28 de agosto de 2013

Eis as 32 equipas nos Grupos da Champions; Milan, Arsenal e um Celtic com alma confirmaram ontem e hoje a sua presença

  Liga dos Campeões - Terminados os jogos do play-off já são conhecidas as 32 equipas que disputarão a edição 2013/14 da prova o ano passado ganha pelo Bayern Munique. Porto e Benfica vão conhecer os seus adversários no sorteio que irá decorrer às 17 horas.

Pote 1 - Bayern Munique, Barcelona, Chelsea, Real Madrid, Manchester United, Arsenal, Porto e Benfica
Pote 2 - Atl. Madrid, Shakthar Donetsk, AC Milan, Schalke 04, Marselha, CSKA Moscovo, PSG e Juventus
Pote 3 - Zenit, Manchester City, Ajax, Dortmund, Basel, Olympiacos, Galatasaray, Bayer Leverkusen
Pote 4 - Copenhaga, Nápoles, Anderlecht, Celtic, Steaua, Viktoria Plzen, Real Sociedad, Austria Viena

BPF - A fase final da mais prestigiada competição europeia de clubes começa a ganhar forma amanhã e, numa análise muito sumária, em primeiro lugar tem que ser uma enorme honra para o futebol português conseguir ter 2 equipas entre as 8 integrantes do primeiro pote. De resto, Porto e Benfica terão tarefa tanto mais facilitada quanto conseguirem evitar os tubarões do pote 2 e 3 (Juventus, PSG, Manchester City e Dortmund) e o Nápoles surge como uma "fava" no pote 4. É curioso o facto do Borussia Dortmund, finalista vencido na última edição, ser este ano uma equipa apenas do terceiro pote. Esperam-se grandes grupos e o melhor futebol ao som do hino da Champions.

Hoje foi, como já referimos num post anterior um dia triste mas já esperado para o Paços de Ferreira, mas tivemos mais 4 equipas apuradas para além do Zenit: AC Milan, Real Sociedad, Plzen e Celtic.
- AC Milan 1-0 PSV – duas equipas abaixo do que já foram outrora (sobretudo a equipa milanesa), num jogo na qual valeram as individualidades dos italianos. Kevin Prince Boateng colocou o Milan na frente com um forte remate de meia distância, Abbiati foi dizendo presente perante bom cabeceamento de Matavz e excelente remate de Maher (grande potencial) e, na segunda parte, Mario Balotelli marcou um importante golo ao emendar um cabeceamento de Mexès para a baliza dos comandados de Cocu. O 3.º golo foi novamente apontado por Prince, após assistência de Andrea Poli.

- Celtic 3-0 Shakther Karagandy – Foi o jogo mais emocionante da noite. Tínhamos referido que seria preciso o infernal ambiente em Glasgow para carregar a equipa da casa e, depois de ter perdido por 2 golos no Cazaquistão, o Celtic conseguiu mesmo recuperar. A remontada começou muito perto do intervalo com um grande golo de Commons. O reatar do jogo foi feliz para o Celtic com Samaras a finalizar bem e a empatar a eliminatória. Matthews salvou a sua equipa na linha de golo e no final da segunda parte, aos 91 minutos, a reviravolta ganhou forma: Stokes pegou na bola no flanco esquerdo, driblou 3 adversários e deu para Forrest levar os adeptos ao rubro, integrando Neil Lennon os festejos. Noite grande.

Nos outros dois jogos, Plzen já estava com um pé na fase de grupos e sentenciou aos 3 minutos o desenrolar dos acontecimentos e em Espanha a Real Sociedad limitou-se a gerir a vantagem conseguida em Lyon (quem não se lembra dos golos de Griezmann e Seferovic?) tendo marcado por Carlos Vela após assistência de Griezmann, que promete mostrar-se nesta edição da Champions. Vela voltou a estar em evidência no tempo de compensação ao pegar na bola a meio-campo, levando tudo à frente até picar a bola sobre o guarda-redes.

No dia de ontem houve 18 golos em 5 jogos.
- Arsenal 2-0 Fenerbahçe: Raul Meireles e Bruno Alves caíram no Emirates Stadium, vendo-se relegados para a piscina dos pequenos – a Liga Europa. O Arsenal tinha feito um excelente jogo na Turquia – vencendo por 3-0 – e ontem a exibição voltou a ser de bom nível. Os turcos até entraram a procurar o golo, mas Aaron Ramsey aos 25 minutos sentenciou de vez a eliminatória – uma jogada na qual Podolski fez um excelente passe de rotura, e na qual a bola foi parar a Ramsey após um desarme de um defesa aos pés de Walcott. O guardião polaco do Arsenal foi posto à prova por Emenike e, do outro lado, Volkan Demirel evitou o golo de Cazorla com uma defesa incrível. Poucos minutos depois de Theo Walcott fazer a bola bater na trave na sequência de um livre directo foi a vez de Ramsey dizer que a noite era dele. O galês, camisola nº 16, que está para já a iniciar a época em grande nível, a aparecer em zonas de finalização e a conseguir números, finalizou uma grande jogada colectiva (na qual estiveram envolvidos Yaya Sanogo, Wilshere e Gibbs) com um remate de primeira. O Arsenal seguiu em frente, ocupando o pote 1 mas perdendo Podolski por lesão, e o Fenerbahçe ruma à competição onde na temporada passada foi eliminado pelo Benfica.

- PAOK 2-3 Schalke 04 - A equipa alemã tinha empatado 1-1 na 1ª mão e começou bem com Szalai a marcar. Athanasiadis empatou o jogo e aos 64 o Schalke ficou reduzido a 10 unidades. No entanto, foi nessa altura que emergiu o génio de Draxler. O jogador alemão marcou e assistiu Szalai após uma jogada de enorme classe (com um bom golo de cabeça de Katsouranis pelo meio), colocando o Schalke nos grupos.

O Steaua seguiu em frente após o seu segundo empate com os polacos do Legia (vencendo pelos golos marcados fora) e o Austria Viena confirmou também a sua presença, embora tenha perdido em casa com o Dinamo Zagreb (bons golos dos croatas).

0 comentários:

Enviar um comentário