17 de setembro de 2015

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 6

Bem-vindos a mais um artigo de antevisão e sugestões para mais uma jornada da Premier League. Com 5 das 38 jornadas completas, no Top-4 moram já 3 das 4 equipas das quais se espera mais (Manchester City, Arsenal e Manchester United), com um intruso chamado Riyad Mahrez.. perdão, Leicester City. West Ham e Crystal Palace têm sido, para além das raposas azuis de Ranieri, as equipas-sensação, e o campeão Chelsea (17.º classificado) a desilusão no arranque.
    A 6.ª jornada começa logo com um derby escaldante entre Chelsea e Arsenal, colocando Mourinho e Wenger frente-a-frente, embora as equipas venham de momentos inversos. O Arsenal arrancou bem, recuperando da derrota na primeira jornada contra o West Ham, e foi derrotado esta semana pelo Dínamo Zagreb na Champions; já o Chelsea perdeu com Manchester City, Crystal Palace e Everton, conseguindo golear na Champions os israelitas do Maccabi Tel-Aviv. Para termos uma noção, o Chelsea em 2014/ 15 perdeu 3 vezes durante todo o campeonato, igual número ao que contabiliza em 5 jornadas. Para além do clássico londrino, os embates entre Manchester City e West Ham, e Southampton e Manchester United, terão também muitos holofotes sobre si.
    Poucos adivinhariam o maior destaque da jornada 5. Steven Naismith saltou do banco no Everton-Chelsea e fez um hat-trick na vitória do Everton por 3-1 em Goodison Park. O escocês fez 17 pontos, mas Payet - espalha classe, qualidade técnica e poder de decisão em praticamente todos os lances - bisou, conseguindo 16 pts. Hoolahan voltou a ser determinante no arranque positivo do Norwich, Mahrez voltou a ser Mahrez, e outros elementos como Blind (teria mais pontos se fosse defesa, posição na qual tem jogado sempre), Mason, Ighalo, de Laet e Dier também estiveram bem.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Olhando para a 6.ª jornada, muita atenção a:

Christian Benteke - Liverpool - 8.5
    Quem viu o Manchester United-Liverpool terá ficado com a ideia que as equipas estavam a anos-luz em termos competitivos uma da outra. A 1.ª parte foi  francamente fraca, mas na segunda parte os intervenientes acordaram e o United chegou ao 2-0 controlando por completo. Benteke passou ao lado do jogo, incapaz de incomodar Old Trafford como fazia pelo Aston Villa, até que ao minuto 84 marcou um dos candidatos a golo da temporada. Um pontapé de bicicleta fantástico e indefensável. O avançado belga foi poupado na Liga Europa e esta jornada defronta um Norwich que tem estado surpreendentemente consistente, mas que sofreu sempre golos em todas as jornadas. O Norwich era outrora a presa preferida do uruguaio Suárez, veremos se Benteke consegue marcar 1 golo ou mais este Domingo. E, muita atenção, porque se o Liverpool pareceu uma equipa diminuída diante do United, é importante referir 3 ausências: Coutinho, Henderson e Sturridge. Um trio de valor inquestionável e que dispara a equipa de Anfield para outro patamar. Coutinho jogará esta jornada, e Benteke crescerá com ele.  

Kevin De Bruyne - Manchester City - 10.0
    Será desta que De Bruyne é finalmente titular pelo Manchester City? Depois do belga Benteke, referimos um dos maiores craques da Bélgica. O City gastou uma fortuna para garantir o melhor jogador da Bundesliga 14/ 15 e, depois de suplente utilizado com Crystal Palace e Juventus, a recepção ao West Ham parece ser o palco perfeito para a primeira presença no 11 inicial.
    No M.City-West Ham, os citizens (5 clean sheets em 5 jogos até agora) defrontam uma equipa que ganhou em casa do Arsenal e do Liverpool mas, se Agüero jogar e estiver em boas condições físicas, têm tudo para conseguir encostar a equipa de Payet e companhia. Contar com Agüero fará muita diferença (Bony é bom, mas não é o Kun) e seria um erro de Pellegrini colocar os 2 avançados em simultâneo contra este West Ham. Verdade seja dita, quem tem David Silva e Kevin De Bruyne terá infinitas oportunidades criadas por jogo. Os hammers serão um grande teste, mas poderão ser a primeira vez que De Bruyne consegue pontos. Poderia já ter 1 assistência, mas Navas optou por conseguir um dos falhanços do ano contra o Crystal Palace.

