8 de setembro de 2015

Revisão: 'Narcos'

Criado por
Chris Brancato, Paul Eckstein, Carlo Bernard, Doug Miro

Elenco
Wagner Moura, Boyd Holbrook, Pedro Pascal, Juan Pablo Raba, Maurice Compte, Jorge A. Jimenez, Raúl Méndez, Luis Guzmán

Canal: Netflix

Classificação IMDb: 8.9 | Metascore: 77 | RottenTomatoes: 78%
Classificação Barba Por Fazer: 82


- Abaixo podem encontrar Spoilers - 
A História: 
    House of Cards, Orange is the New Black, Daredevil, Bloodline, Sense8 - deixando muita coisa de fora - e agora 'Narcos'. A Netflix não pára.
    A maioria das pessoas estão familiarizadas com o nome Pablo Escobar. No entanto, o traficante que pôde reclamar o estatuto de criminoso mais rico da História, merecia que a sua ascensão e impacto na vida dos colombianos fosse detalhadamente contada.
    O palco central da história é Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia, e na qual se formou o cartel de Escobar. E 'Narcos' foi feito com duas perspectivas: por um lado acompanhamos o rato (Escobar e os seus), e por outro o gato, representado principalmente pela dupla de agentes narcóticos Steve Murphy e Javier Peña. A série acaba por ser um misto de Drama com Documentário, introduzindo vários trechos de filmagens reais, e prende-nos desde o início proporcionando mais um binge-watch à la Netflix.
    'Narcos' dá inicialmente uma pequena contextualização acerca do cartel de Escobar, acompanhando depois a quantidade de esquemas do cabecilha colombiano para aumentar o seu poder, conseguindo reunir sinergias (com outros cartéis, com grupos organizados, "comprando" diferentes figuras e garantindo influência em diversos sectores da sociedade da Colômbia), tentando ainda uma carreira política - até encontrar a oposição e coragem do Ministro da Justiça Rodrigo Lara, e posteriormente do presidente César Gaviria -, antes de ter a sua própria prisão (La Catedral) e iniciar a sua fuga às autoridades.
    Ao longo de 10 episódios, 'Narcos' dá ares dos grandes clássicos da máfia italiana, embora noutra língua latina. Escobar, o homem que os colombianos idolatravam por construir hospitais, casas e igrejas, promovendo o futebol local, enquanto ao mesmo tempo na sombra era o responsável por mortes sem fim. Escobar, o homem que era considerado o Robin Hood Paisa distribuindo dinheiro sujo pelo povo por forma de garantir a sua protecção e silêncio, e colocando todos os polícias locais com a cabeça a prémio.
    Todos os caminhos de 'Narcos' vão dar ao senhor do narcotráfico, apoiado nos negócios pelo primo Gustavo, pelos restantes cartéis (em parte unidos, em parte rivais nomeadamente o de Cali) e pela sua legião de assassinos contratados. Como pontos negativos relevantes, somente o papel excessivamente activo do narrador Murphy, estilo 'Goodfellas' mas por vezes desnecessário, e a própria personagem/ actor que interpreta o lado bom da Lei não é particularmente cativante, mas felizmente tem ao seu lado o actor Pedro Pascal (Oberyn Martell em 'Game of Thrones'). Pascal, com o seu carisma característico, é uma das boas personagens secundárias de 'Narcos', embora muitos outros actores desconhecidos cumpram impecavelmente o seu papel - casos de Juan Pablo Raba, Maurice Compte, Jorge A. Jimenez e Raúl Méndez, principalmente.
    
A Personagem: Pablo Escobar (Wagner Moura).
    O maior elogio que se pode fazer a Wagner Moura é que, embora o seu sotaque brasileiro se note, para tormento dos colombianos que muito têm implicado com isso, esse pormenor passa facilmente para segundo plano graças à forma como Moura domina o ecrã e todas as cenas, deixando a série num patamar mais alto.
    O actor de 'Tropa de Elite' preparou-se durante meses, estudando a língua e frequentando uma universidade na Colômbia, e o voto de confiança que lhe foi dado compensou. 'Narcos' representa a afirmação mundial do actor brasileiro, com o selo Netflix a servir de patrocinador perfeito, e a série - pela forma como é contada - só funcionaria com um Pablo Escobar capaz de carregar o papel.
     A verão de Escobar de Wagner Moura é mais Michael Corleone do que Don Vito. Don Pablo era um homem capaz de proteger os seus e a família, mas no limite é o caso clássico da ganância, egoísmo e maldade, capaz de cometer as maiores atrocidades em benefício próprio. A expressão plata o plomo define-o: ou aceitavam o seu dinheiro, ou acabariam mortos. Uma variante da proposta irrecusável à Corleone.

O Episódio: 06 'Explosivos'.
    É frequente ser mais difícil escolher um episódio nas séries da Netflix, por serem normalmente escritas para se ver tudo de uma assentada (q.b.), e não um episódio de cada vez. O primeiro e o último episódios são bastante bons, mas 'Explosivos' é uma boa fotografia da capacidade de Escobar de iludir e usar os seus soldados para atingir os seus objectivos. Termina como uma das tentativas de atentado mais famosas da História, mas em termos qualitativos, para além do começo e final da série, mesmo os episódios 7 e 8 não ficam a dever nada a 'Explosivos'.

O Futuro: 
    Verdade seja dita, a história de Escobar poderia cingir-se a uma temporada apenas. Mas, considerando o que falta da vida do colombiano e tendo sido já confirmada a segunda season, a lógica diz que 'Narcos' acabará em 2016. O que está para vir é a tentativa de capturar Escobar depois de fugir de La Catedral, e será sobretudo interessante ver como quem conduz e dirige 'Narcos' irá abordar a morte de Don Pablo - homicídio ou suicídio.

0 comentários:

Enviar um comentário