30 de setembro de 2013

Breve Olhar sobre as Autárquicas 2013: Isaltino e os outros

Portugal é o país no qual em noite eleitoral a Casa dos Segredos 4 supera o share das edições de noite eleitoral nos restantes principais canais da grelha televisiva nacional. Só isto chegaria para se perceber o povo português, embora normalmente as Autárquicas sejam menos badaladas do que as Legislativas ou as Presidenciais. Felizmente ainda não chegámos à altura em que a abstenção de voto é inferior à abstenção de ver o main event da TVI.

    Em linhas gerais vimos o PS a conseguir quase metade das principais câmaras, o PSD teve um péssimo resultado (pior de sempre) mas embora essa derrota seja um ligeiro recado ao governo não há uma transposição 100% linear das mesas de voto nestas autárquicas para as próximas legislativas. Assistimos sim a um fortalecer da CDU (capitalização no Alentejo) e uma boa notícia: as vitórias independentes.
    Enquanto demasiada gente preferia ver o irmão gémeo do Marco a entrar na Venda do Pinheiro, ficávamos a saber que o António Costa limpou Seara e concorrência, deixando Lisboa inequivocamente sua. O socialista de origem goesa deixou um recado a Seguro, parecendo Costa nesta altura a figura mais forte no seio do seu partido. Poder-se-ia dizer que não só Costa derrotou Seara como Judite Sousa também o derrotou, tal foi o "barulho" que conseguiu fazer nas revistas sobre o divórcio, prejudicando claramente o candidato ex-Sintra.
    Nos 5 maiores municípios (Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Cascais e Sintra) o PSD tinha até ontem quatro. Após o dia de ontem, ficou apenas com Cascais, perdendo directamente para o PS (Eduardo Vítor Rodrigues) a câmara de V.N. de Gaia, na tal câmara onde Manuel Almeida queria que os ninjas tomassem o poder. O Porto foi mesmo o destaque maior da noite eleitoral de ontem ao assistirmos à vitória do independente Rui Moreira (homem de raciocínio lógico, ideias e intelecto interessantes), deixando Luís Filipe Meneses em 3.º lugar.
    Em Cascais, Carreiras (PSD) manteve-se, deixando Nuno Duarte - o Jel dos "Homens da Luta" - apenas com 1,37% (901 votos).

    A derrota do Bloco de Esquerda em todo o país é um sinal que o partido está de facto a regredir desde que Francisco Louçã abandonou o leme. A força independente foi sem dúvida uma das boas coisas a retirar destas eleições. Sem a máquina partidária, vários foram os casos independentes (Rui Moreira o principal, à cabeça, embora apoiado pelo CDS-PP) com bons resultados, num claro atestado de desconfiança e cansaço para com os partidos e o que estes representam. José Sócrates, a comentar live na RTP reiterou que era sempre favorável aos partidos contra os independentes. Não deixa de ser "engraçado" o país escutar e ainda dar a Sócrates a oportunidade de opinar, depois de tudo o que se passou.

    Mas o mais "engraçado" destas eleições foi a vitória de Isaltino em Oeiras, sem ser sequer candidato (no papel). Na sede de campanha ("Isaltino Oeiras Mais à Frente") de Paulo Vistas ouvíamos ontem os gritos efervescentes "ISALTINO! ISALTINO! ISALTINO!" gritavam os que votavam no testa de ferro de Isaltino, que nem teve, coitado, a oportunidade de sentir a sua vitória como sua. Houve quem vestisse ainda mais a camisola da corrupção e preferisse ir festejar a vitória do Isaltino para a porta da prisão... A sociedade deve-se reger por determinados princípios e a população não pode exigir integridade aos que a conduzem, se não a tiverem eles mesmos ou pior, se eles passarem um atestado de confiança a um presidiário. Logicamente percebe-se o ponto de partida destes votos - "Ele é corrupto, mas ao menos faz algo por nós, melhora Oeiras, é um Robin Hood". Pois bem, o Isaltino 'Robin Hood' Morais é o espelho de que algo está mal por estas bandas. Desculpem-me adeptos portistas, mas é como os vossos festejos após o penalty inexistente do Luís Rocha sobre o Quintero. E assim Oeiras disse a Isaltino "rouba, que nós vamos estar sempre aqui para ti e por ti".

Já agora, sabemos que Isaltino Morais festejou a sua vitória atirando jornais a arder pela janela da prisão. E pronto, acabamos este breve olhar sobre as Autárquicas 2013 com isto: http://isaltinoaindaestapreso.info/

0 comentários:

Enviar um comentário