20 de agosto de 2013

Paços mostra boa cara e alma mas cai (1-4) perante Zenit experiente e eficaz

Paços Ferreira 1-4 Zenit (André Leão 58'; Shirokov 27' 60' 90', Degra a.g. 85')

    Um resultado muito pesado para o Paços no Estádio do Dragão (casa emprestada) num jogo em que a equipa de Costinha mostrou alma, mas no qual o Zenit acabou por ficar com pé e meio na fase de grupos da Champions League.

    A primeira parte mostrou um Paços bem diferente do que se apresentou sexta-feira frente ao Braga. Viu-se no Dragão uma equipa muito personalizada, com um meio-campo activo e a superiorizar-se ao trio Zyryanov-Witsel-Shirokov. A grande disponibilidade física dos jogadores, catalisada certamente pela enorme motivação de jogar na Champions, levou a que o Paços começasse melhor e tivesse dois bons momentos através de Sérgio Oliveira - dois remates de meia distância, o segundo após combinação com Irobiso. Pelo meio, o Zenit teve uma enorme chance - Witsel isolou Shirokov com uma boa simulação de um colega à mistura, e o médio russo viu Degra negar-lhe o golo. Danny vinha sendo uma dor de cabeça para a defensiva pacense e num dos seus rasgos e após bom trabalho individual cruzou atrasado para Shirokov aparecer e finalizar sem hipóteses. O golo sofrido fez Costinha mudar algo? Sim. Despiu o seu casaco e desabotoou os botões de punho da camisa.
    O Paços acusou ligeiramente o golo durante uns minutos, deixando o Zenit controlar as acções a meio-campo mas conseguiu equilibrar o jogo até ao intervalo. Gritou-se ainda golo num lance bem anulado por Martin Atkinson graças à posição irregular de Hurtado.

    Na segunda parte o Paços voltou a entrar bem e com um denominador comum às boas acções da primeira parte - Sérgio Oliveira. O médio pacense esteve novamente perto do golo e viu minutos depois uma excelente jogada do Zenit: toque de calcanhar de Bystrov e Shirokov a ficar perto de marcar. Rui Miguel, lesionado, foi substituído por Vítor que aumentou a qualidade com bola e a capacidade de decisão do meio-campo do Paços. Foi precisamente após um canto batido por Vítor que o Paços empatou por André Leão, a fuzilar após toque de cabeça de Ricardo e a colocar alguma justiça no marcador.
    Infelizmente logo a seguir, o Zenit ganhou vantagem. Canto do lado esquerdo e após uma abordagem defensiva infantil do Paços, Shirokov ficou completamente sozinho na pequena área e só teve que encostar. Mas a equipa de Costinha não virou a cara à luta e respondeu - Sérgio Oliveira depois de combinar com Hurtado esteve (mais uma vez) perto do golo e minutos depois Carlão - que já tinha entrado para o lugar de Irobiso - cabeceou para a defesa da noite de Lodigin.
    Os minutos finais foram de injustiça para o Paços - aos 85' Kerzhakov marcou exemplarmente um livre directo, a bola bateu na barra e quando descia (a trajectória indicava que a bola não entraria) bateu nas costas de Degra e entrou, colocando o resultado em 3-1. A fechar o jogo, Shirokov sentenciou a eliminatória com o golo da noite - grande remate à entrada da área a completar o hat-trick do médio russo.

    Um resultado injusto para Paços de Ferreira que esteve muitos furos acima do que jogou contra o Braga, com um meio-campo inteligente e solidário e vários bons momentos. Um 2-1 para a equipa russa aceitar-se-ia, mas o resultado final torna-se exagerado. No Paços, destaque para Sérgio Oliveira - jogador que até não apreciamos particularmente, mas que hoje merecia o golo -, Rodrigo Antônio esteve também em bom plano no apoio ao ataque. O ex-Marítimo e Belenenses pecou no entanto defensivamente, deixando muito espaço nas costas para Danny explorar. Filipe Anunciação e Ricardo estiveram certinhos, mas acabaram com 4 golos sofridos. Romeu foi uma agradável surpresa a justificar totalmente a titularidade e seria bastante importante para o Paços conservar Vítor (fala-se que rumará ao Espanyol pela mão de Jorge Mendes) pela melhoria que confere ao meio-campo - a equipa melhorou com ele em campo e ter-se-ia justificado que começasse ele no lugar de Rui Miguel.
    No Zenit, equipa de Champions claramente, Anyukov, Hubocan e Lombaerts fizeram valor a dimensão física, Smolnikov surpreendeu mantendo-se em alto nível todo o jogo, Witsel manteve a capacidade de simplificar processos, Danny foi uma dor de cabeça embora baixando o nível na segunda parte e Roman Shirokov foi o destaque maior com um hat-trick.

Destaques: Sérgio Oliveira; Anyukov, Smolnikov, Hubocan, Shirokov, Danny
Barba Por Fazer do Jogo: Roman Shirokov (Zenit)

Outros Resultados:
Olymp. Lyon 0 - 2 Real Sociedad - Excelente resultado para a Real Sociedad, contra um Lyon muitíssimo longe do nível de há uns anos atrás. Griezmann e Seferovic, dois jovens da equipa espanhola, fizeram os dois golos - dois golos do outro mundo - que deixam a Real Sociedad numa posição muito confortável e o Lyon de Miguel Lopes e Anthony Lopes em situação inversa.
PSV 1 - 1 AC Milan - Tudo adiado para Milão. O Milan adiantou-se no marcador através de um bom golo de cabeça de El Shaarawy, mas uma má abordagem de Abbiati a um remate de longe permitiu o empate à equipa da casa por Tim Matavz.
Plzen 3 - Maribor 1 - Num grande ambiente na República Checa, Cisovsky e Darida colocaram o Viktoria Plzen na frente, tendo Mejac através de um grande golo colocado a dúvida no marcador. O golo de Duris com o jogo a acabar deverá ser determinante para a presença do Plzen na Champions.
Shakhter Karagandy 2 - 0 Celtic - A maior surpresa acabou por ser a vitória do Shakhter Karagandy que venceu em sua casa o Celtic, com golos de Finonchenko e Khizhnichenko. Terão ainda que se deslocar ao infernal ambiente em Glasgow mas para já estão em boa posição de se tornar a primeira equipa de sempre do Cazaquistão a chegar à fase de grupos da Champions.

0 comentários:

Enviar um comentário