19 de setembro de 2015

Crítica: Straight Outta Compton

Realizador: F. Gary Gray
Argumento: Andrea Berloff, Jonathan Herman, S. Leigh Savidge, Alan Wenkus
Elenco: O'Shea Jackson Jr., Corey Hawkins, Jason Mitchell, Neil Brown Jr., Aldis Hodge, Paul Giamatti
Classificação IMDb: 7.9 | Metascore: 72 | RottenTomatoes: 87%
Classificação Barba Por Fazer: 75

    Das ruas de Compton para o Cinema, esta é a história dos N.W.A. Ao olharem para os nomes Dr. Dre, Ice Cube, Eazy-E, DJ Yella e MC Ren, muitos de vocês reconhecerão pelo menos os dois primeiros. 'Straight Outta Compton' é sobre o quinteto.
    O filme de F. Gary Gray, sucesso nos Estados Unidos da América, que contou com a colaboração de Ice Cube e Dr. Dre na produção, aborda a origem e crescimento de um dos grupos determinantes na afirmação do hip-hop e rap norte-americano. 'Straight Outta Compton', embora se foque num grupo de miúdos que só queriam fazer boa música, acaba por ser tão ou mais intenso e socialmente pertinente do que 'Selma' foi há um ano atrás.
    No conjunto, assistimos a um retrato de um grupo de revolucionários, que "ousaram" ter ambição e ter uma voz activa. No começo de um filme longo demais vemos um jovem Ice Cube a escrevinhar as letras que quer que o mundo ouça, Dr. Dre a assumir a mesa e a produção como poucos da sua idade, e Eazy-E a colocar os óculos escuros, e a definir a sua imagem de marca. Ao longo de quase 2 horas e meia, os N.W.A conquistam o seu lugar no panorama musical, atraem as pessoas erradas para gerir as suas carreiras, dividem-se e atacam-se, lutam contra a opressão e contra o abuso de poder, e reúnem-se quando os óculos escuros ficam acompanhados de velas e coroas de flores.
    Para além de ser uma história fundamental e que esteve na base das gerações futuras, com os anos 80 e 90 a funcionarem como trampolim para o género musical, o filme torna-se mais atractivo ao ter actores desconhecidos. A presença de Paul Giamatti - tal como noutro filme "musical" 'Love & Mercy' - até poderia ter sido evitada, acabando O'Shea Jackson Jr., Corey Hawkins e Jason Mitchell como 3 revelações. Isto para além do actor que interpreta MC Ren parecer um jovem Jackson Martínez, ex-avançado do Porto.
    F. Gary Gray faz um trabalho decente, apoiado na Fotografia de Matthew Libatique, conhecido pelas suas colaborações com Darren Aronofsky, mas o melhor de 'SOC' é mesmo o trio central - o destaque artístico, o destaque mediático, e o destaque interpretativo. Dr. Dre (Corey Hawkins), que no final vemos preparado para iniciar a sua Aftermath, é hoje em dia associado ao sucesso de Eminem ou 50 Cent, tendo também colaborado com Tupac ou Snoop Dogg. 2Pac e Snoop aparecem inclusive neste filme, interpretados por Marcc Rose e Keith Stanfield respectivamente. Não tendo muita gente consciência da importância de Dre para o crescimento do hip-hop e rap na cultura nacional e internacional, 'Straight Outta Compton' faz-lhe justiça. O destaque mediático é Ice Cube, por dois motivos. Primeiro porque foi Cube quem abandonou o barco dos N.W.A e quis assumir a sua carreira a solo, mas principalmente porque quem interpreta Ice Cube é nada mais nada menos do que o seu filho.. O'Shea Jackson Jr. Estão assim explicadas as parecenças físicas. Jackson Jr. é quem tem os melhores momentos do filme, sabendo "ser" o seu pai, mas alterna entre momentos intensos e outros nos quais não parece convencer enquanto actor. Assim, chegamos ao último destaque, o interpretativo. 'Straight Outta Compton' é uma homenagem a Eazy-E, força e inspiração para os seus companheiros e "irmãos" seguirem as suas carreiras, e Jason Mitchell é o actor mais consistente e a verdadeira revelação ao longo do filme. É quem mais brilha, mesmo não sendo a sua personagem tão contagiante como Dr. Dre ou Ice Cube.
    Tudo somado, 'Straight Outta Compton' é um filme sem medo de remexer no que o passado teve de bom e mau. Podia ser ainda melhor, e podia ter bastante material comprimido na 2.ª metade do filme.

0 comentários:

Enviar um comentário