29 de agosto de 2013

Liga Europa: Estoril passa mas Braga desilude; Spartak, Udinese, Estugarda e Saint Etienne ficam pelo caminho


Pasching 1-2 Estoril (Sobkova 57'; Luís Leal 21' 53')

  Estoril - A equipa de Marco Silva voltou a vencer hoje o Pasching, equipa austríaca, garantindo assim a primeira presença do clube na fase de grupos da Liga Europa. O início de jogo deu para os canarinhos se assustarem, com um Pasching com muita posse de bola e Petrovic e Kablar a ameaçarem a baliza de Vagner. Aos 21 minutos, e contra a corrente do jogo, Luís Leal inaugurou o marcador com um forte remate na sequência de um livre. O resultado punha a eliminatória em 3-1 e poderia ter retirado as esperanças ao Pasching, mas a equipa austríaca continuou a procurar o golo e Perchtold e Sobkova (bem Vagner) tentarem empatar. Na segunda parte, a defesa do Pasching sentenciou o rumo das coisas ao oferecer a bola a Luís Leal em zona proibida. O ágil avançado do Estoril não vacilou, e agradeceu a oferta, bisando na partida. A resposta do Pasching foi pronta e Sobkova reduziu para 2-1 com um grande golo após flectir da direita para o centro. Até ao final, o Estoril não teve propriamente descanso vendo Perchtold e Sobkova a criarem novamente perigo. Em todo o caso, o Estoril pode orgulhar-se da sua prestação no conjunto dos dois jogos, garantindo um agregado de 4-1. Resta agora esperar que a equipa apresente a mesma personalidade e atitude na fase de grupos (onde terá certamente adversários doutro nível), que tem valido o bom início de temporada, dando sequência ao trabalho da época passada.
Barba Por Fazer do Jogo: Luís Leal (Estoril)


Braga 0-2 Pandurii (Buleica 16', Ciucur 117')

  BragaVerdadeira desilusão em Braga. A equipa de Jesualdo Ferreira tinha vencido 1-0 fora (num jogo bastante pobre) e tinha a eliminatória na mão, mas deitou tudo por terra. Jesualdo colocou em campo uma equipa séria, com aquela que vem sendo a sua defesa e entregando a batuta do meio-campo a Ruben Micael, secundado por Luiz Carlos e Mauro, com uma frente de ataque com Alan (4.º homem do meio-campo), Yazalde e Edinho. A equipa bracarense até começou melhor no jogo, mas aos 16 minutos Joãozinho adormeceu quando devia ter abordado um lance e Eduardo viu Buleica colocar a bola na sua baliza. O Braga demorou a encontrar-se, muito nervoso e com uma falta de imaginação gritante. O Pandurii ia-se mantendo concentrado e competente nas acções defensivas e Mingote, guarda-redes português da equipa romena, defendeu um bom livre de Edinho.
    A equipa portuguesa foi ganhando o controlo do jogo, melhorando com as entradas de Pardo e Agra para os lugares de Alan e Edinho, entrando mais tarde Éder (regresso após longa lesão) para substituir Yazalde. E a verdade é que, embora o Braga tivesse mais bola, raramente era perigoso com esta, deixando o jogo chegar ao prolongamento. Na segunda parte do prolongamento, Ciucur fez a bola bater na trave da baliza de Eduardo e, minutos a seguir, fez os adeptos saírem de Braga com um bom golo que retirou o Braga das competições europeias em 2013/14. Um verdadeiro balde de água fria para a equipa portuguesa com maiores responsabilidades na Liga Europa, mais do que Estoril, Paços e Guimarães, que hipoteca uma maior valorização de alguns dos seus activos (a Liga Europa é uma montra menor que a Champions, mas não deixa de o ser), aumentando a necessidade de terminar a liga portuguesa no 3.º lugar, depois do fracasso europeu e com mais tempo e maior disponibilidade física para alcançar os objectivos internos.
    Embora gostemos do trabalho competente que Jesualdo Ferreira habitualmente faz nos clubes por onde passa, entendemos que hoje - dia desinspirado no colectivo, é certo - Rafa poderia ter começado o jogo a titular ou pelo menos entrado. O jogo pedia a criatividade e as características desconcertantes daquele que foi um dos melhores jogadores da pré-época arsenalista, e que merecia mais minutos do que tem tido.
Barba Por Fazer do Jogo: Alin Buleica (Pandurii)


