21 de setembro de 2015

Game of Thrones, Veep e Olive Kitteridge vencem Emmys 2015

Na 67.ª noite dos "Óscares da Televisão", 'Game of Thrones', foi recordista, 'Veep' bateu 'Modern Family' e a HBO festejou sem parar. Dividindo a cerimónia em 3 dimensões - séries dramáticas, séries de comédia e mini-séries - 'Game of Thrones', 'Veep' e 'Olive Kitteridge' foram quem por mais vezes subiu ao palco. Em comum? Três projectos da HBO.
    Numa cerimónia conduzida por Andy Samberg, 'Game of Thrones' fixou um novo máximo de emmys ganhos num só ano (12), juntando aos oito conquistados na noite de 12 de Setembro (os Creative Art Emmy Awards, que premeiam as categorias mais técnicas) outros quatro mais valiosos numa noite para recordar. O recorde anterior de emmys num ano pertencia a 'The West Wing', com 9.

    Na vertente dramática, 'Game of Thrones' foi superior à concorrência, com a Academia da Televisão, Artes e Ciências a premiar uma 5.ª temporada com 3 episódios finais excelentes. O contexto foi favorável à série de David Benioff e D. B. Weiss, adaptação dos livros de George R. R. Martin (presente na cerimónia), uma vez que os produtos da Netflix 'House of Cards' e 'Orange is the New Black' viveram temporadas menos pujantes, e o principal rival de Daenerys, Tyrion e Jon Snow era mesmo 'Mad Men', que vencera sempre entre 2008 e 2011 e que corria sérios "riscos" de ser novamente reconhecida num último adeus. A Academia não foi nessa conversa, mas deu a Jon Hamm o Emmy de Melhor Actor numa Série Dramática, o primeiro para o actor pelo seu Don Draper, na última chance que tinha de vencer. Hamm, aliviado, optou por trepar o palco vindo do seu lugar na primeira fila, em vez de optar pelas tradicionais escadas, deixando nomes como Kevin Spacey, Bob Odenkirk e Jeff Daniels de mãos a abanar.
    Ainda no Drama, Viola Davis tornou-se a 1.ª mulher negra a arrecadar um Emmy de Melhor Actriz numa Série Dramática pelo seu papel em 'How to Get Away with Murder', e no plano secundário foram Peter Dinklage (Game of Thrones) e Uzo Aduba (Orange is the New Black) quem recebeu reconhecimento. A realização e escrita de argumento de 'Game of Thrones' foi também premiada, contribuindo para o claro domínio HBO.

    Na Comédia, 'Veep' ganhou por larga margem. A sátira política com Julia Louis-Dreyfus ganhou o Emmy de Melhor Série de Comédia pela primeira vez, pondo fim a uma sequência de 5 vitórias consecutivas de 'Modern Family'. A actriz Julia Louis-Dreyfus ganhou pela quarta vez consecutiva, e o secundário Tony Hale pela segunda vez. Jeffrey Tambor (Transparent) e Allison Janney (Mom) ganharam nas restantes categorias, com 'Transparent' e 'Veep' a dividirem os Emmys de realização e escrita de argumento, respectivamente.
    Chegando às mini-séries, foi um autêntico passeio para 'Olive Kitteridge'. A pequena mini-série com 4 episódios ganhou o principal prémio da área, mas juntou a isso Emmys para Frances McDormand, Richard Jenkins, Bill Murray e para a realização e argumento.

    Analisando a justiça, 'Game of Thrones' mereceu ganhar pela primeira vez, saindo valorizada pelo contexto - um ano mais fraco, depois de 'Breaking Bad' limpar tudo na sua despedida em 2014, e antes de em 2016, num cenário justo, 'Mr. Robot' passar a dominar.
    O episódio final "Mother's Mercy" foi um dos vencedores da noite, e Peter Dinklage ganhou de certa forma por compensação. A quarta temporada de Tyrion (2014) foi extraordinária, mas nesse ano perdeu para Aaron Paul. Ora, neste ano merecia Ben Mendelsohn ganhar pelo seu papel em 'Bloodline', mas foi Dinklage a vencer o seu 2.º Emmy (tinha ganho em 2011). Nas senhoras, a vitória de Viola Davis aceita-se, embora Taraji P. Henson ou Robin Wright fossem também fortes hipóteses. Num mundo utópico mas justo, Tatiana Maslany não se ficaria apenas pela nomeação, mas já foi bom finalmente ter esse reconhecimento. Em jeito de curiosidade, 'American Horror Story: Freak Show' foi um dos grandes derrotados, não conseguindo sequer ganhar a categoria de Melhor Actriz Secundária numa Mini-Série (Regina King, 'American Crime' ganhou ao trio Sarah Paulson, Kathy Bates e Angela Bassett). Palavra final para 'The Daily Show with Jon Stewart' que saiu a ganhar depois de terminar ao fim de 16 anos.


Melhor Série (Drama): Game of Thrones
Melhor Série (Comédia): Veep
Melhor Mini-Série: Olive Kitteridge
Melhor Actor (Drama): Jon Hamm, 'Mad Men'
Melhor Actriz (Drama): Viola Davis, 'How to Get Away with Murder'
Melhor Actor Secundário (Drama): Peter Dinklage, 'Game of Thrones'
Melhor Actriz Secundária (Drama): Uzo Aduba, Orange is the New Black'
Melhor Actor (Comédia): Jeffrey Tambor, 'Transparent'
Melhor Actriz (Comédia): Julia Louis-Dreyfus, 'Veep'
Melhor Actor Secundário (Comédia): Tony Hale, 'Veep'
Melhor Actriz Secundária (Comédia): Allison Janney, 'Mom'
Melhor Actor (Mini-Série): Richard Jenkins, 'Olive Kitteridge'
Melhor Actriz (Mini-Série): Frances McDormand, 'Olive Kitteridge'
Melhor Actor Secundário (Mini-Série): Bill Murray, 'Olive Kitteridge'
Melhor Actriz Secundária (Mini-Série): Regina King, 'American Crime'

Melhor Realização (Drama): David Nutter, 'Game of Thrones' "Mother's Mercy"
Melhor Realização (Comédia): Jill Soloway, 'Transparent' "Best New Girl"
Melhor Realização (Mini-Série): Lisa Cholodenko, 'Olive Kitteridge'

Melhor Escrita de Argumento (Drama): David Benioff e D. B. Weiss, 'Game of Thrones' "Mother's Mercy"
Melhor Escrita de Argumento (Comédia): Simon Blackwell, Armando Iannucci e Tony Roche, 'Veep' "Election Night"
Melhor Escrita de Argumento (Mini-Série): Jane Anderson, 'Olive Kitteridge' 

A lista completa de vencedores pode ser consultada aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário