - Kevin De Bruyne; Anthony Martial
Liverpool v Southampton - Sadio Mané; Philippe Coutinho

0 comentários:

Enviar um comentário