28 de setembro de 2013

Premier League: Arsenal no topo, Manchester's perdem e Southampton é sensação

  Premier League - Mais um dia em cheio em solo inglês, com muitas surpresas, bom futebol, muitos golos e emoções ao rubro.
    Foi o último jogo do dia, mas como foi o que coroou o Arsenal como líder isolado da Premier (aconteça o que acontecer amanhã). A equipa de Wenger deslocou-se ao terreno do Swansea, num campo habitualmente difícil e onde o Swansea procura sempre impôr o seu futebol rendilhado, mas acabou por vencer de forma justa. O Swansea contou com a ausência do capitão e alma da equipa Ashley Williams. Na generalidade do encontro viu-se um Arsenal mais activo e com mais vontade de ganhar e sempre com Aaron Ramsey como uma seta apontada à baliza dos swans. O Arsenal ficou perto do golo na primeira parte em 2 lances - um de Ramsey e outro de Giroud -, mas só marcou depois. Aos 58' o jovem alemão Gnabry (substituto de Walcott) marcou o 1.º assistido por Ramsey e o galês voltou a estar em destaque ao fazer ele mesmo o segundo. Grande troca de bola do Arsenal em transição, terminada com uma assistência primorosa de Giroud para Ramsey, que depois de tirar um defesa do caminho fuzilou Vorm. O Swansea reduziu pelo lateral Ben Davies, que continua a mostrar que é um dos melhores na sua posição na Premier, depois de uma boa combinação com Wilfried Bony. Dá gosto ver jogar este Arsenal, que é o líder justo - que hoje podia ter marcado mais não fosse Özil ou Giroud terem falhado as suas oportunidades - e Aaron Ramsey seria sem dúvida por esta altura - pegando num prémio da NBA - o Most Improved Player neste campeonato inglês.

    Mais cedo houve dupla surpresa com Manchester United e Manchester City a saírem derrotados nos seus jogos.
    O Manchester City perdeu em casa do Aston Villa. A equipa de Pellegrini começou a ganhar com um golo de Yaya Touré após canto, a fechar a primeira parte, e nada fazia prever a espectacular reviravolta no 2.º tempo. El Ahmadi empatou o jogo, embora em fora-de-jogo, mas logo de seguida Džeko voltou a pôr os citizens na frente com um bom cabeceamento. No entanto, a equipa de Paul Lambert não desistiu e operou a revolução no marcador nos 15 minutos finais. Bacuna - está a ter impacto neste início de época - empatou tudo novamente num excelente livre directo e Weimann, aproveitando uma saída de Joe Hart deu a vitória ao Aston Villa.   
    Já o United perdeu também, mas em casa. Com van Persie e Fellaini no banco e Nani titular, o West Brom conseguiu 3 pontos que poucos esperariam em Old Trafford. Golos só houve na segunda parte e com
Amalfitano a brilhar no 1.º. Um rasgo individual culminado com uma finalização com classe. A resposta do United foi imediata com Wayne Rooney a empatar de livre directo (um daqueles livres que era um cruzamento em que a bola foi andando e andando até se tornar um remate e golo) mas o jovem Berahino voltou a destacar-se pelo WBA e deu a vitória, silenciando Old Trafford e conseguindo pôr ainda maior pressão em David Moyes e no percurso dos campeões em título.

    O Arsenal lidera com o Tottenham atrás de si (Liverpool poderá colocar-se no meio amanhã), os Manchester's desiludiram e o Southampton manteve o estatuto de equipa-sensação. São 3 vitórias e 2 empates, ou seja, 10 pontos - os mesmos que o Chelsea de José Mourinho - num início de temporada incrível. O Southampton é quarto neste momento e quanto muito terminará a jornada em 6.º (se as 2 equipas de Liverpool vencerem). Hoje foi o Crystal Palace a perder em casa do Southampton. Com uma defesa que impressiona e na qual o português José Fonte já justifica a chamada de Paulo Bento, os golos chegaram no segundo tempo. Pablo Osvaldo - contratação recorde do clube à Roma - estreou-se a marcar pelo clube num remate rasteiro colocado, assistido por Lallana. O 2.º chegou minutos depois com Osvaldo a ganhar uma falta que Rickie Lambert transformou num golaço de livre directo. O Southampton-Swansea da próxima jornada promete.

    Nos restantes jogos, destaque para a vitória do Hull City. Os recém-promovidos tigers estão neste momento em 7.º lugar com 3 vitórias e 1 empate em 6 jogos. O golo decisivo foi marcado pelo irlandês Robbie Brady - novamente a fazer a diferença e a dar sequência ao seu bom momento -, destacando-se no final a combatividade com que a defesa do Hull segurou os 3 pontos contra o West Ham.
    No outro jogo, uma relativa surpresa com o Cardiff a vencer em casa do Fulham. O central Caulker estreou-se a marcar pelo Cardiff de cabeça após um canto de Whittingham, mas o Fulham conseguiu o empate num dos golos da jornada. Riether assistiu Bryan Ruiz que de longe colocou a bola na gaveta, no ângulo da baliza do Cardiff. A vitória do Cardiff ficou consumada tarde com Mutch a marcar também um bom golo já no período de compensação.

0 comentários:

Enviar um comentário