11 de setembro de 2015

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 5

Findo o período de jogos das Selecções, este fim-de-semana regressa - 2 semanas depois - a Premier League. O campeonato no qual o Manchester City tem sido dono e senhor de maior destaque avança para a sua 5.ª jornada, a primeira desde que o mercado de transferências fechou formalmente, acabando este interregno por ser uma boa altura para muitos wildcards serem activos.
    Esta quinta ronda arranca logo com um  muito interessante Everton-Chelsea. Na época passada poderia tratar-se de um apenas mais um jogo para os blues, mas o início de época irreconhecível dos campeões e, inversamente, o razoavelmente bom começo do Everton, deixa antever um embate rico. O líder Manchester City visita o terreno do 2.º classificado, o Crystal Palace e os actuais 3.º e 4.º classificados - Leicester e Swansea - jogarão contra equipas que figuram entre os 4 emblemas menos pontuados. A jornada termina apenas 2.ª feira, mas 7 dos 10 jogos disputam-se Sábado. Destaque claro para o sempre escaldante confronto de históricos - Manchester United contra Liverpool, com Old Trafford como palco, Coutinho como ausência de peso e De Gea (renovou até 2019) em princípio de regresso.
    Na jornada passada voltaram a falhar alguns dos grandes craques, e o sérvio Tadic foi quem mais pontuou. Na vitória do Southampton por 3-0 contra o Norwich, Tadic fez 16 pontos (2 golos e bónus 3), num jogo em que Mané e Pellè também estiveram em destaque. Scott Sinclair fez bisou, Ayew e Sako deram sequência ao seu excelente momento, e em termos defensivos os destaques - falando de pontos - foram Tim Howard, Cresswell e Sagna.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Olhando para a 5.ª jornada, muita atenção a:

Wayne Rooney - Manchester United - 10.4
    O novo melhor marcador da História da Selecção britânica. Wayne Rooney ultrapassou há dias o histórico Sir Bobby Charlton, e é possível que ao longo desta época passa também a lenda do Manchester United, tornando-se igualmente o melhor marcador da História dos red devils. Rooney tem tido altos e baixos mas, contra um Liverpool sem Coutinho, o United parte como favorito pela sua consistência defensiva e maior maturidade a meio-campo (Schneiderlin é um dos jogadores mais importantes no campeonato, e Schweinsteiger foi contratado para dizer presente nestes jogos).
    O jogo poderá marcar a estreia do prodígio Martial, e caso o francês seja titular, será curioso ver o comportamento ofensivo do quarteto Rooney, Martial, Depay e Mata. Certo é que a equipa de van Gaal tem ainda muito para melhorar, embora a defesa venha dando boas indicações (grande início de época de Shaw e Darmian, e ninguém pode implicar até agora com a dupla improvável Smalling-Blind). Um M.United-Liverpool é sempre um jogo imprevisível, e Wayne Rooney até não tem um grande registo contra os reds (especialmente em Anfield), mas a confiança trazida na mala depois dos jogos da Selecção podem embalá-lo para um bom jogo.

Diafra Sakho - West Ham - 6.5
    Será que é desta que o West Ham consegue ganhar em casa? A ocupar actualmente o 8.º lugar da Premier League, a equipa de Bilic tem sido um verdadeiro case study. Os hammers venceram por 2-0 no Emirates e 3-0 em Anfield (uma parelha de resultados que City, United e Chelsea dificilmente conseguirão) mas, em casa, perderam com Leicester e Bournemouth.
    Nesta quinta jornada, o convidado de honra é o Newcastle (19.º lugar) e, também pelo momento perdido da juventude do Newcastle, o West Ham tem tudo para aproveitar a noite de 2.ª feira para chegar aos 9 pontos. O West Ham foi a equipa que melhor se reforçou no deadline day - chegaram Song, Jelavic, Moses e Michail Antonio - e Bilic tem agora muita qualidade por onde escolher, sendo até difícil formular um onze. As únicas certezas são Payet, o criador de oportunidades, e Sakho (para já parece indiscutível na frente). Coloccini e Krul tentarão parar a avalanche, mas Sakho e companhia têm tudo para finalmente oferecer uma vitória em casa aos seus adeptos.

Alexis Sánchez - Arsenal - 11.0
    1-5-3-3, a sequência inicial de pontos do chileno Alexis Sánchez não está a ser famosa, mas apontamos a 5.ª jornada como um possível ponto de viragem. A não-contratação de um avançado (um jogador como Cavani, Benzema ou Jackson Martínez era o que faltava para colocar este Arsenal noutro patamar) reforçou a importância que elementos como Alexis e Walcott terão nos índices de concretização da equipa. Contra o Stoke, o Arsenal seria sempre super-favorito, mas a maior qualidade ofensiva deste Stoke - comparativamente com as últimas épocas - torna os gunners ainda mais favoritos. Cazorla, Özil e Ramsey terão um papel fundamental no jogo, restando saber quem Wenger coloca entre Chamberlain, Walcott ou Giroud. Mas contem com Alexis, o 17 vai aparecer.

