24 de setembro de 2015

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 7

Mais um fim-de-semana, mais Premier League. No passado Sábado verificámos que o Manchester City não é imbatível, sofrendo golos pela primeira vez e perdendo em casa com o West Ham. Os hammers, por sua vez, colocaram-se em 3.º lugar (12 pontos, em igualdade pontual com o Leicester, a outra equipa sensação), tendo já derrotado fora Arsenal, Liverpool e Manchester City. Simplesmente incrível. O derby entre Chelsea e Arsenal ficou marcado por uma má arbitragem incapaz de punir mais um episódio de Diego Costa (castigado posteriormente), mas Mourinho saiu com os 3 pontos, o Liverpool voltou a desiludir em Anfield e o Manchester United conseguiu ganhar no terreno do Southampton, num jogo em que De Gea brilhou entre os postes, e Martial bisou.
    Nesta 7.ª jornada o jogo grande acontece logo às 12:45 de Sábado. O Manchester City visita White Hart Lane, para defrontar um Tottenham no qual Harry Kane ainda não marcou, e que foi eliminado esta semana da Capital One Cup, em casa, pelo grande rival Arsenal. O 4.º classificado Leicester recebe o 5.º (Arsenal), com Mahrez num momento de forma para o qual já faltavam palavras. O Liverpool volta a jogar em casa, depois de só conseguir ultrapassar o modesto Carlisle nas grandes penalidades, enquanto que Manchester United e Chelsea defrontam os dois últimos classificados.
    Olhando para as pontuações da jornada 6, Zouma foi o jogador em destaque com 15 pontos. O defesa central francês marcou ao Arsenal na sequência de um livre indirecto exemplarmente cobrado por Fàbregas, e juntou a isso o facto de não sofrer golos, e um bónus de 3. Os avançados Pellè, Ighalo e Martial bisaram todos, reforçando algumas estatísticas: Pellè é muito mais letal em casa do que fora, o ano civil de 2015 mantém-se extraordinário para Ighalo, e Martial (somando todas as competições) conta 4 golos em 4 jogos pelos red devils. Riyad Mahrez voltou a passar dos 10 pontos (em 6 jornadas conseguiu por 5 ocasiões 10 ou mais pontos, e já contabiliza mais golos e mais de metade dos seus pontos de 2014/ 15), e craques como De Bruyne e Hazard atingiram a dezena de pontos.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Olhando para a 7.ª jornada, especial atenção a:

Anthony Martial - Manchester United - 8.3
    O teenager mais caro da História do Futebol atravessa um momento impressionante. Anthony Martial, contratado ao Mónaco neste defeso, chegou a Old Trafford e não consegue parar de marcar golos. Estreou-se com 1 golo frente ao rival Liverpool, não conseguiu ter impacto europeu diante do PSV, mas compensou com um bis diante do Southampton, voltando a deixar a sua marca quando saltou do banco no encontro com o Ipswich durante a semana. Em França já era comparado a Thierry Henry antes de rumar à Premier League, e uma associação que parecia um exagero começa a ganhar sentido - Martial sentir-se-á por esta altura capaz de marcar em qualquer campo, revela uma compostura e maturidade invulgares, deixando os red devils a sonhar com o futuro do seu pequeno Henry. Tal como o melhor marcador da História do Arsenal, Martial começou a sua carreira no CO Les Ulis, e com 4 golos em 4 jogos todos os adeptos de Fantasy devem confiar no momento do avançado francês. O adversário da jornada é o Sunderland, último classificado, que vem de uma derrota caseira com o Manchester City por 4-1 a meio da semana e, apoiado por Rooney, Depay e Mata, Martial procurará manter o seu registo fantástico. Se no Mónaco parecia faltar golos - embora muitas vezes jogasse numa ala - ao rapaz que agora tem 19 anos, tendo marcado 15 golos no seu período monegasco, a Premier parece ser o ecossistema perfeito para Martial crescer.