Callum Wilson - Bournemouth - 5.9
    Marcou três ao West Ham, marcou contra o Leicester City, e tem tudo para facturar contra o Sunderland. O penúltimo classificado (curioso os grandes rivais Newcastle e Sunderland serem actualmente as duas piores equipas) sofreu até agora 11 golos, e mesmo que marque no terreno do Bournemouth - que também sofreu sempre - os cherries são favoritos à vitória. A equipa de Eddie Howe quer chegar aos 7 pontos e sabe que este é um daqueles jogos que tem mesmo que conseguir amealhar 3 pontos. Matt Ritchie poderá finalmente acordar para o Fantasy, Francis tem sido o defesa com mais oportunidades de golo criadas (a ausência de clean sheets e o facto de ainda só ter 2 assistências pouco reflecte o bom início de época do lateral-direito) e, com Gradel ausente e Tomlin a adaptar-se, Callum Wilson deverá continuar a ser o homem-golo.

Juan Mata - Manchester United - 8.6
    No duelo entre Koeman e van Gaal, a vitória pode cair para qualquer lado. No entanto, o favoritismo recai no actual 3.º classificado. O Manchester United tem apresentado uma significativa consistência defensiva (ninguém pode apontar o dedo à dupla Smalling-Blind) e o factor De Gea amplia a confiança e serenidade de todo o elenco. A lesão de Luke Shaw (o mundo é demasiado injusto) promete servir de incentivo anímico para os red devils. Seria muito útil o capitão Wayne Rooney, Martial (já teve um momento Henry na estreia em Old Trafford) poderá ter mais minutos, mas prestem especial atenção a Memphis Depay e Juan Mata. O holandês porque quererá decidir o jogo e dedicar a vitória ao grande amigo Shaw, e Mata porque, mesmo encostado à direita, é o homem do último passe, o jogador cerebral e que faz a diferença nas pequenas coisas. Do outro lado há Sadio Mané, mas cuidado com o espanhol que veste a camisola 8.

Riyad Mahrez - Leicester City - 6.3
    As palavras começam a ser poucas. Se há regra intocável neste início de época no Fantasy da Premier League, ela é: têm que ter Mahrez na vossa equipa. O argelino leva neste momento a sequência 15-10-10-1-11, totalizando assim 47 pontos. Mahrez teve 3 pontos de Bónus em quatro dos cinco jogos do Leicester, e só vacilou mesmo contra o Bournemouth, num jogo em que teve que ser substituído ao intervalo.
    O momento de confiança de Mahrez promete mantê-lo influente e decisivo nos jogos do Leicester, e o oponente desta ronda é o Stoke. A equipa de Mark Hughes tem marcado poucos golos, mas também não tem encantado defensivamente. O guardião Butland tem brilhado, mas os defesas não.
    O Stoke-Leicester não será fácil para os visitantes, mas prevêem-se golos de ambos os lados. E quanto mais o Stoke abrir o jogo, mais espaço de manobra terá Mahrez, até porque neste momento tudo aquilo em que o extremo direito argelino toca transforma-se em ouro - não só as diagonais a partir da direita como os dribles desconcertantes, passando agora a aparecer cada vez mais a organizar, pegando no jogo mais atrás. Ayew não se fez notar na última jornada, David Silva não jogou, Payet aproveitou para se aproximar do pelotão da frente mas ao fim de 5 jornadas Mahrez está a ser o melhor jogador da Barclays Premier League. Quem diria..