André Ayew - Swansea - 7.2
    É mais ou menos unânime que, jogadas 4 jornadas, David Silva tem sido o melhor e mais consistente jogador neste arranque de Premier League. No entanto, num 2.º nível surgiriam imediatamente jogadores como Mahrez e.. André Ayew. O extremo/ avançado do Swansea teve impacto imediato como se esperava. Contabiliza já 3 golos e 1 assistência, e em duas jornadas já fez pelo menos 10 pontos. O calendário é promissor pois os swans têm 4 jogos em casa nos 7 a disputar até final de Outubro, e o duo Ayew e Gomis parece não querer ficar por aqui. A vítima desta jornada é o Watford, e atenção que temos visto Ayew a ter impacto através do jogo aéreo (2 dos 3 golos foram de cabeça), mas ainda não mostrou metade do seu manancial ofensivo.

Ross Barkley - Everton - 6.7
    Se há algo bom que 2015/ 16 teve até agora, para além de várias surpresas, foi o "regresso" dos ingleses Ross Barkley e Luke Shaw. Duas promessas de terras de Sua Majestade que estagnaram na temporada passada, mas que parecem determinados em explodir, garantindo bilhete para o Euro-2016 em França.
    Apostar em jogadores do Everton, numa jornada em que os toffees defrontam o Chelsea, seria impensável na temporada passada. Infelizmente para Mourinho, a consistência defensiva do campeão em título tem desiludido, e a juventude de Ross Barkley e Romelu Lukaku poderá ser um problema para uma defesa descoordenada e cujo insucesso é difícil de perceber (Ivanovic tem estado péssimo, o que poderá obrigar Mourinho a puxar Azpilicueta para a direita, colocando Baba). O Chelsea parece afoito a sofrer em transição, e a explosividade de Ross Barkley através do corredor central é um assunto de séria preocupação para o Special One.


Outras Opções:
- Guarda-Redes: A opção número 1 para esta ronda é Petr Cech (5.5), mesmo podendo o Stoke assustar a baliza do checo por intermédio de Diouf e Shaqiri. Para além do guardião do Arsenal, Kasper Schmeichel (4.5) e Hugo Lloris (5.0) perfilam-se como boas opções. Há ainda muitas expectativas para ver se De Gea recupera o estatuto de titular, agora que renovou um contrato de longa duração.

- Defesas: Na tentativa de identificar um trio com potencial de realizar uma boa jornada, emergem Aaron Cresswell (5.5), embora se venha destacando - como o clube - apenas nos jogos fora, Laurent Koscielny (6.0), fiável sempre em termos defensivos e num ou outro canto e, embora seja possível o Liverpool marcar em Old Trafford, Luke Shaw (5.6), cujo início de época tem sido excelente. Figuras como Kompany, Kolarov, Francis e Ashley Williams também poderão ser tiros certeiros.

- Médios: Já abordámos Alexis Sánchez, André Ayew e Ross Barkley, mas com o Leicester a jogar em casa com o Aston Villa é inevitável referir o argelino Riyad Mahrez (6.1). Mané e Tadic tentarão repetir o sucesso da jornada anterior, Chadli pode ser um bom diferencial numa ronda em que Harry Kane tentará marcar pela 1.ª vez neste campeonato, e também Dimitri Payet (7.6) e Memphis Depay (8.4) são casos a ter em conta. E, sim, há - como serão em praticamente todas as jornadas - a dupla De Bruyne e Sterling, com o mago Silva a falhar esta jornada.

- Avançados: Rooney e Sakho estão acima nas nossas opções de destaque, mas acrescentamos ainda Kun Agüero (13.2) - será um dos jogadores mais decisivos deste Fantasy, consoante compense ou não tê-lo (mas servido pelo trio Silva-DeBruyne-Sterling parece obrigatório ter grandes números) e o britânico Jamie Vardy (6.1). Callum Wilson volta a ser cliente da casa em termos de recomendações, bem como Gomis, e veremos se Diego Costa consegue replicar pelo menos metade do que fez na época passada contra o Everton.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Cech; Cresswell, Koscielny, Shaw; Alexis, Barkley, Mahrez, Ayew; Rooney, Sakho, Vardy

Atenção a:
Everton v Chelsea - Ross Barkley
Arsenal v Stoke - Alexis Sánchez
Crystal Palace v Manchester City - Kun Agüero
Norwich v Bournemouth - Callum Wilson
Watford v Swansea - André Ayew
WBA v Southampton - Sadio Mané
Manchester United v Liverpool - Wayne Rooney
Sunderland v Tottenham - Nacer Chadli
Leicester v Aston Villa - Jamie Vardy
West Ham v Newcastle - Diafra Sakho

0 comentários:

Enviar um comentário