Odion Ighalo - Watford - 5.1
    Os números não mentem: em 2015 Ighalo tem 20 golos em 24 jogos. O companheiro de Deeney no ataque do Watford é já um dos melhores marcadores desta Premier League e, depois de bisar na vitória por 2-1 do Watford, afundando ainda mais o Newcastle, joga este fim-de-semana em casa, palco no qual costuma ser mortífero. Até se pode dar o caso de Deeney, mais dado à marcação e a fixar os centrais do que o nigeriano, começar a render e roubar algum protagonismo a Ighalo. Mas neste momento, é impossível ignorar que qualquer equipa de Fantasy que queira contar com um avançado barato entre o trio da frente, tem em Wilson e Ighalo as melhores opções disponíveis. O Crystal Palace não será pêra doce para a equipa de Quique Flores, mas Ighalo já marcou a Everton e Swansea, equipas cuja defesa se tem revelado capaz e consistente.

Dimitri Payet - West Ham - 7.8
    Há dias o presidente do West Ham publicou no seu Twitter uma brincadeira do género "Perguntaram a Lionel Messi como era ser o melhor jogador do mundo. Messi disse para fazerem a pergunta a Payet". Uma natural hipérbole, com humor, do presidente do clube, traduz a noção interna que os hammers têm do seu pensador de jogo, um criativo chegado de Marselha para marcar esta edição da Premier League. Payet tem sido um dos melhores jogadores desta Premier, é o 2.º médio com mais pontos no Fantasy (só Mahrez tem mais) e impressiona jogo após jogo pela classe e magia que espalha em campo, tomando quase sempre a decisão correcta. O West Ham parece nesta altura talhado para jogos grandes, mas depois de ganhar ao Newcastle (Payet bisou) terá diante do Norwich um teste interessante. A equipa de Alex Neil está a meio da tabela e tem apresentado bom futebol (Hoolahan, principalmente), perfilando-se como um adversário "chato" para uma equipa rica e capaz de se adaptar ao que o jogo pede. Sakho e Moses estão num bom momento, no confronto com o Leicester para a Capital One Cup foi o guardião Adrián a brilhar, mas a nossa aposta recai mais uma vez no criador de oportunidades Dimitri Payet - marca golos e é fortíssimo candidato a fazer assistências, seja de bola corrida ou de bola parada.

Eden Hazard - Chelsea - 11.3
    À 6.ª jornada, e com alguma sorte à mistura, o Melhor Jogador da última Premier League lá conseguiu finalmente marcar. Hazard fez o 2-0 contra o Arsenal e ter-lhe-á saído um peso dos ombros. O belga preferido dos jogadores de Fantasy em 2014/ 15 pode dar sequência ao momento da última jornada uma vez que o Chelsea joga este Sábado com o Newcastle. Os magpies, que criaram problemas a Mourinho quando eram orientados por Pardew, são neste momento o plantel do campeonato inglês a apresentar pior futebol, muito abaixo do seu potencial, e o Chelsea - mesmo sem Diego Costa - terá o seu estatuto de favorito reforçado. Hazard e Pedro, bem como os menos seleccionados Fàbregas e Oscar, terão que assumir as despesas ofensivas, num ataque que contará com Remy ou Falcao na frente.

Philippe Coutinho - Liverpool - 8.1
    Apostar no Liverpool é actualmente um risco considerável. Os reds começaram bem, com duas vitórias e um empate a zeros contra o Arsenal (melhor jogo da época do Liverpool, até agora), mas a partir daí o percurso tem sido desastroso. Derrota caseira com o West Ham por 3-0, derrota em Old Trafford por 3-1, empate caseiro com o Norwich e um jogo da Taça da Liga contra uma equipa do 4.º escalão inglês ganho apenas nas grandes penalidades. O público de Anfield, indiscutivelmente um dos mais fiéis e indescritíveis do Futebol, está a perder a paciência com Rodgers, organizando-se inclusive iniciativas para os adeptos verem este Liverpool-Aston Villa com um boné e óculos, imagem de marca de Jürgen Klopp, ex-treinador do Dortmund. Neste Sábado, Benteke não deve defrontar a sua anterior equipa, o Aston Villa, e por isso o ataque ficará entregue à dupla Sturridge-Ings, ou apenas a um deles. Sturridge precisa de tempo para ganhar forma, ele que é um reforço de peso para o clube, Ings marcou 2 golos nos últimos 2 jogos, e a equipa tem-se ressentido ainda da ausência do capitão Henderson, e piorado desde que Rodgers retomou o sistema com 3 centrais. Seja como for, entre Liverpool e Aston Villa, a equipa da casa estará pressionada mas a tarde tornar-se-á mais fácil caso Coutinho esteja em dia sim. Uma coisa é certa: Rodgers precisa que vários jogadores (Lallana, Firmino, Ibe) sejam uma boa dor de cabeça pelos motivos certos, e quanto maior for a liberdade que der a Coutinho, mais dificuldades terá o Aston Villa.