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Esta 6.ª jornada é bastante complicada em termos defensivos. Joe Hart e o Manchester City ainda não sofreram qualquer golo, mas recebem um West Ham talhado para jogos com os grande; Begovic e Cech jogam um contra o outro num derby; e De Gea visita Old Trafford. Por tudo isto, e por não confiarmos na defesa que Krul terá à sua frente, Hugo Lloris (5.0) perfila-se como uma das opções menos problemáticas. O guarda-redes franceses vem de dois jogos sem sofrer golos e será certamente chamado a intervir contra o Crystal Palace. Caso queiram guarda-redes que terão que fazer defesas mas que integrem defesas boas ou decentes, De Gea, Butland e Mignolet encaixam nesse perfil.

- Defesas: Chegando aos defesas, é impossível ignorar o facto do Manchester City ter 5 clean sheets em outros tantos jogos. Nesse sentido, e com Kompany fora de combate, e mesmo tendo Sagna tido 7 pontos de Bónus nos últimos três jogos, Aleksandar Kolarov (5.9) tem tudo para ser uma boa opção. O lateral-esquerdo sérvio pode até sofrer 1 golo, mas tem sempre hipóteses de ter impacto ofensivo numa bola parada ou num cruzamento tenso.
    Para além de Kolarov, o baratinho Joe Gomez (4.8) é irresistível no Liverpool, e apostamos no francês Jordan Amavi (5.0), mesmo podendo o venezuelano Rondón complicar a vida do Aston Villa. Nota: importa ter em conta o estado anímico do Aston Villa ao ver uma vitória por 2-0 transformar-se num ápice numa derrota por 3-2. Eric Dier e Nathaniel Clyne são também boas opções.

- Médios: Deixemos de parte Alexis Sánchez ou Eden Hazard, dois destaques de 2014/ 15 que ainda procuram a melhor forma. Parte na frente a dupla do Manchester City, David Silva (10.2) e Kevin De Bruyne (10.0), os dois criativos que terão que aparecer para que o City vença. De resto, ignorar Riyad Mahrez (6.2) é negligência, e para além do já referido Mata, acreditamos que Philippe Coutinho (8.1) voltará com ganas de recuperar a jornada perdida. Ritchie, Ayew, Depay e Mané são outras caras a manter no baralho.

- Avançados: Benteke e Callum Wilson integram as nossas 5 escolhas da jornada, mas temos um feeling que Diego Costa (11.1) pode usar o golo europeu e o seu impacto no Chelsea-Arsenal da época passada para se motivar; Harry Kane (9.4) tem nesta jornada uma boa oportunidade para se estrear a marcar nesta edição, e claro está que Agüero, jogando e apresentando-se bem fisicamente, é opção óbvia e de topo. Rondón, Cissé, Ighalo, Diouf, Gomis e Heung-Min são candidatos a fazer golos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-5-2): Lloris; Amavi, Kolarov, Gomez; Mata, Mahrez, Silva, De Bruyne, Coutinho; Benteke, Wilson

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Chelsea v Arsenal - Alexis Sánchez; Diego Costa
Aston Villa v WBA - Salomon Rondón; Jordan Amavi
Bournemouth v Sunderland - Callum Wilson; Matt Ritchie
Newcastle v Watford - Papiss Cissé; Odion Ighalo
Stoke v Leicester - Riyad Mahrez; Mame Biram Diouf
Swansea v Everton - André Ayew; Ross Barkley
Manchester City v West Ham - David Silva; Kevin De Bruyne
Tottenham v Crystal Palace - Harry Kane; Son Heung-Min
Liverpool v Norwich - Christian Benteke; Philippe Coutinho
Southampton v Manchester United - Juan Mata; Sadio Mané

1 comentários:

  1. Boas

    Estou a acompanhar o blog (e a liga) com interesse.

    Boas escolhas, levaram o Sr. Barba por Fazer á ascensão na liga do mesmo. Mas o 2º lugar está muito perto.

    Bom trabalho

    Cumprimentos

    ResponderEliminar