28 de setembro de 2013

Cédric dá 3 pontos preciosos ao Sporting em Braga (2-1)

Braga  1 - 2  Sporting (Alan 27'; Montero 5', Cédric 86')

    Resultado importantíssimo para o Sporting esta noite no Estádio AXA. Os leões amealharam 3 pontos e colocaram-se no 2.º lugar, mantendo a diferença de 2 pontos para o Porto e ganhando pontos a dois rivais (Braga, naturalmente, e Benfica). Fredy Montero, melhor marcador da liga com mais golos do que jogos, voltou a ser determinante. A expulsão precoce de Aderlan e Eduardo ajudaram.
    O Sporting iniciou o encontro com a surpresa Diogo Salomão a titular no lugar habitualmente ocupado por Wilson Eduardo e Rojo no eixo defensivo lado a lado com Maurício, relegando Dier para o banco. Jesualdo deixou Luiz Carlos - elemento fundamental - no banco e contou finalmente com um quarteto defensivo decente, face ao regresso de Paulo Vinícius.

    O jogo iniciou-se praticamente com o golo do Sporting. Jefferson bateu um canto do lado direito e Montero cabeceou para o golo, com Custódio a falhar na marcação. Nos minutos seguintes o protagonismo dividiu-se, até que Alan teve todo o espaço do mundo em zonas centrais para conduzir a bola e rematar com efeito à entrada da área, fazendo o empate. Remate em jeito, nem foi preciso muita força, sendo que Patrício podia ter defendido, embora tenha sido um excelente e colocado remate. Se o Estádio AXA tinha, por essa altura, todas as razões para sorrir, rapidamente isso mudou. O endiabrado e desconcertante Fredy Montero arrancou a expulsão de Aderlan Santos, depois de ser travado pelo central quando arrancava para a baliza isolado. Péssima abordagem de Aderlan (o Braga queixou-se pela proximidade de Paulo Vinícius do lance) e mérito para Montero que conseguiu reduzir o Braga a 10 unidades aos 31 minutos num lance que parecia inofensivo. Mas os males que afligiram o Braga não ficaram por aqui. Logo a seguir Paulo Vinícius teve que abandonar o jogo por lesão, sendo substituído por Hebert, que ficou com Custódio ao seu lado na defesa.
    O intervalo chegou e tudo parecia pender para uma vitória do Sporting no 2.º tempo. O Braga teria que aguentar mais 45 minutos com menos 1 jogador e com uma frágil dupla Hebert-Custódio a comandar as operações defensivas. Leonardo Jardim colocou Wilson Eduardo ao intervalo e o extremo português esteve bem na 2.ª parte. As melhores oportunidades leoninas foram criadas a partir de arrancadas pelo flanco direito, com Montero e Carrillo a desperdiçarem assistências de W. Eduardo. O Sporting chegou à vantagem já com Slimani em campo e num pressing final. Foi aos 86 minutos que, na ressaca de um canto, Carrillo armou o remate mas foi desarmado, sobrando a bola para o lateral direito Cédric Soares. Do meio da rua, Cédric arriscou e conseguiu o golo da vitória, com Eduardo a ser francamente mal batido.

    O Sporting foi feliz no jogo, mas também fez por isso. Teve "sorte" com a expulsão de Aderlan aos 31' e com a lesão de Paulo Vinícius, mas teve o mérito de encarar com boa cara um jogo tão importante como o de hoje. Fredy Montero voltou a ser decisivo: ele que se dá bem em jogos grandes, inaugurou o marcador logo de início e cavou a expulsão de Aderlan. O Braga deu boa resposta quando reduzido a 10 (Hebert mostrou que tem valor), soube sofrer e defender mas viu todo o seu esforço cair por terra quando Cédric arriscou no remate de longe. Alan continua a dizer presente nos momentos importantes do Braga, e Jesualdo não anda a saber gerir o plantel, deixando hoje por exemplo Luiz Carlos e Rafa no banco.

Barba Por Fazer do Jogo: Fredy Montero (Sporting)
Outros Destaques: Hebert, Alan; Cédric Soares, Wilson Eduardo
Golos:
0-1 Montero 5'
1-1 Alan 27'

1-2 Cédric 86'

0 comentários:

Enviar um comentário