Outras Opções:
- Guarda-Redes: O favorito entre os postes para esta jornada é sem dúvida David De Gea (5.4), capaz de conseguir uma clean sheet, sendo ainda garantia de defesas de qualidade caso a equipa assim precise. Adrián (5.0) é alternativa, com Mignolet e Butland a terem a sua vida mais complicada.

- Defesas: Chegando aos defesas, escolhendo um defesa do Manchester United as melhores opções são Matteo Darmian (5.8) e Chris Smalling (6.2), enquanto que no West Ham têm-se destacado Aaron Cresswell (5.6) e Winston Reid (5.0). Nathaniel Clyne (5.5) e Skrtel são as melhores opções do Liverpool, até porque são aqueles cuja titularidade é indiscutível. Não é impossível o Manchester City assegurar uma clean sheet no campo do Tottenham, o Stoke-Bournemouth terá um desfecho difícil de prever, e o Southampton-Swansea tanto pode "abrir" cedo como tornar-se um jogo disputado e com grandes exibições dos centrais.

- Médios: Depois de mencionados Payet, Hazard e Coutinho, parece-nos também que Victor Moses (5.3) pode destacar-se nesta ronda, Sadio Mané (7.8) parece estar novamente em crescendo, Mahrez é titular indiscutível em qualquer plantel de Fantasy mesmo recebendo o Arsenal, e no Manchester City, não estando Silva a 100%, Kevin De Bruyne (10.0) volta a ser alguém para estarem atentos.

- Avançados: Martial e Ighalo são as opções de topo, do ponto de vista teórico, e considerando também o momento de forma, mas há bastantes nomes a equacionar nesta jornada. Graziano Pellè (7.9) joga em casa, o pequeno Bojan Krkic (5.3) tentará baralhar a defesa do Bournemouth, e mesmo havendo Wayne Rooney (10.3), Sakho e Ings, tenham especial atenção a Kun Agüero (13.2). O avançado argentino ainda está à procura da sua melhor forma, mas nos últimos 4 jogos com o Tottenham marcou 8 golos (é certo que fez um póker num deles), e colocá-lo já pode ser fundamental considerando que nas jornadas seguintes jogará contra Newcastle e Bournemouth em casa, e deve valorizar progressivamente.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): De Gea; Cresswell, Darmian, Skrtel; Mahrez, Payet, Hazard, Coutinho; Martial, Ighalo, Agüero

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Tottenham v Manchester City - Kun Agüero; Kevin De Bruyne
Leicester v Arsenal - Riyad Mahrez; Mesut Özil
Liverpool v Aston Villa - Philippe Coutinho; Danny Ings
Manchester United v Sunderland - Anthony Martial; Juan Mata
Southampton v Swansea - Graziano Pellè; Sadio Mané
Stoke v Bournemouth - Bojan Krkic; Matt Richie
West Ham v Norwich - Dimitri Payet; Victor Moses
Newcastle v Chelsea - Eden Hazard; Kurt Zouma
Watford v Crystal Palace - Odion Ighalo; Bakary Sako
West Brom v Everton - Romelu Lukaku; James Morrison

2 comentários:

  1. Coutinho, o chuta 20 vezes e acerta 1 na baliza? Não obrigado!

    Benteke está de fora do jogo, pode ser que o coutinho respeite mais o avançado por ser o Sturridge.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Corroborando a teoria do pouco acerto do Coutinho está o facto de, entre os principais campeonatos europeus, ser o 2.º jogador que mais remata (5.8 por jogo), apenas C.Ronaldo remata mais. Só que ao contrário de outros jogadores que muitos remates fazem (Ronaldo, Alexis Sánchez, Messi, Lewandowski, Insigne, Ibrahimovic, Pellè, Neymar), a eficácia do 10 do Liverpool é muito baixa.
    No entanto, acabou por ser uma boa jornada para o criativo brasileiro, com 2 assistências e bónus, embora Sturridge e Milner tenham sido os principais destaques do Liverpool.

    ResponderEliminar