Restantes Resultados:
- Spartak Moscovo 2-4 St. Gallen - A primeira surpresa chegou de Moscovo. O St. Gallen tinha empatado em casa 11 com o super-favorito Spartak e começou a 2.ª mão a perder, com um golo madrugador de Özbiliz que parecia ditar que o rumo dos acontecimentos seria o esperado. No entanto, em 19 minutos o St. Gallen marcou 3 golos (2 de Karanovic, um deles em posição irregular) num futebol simples e directo e deixou o Spartak à deriva. A equipa russa ainda marcou na segunda parte, mas o St. Gallen voltou a fazer das suas, hipotecando a Europa para o Spartak.
- Estugarda 2-2 Rijeka - Bom jogo na Alemanha. O Rijeka vencera por 2-1 na primeira etapa desta eliminatória e hoje começou a sorrir inaugurando o marcador após um desentendimento entre GR e defesa do Estugarda. Gentner empatou (marcou o golo quase sentado), Ibisevic empatou a eliminatória, mas aos 93 minutos Mujanovic colocou o Rijeka, equipa croata, na fase de grupos.
- Liberec 1-1 Udinese - Já se esperava que a equipa de Di Natale ficasse pelo caminho depois de perder 3-1 em casa, e tudo ficou confirmado após o empate na República Checa.
- Saint Etienne 0-1 Esbjerg - Há uma semana tinha sido o jogo grande, acabando em 4-3 favorável à equipa dinamarquesa. Hoje o Saint Etienne (que perdeu este Verão a sua estrela, Aubameyang) perdeu fruto de um auto-golo de Sall.
- Besiktas 2-0 Tromso - O Besiktas seguiu em frente, devendo-se destacar apenas a colaboração portuguesa no primeiro golo: Manuel Fernandes (não existe para Paulo Bento) cruzou e Hugo Almeida cabeceou.
- Tottenham 3-0 Dínamo Tbilisi - Depois do 5-0 fora de portas, AVB pôde gerir a equipa a pensar no jogo de Domingo com o rival Arsenal e viu a sua equipa construir uma vitória, criar perigo e chegar aos golos com facilidade. Defoe marcou após assistência de Holtby, o 2-0 chegou na sequência de um bom trabalho de Kyle Walker, com Sigurdsson a assistir Defoe para o seu segundo golo. O último golo da noite foi o melhor com Thomas Carroll a dar para um grande remate de Holtby.
- Feyenoord 1-2 Kuban Krasnodar - O Feyenoord tinha perdido 1-0 e a coisa não começou famosa. Pelle falhou um penalty aos 3 minutos, mas redimiu-se aos 7. O Kuban Krasnodar manteve-se sempre concentrado e conseguiu empatar por Popov depois de um bom trabalho de um colega de equipa. O jogo ficou sentenciado aos 50 minutos quando Bucur marcou um grande golo, deixando a equipa holandesa às portas da fase de grupos. 
- Slask Wroclaw 0-5 Sevilha - Mais uma avalanche de bom futebol ofensivo e acutilante da equipa sevilhana. Este Sevilha promete na Europa e poderá ambicionar em Espanha um lugar de Champions. Os golos foram marcados por Rakitic, Carlos Bacca (2), Diego Perotti e por um jovem de 20 anos para o qual devem ficar atentos - Jairo.

Petrolul 2-1 SwanseaRubin Kazan 3-0 Molde; Dínamo Kiev 5-1 Aktobe; Genk 5-2 Hafnarfjordur; Trabzonspor 3-1 Kukesi; Astra Giurgiu 1-1 Maccabi Haifa; Dila Gori 0-3 Rapid Viena; Nordsjaelland 0-1 Elfsborg; Nice 1-0 Apolon Limassol; Eintracht Frankfurt 2-1 Karabakh; APOEL Nicosia 1-2 Zulte-Waregem; FC Sheriff 2-1 Vojvodina; Skenderbeu 1-0 Chornomorets; Thun 3-0 Partizan; Dnipro 2-0 Nomme JK; Zalgiris Vilnius 0-2 Salzburg; Fiorentina 0-1 Grasshoppers; Real Betis 6-0 Jablonec; Standard 3-1 Minsk. - O jogo entre AZ Alkmaar e Atromitos foi interrompido devido a um incêndio nas bancadas, sendo que será retomado amanhã às 10h portuguesas.

0 comentários:

Enviar um comentário