29 de agosto de 2013

Champions: Benfica com PSG, Olympiacos e Anderlecht; Porto com Atl.Madrid, Zenit e Austria Viena

E já se sabem quais os grupos da edição 2013/14 da Champions League. Depois de um sorteio com Luís Figo, Paulo Sousa, Cruyff e Michael Owen presentes e um ex-capitão do Celtic (Billy McNeill) com muita dificuldade em abrir as bolas do sorteio (Figo também as teve), aqui estão os 8 grupos com as 32 equipas que disputarão o acesso à final, que será no Estádio da Luz.

Grupo A - Manchester United. Shakhtar Donetsk. Leverkusen. Real Sociedad
Grupo B - Real Madrid. Juventus. Galatasaray. Copenhaga
Grupo C - Benfica. PSG. Olympiacos. Anderlecht
Grupo D - Bayern Munique. CSKA Moscovo. Manchester City. Viktoria Plzen

Grupo E - Chelsea. Schalke 04. Basel. Steaua
Grupo F - Arsenal. Marselha. Dortmund. Nápoles
Grupo G - Porto. Atlético Madrid. Zenit. Austria Viena
Grupo H - Barcelona. AC Milan. Ajax. Celtic

BPF - Poderia ter corrido pior o sorteio às equipas portuguesas. O Benfica terá um difícil oponente (PSG), com Ibrahimovic, Cavani, Pastore e companhia a virem jogar à Luz, mas tem obrigação de conseguir a qualificação, com Olympiacos e Anderlecht também no grupo. Embora seja geralmente difícil jogar em solo grego, o plantel de Jorge Jesus tem mais do que argumentos para marcar presença nos oitavos de final e inclusive disputar o primeiro lugar do grupo.
    Já o Porto parte também como favorito a um lugar nos oitavos, mas tem a tarefa ligeiramente mais dificultada. Atlético Madrid e Zenit (o regresso de Hulk ao Dragão) têm boas equipas e esperam-se jogos bastante competitivos. Do Austria Viena espera-se muito pouco.
    Destaque ainda para o acessível grupo do Chelsea de Mourinho. Com Schalke 04, Basel e Steaua, o Chelsea poderá gerir a sua equipa e a vida de Premier League do Chelsea fica facilitada. A Champions dar-nos-á este ano bons embates como o Real Madrid-Juventus e o Bayern-Man City, mas em dois grupos em que essas equipas são claramente favoritas de forma isolada.
    Manchester United terá pela frente bastante trabalho, num grupo com as características típicas que geram complicação em Old Trafford. Um Shakhtar que poderá muito bem vencer o grupo e Leverkusen e Real Sociedad sem nada a perder e com bons valores a quererem mostrar-se (veremos Griezmann a exibir-se em grande nível em Old Trafford, como Shaqiri no passado). Em todo o caso, David Moyes não irá descurar esforços na sua primeira Champions e quererá muito passar.
    Depois, dois grandes grupos: o grupo encabeçado por Barcelona é um grupo com históricos. É de esperar que o Barcelona se qualifique mas, com um AC Milan abaixo do que já foi, poderá haver surpresas. Recordamos que o Milan quase eliminou o Barça na época passada e que o Celtic conseguiu vencer o Barcelona. Quanto ao Ajax, mais uma vez o azar de ficar integrado num grupo muito complicado.
    Por fim, aquele que será provavelmente o melhor grupo. Arsenal, Marselha, Dortmund e Nápoles prometem muito espectáculo. O Dortmund, finalista do ano passado, é talvez a equipa mais forte, mas Arsenal e Nápoles são também fortes na Europa e o próprio Marselha tem os seus trunfos. Uma coisa é certa: entre estas 4 equipas, uma ficará fora da Europa (Marselha seria o palpite mais provável) e um de 3 muito fortes emblemas será relegado para a Liga Europa, onde automaticamente ficará como aspirante a vencer.

0 comentários:

Enviar um comentário